Uma Canção de Natal, de Charles Dickens

Uma Canção de Natal, de Charles Dickens

O espírito natalino realmente aflora em alguns a solidariedade. Aprofundando mais ainda ao tema, o escritor Charles Dickens escreve a grande obra UM CONTO DE NATAL, em 1843. Além de uma história super simples e bem ilustrativa, pode ser o primeiro passo para uma mudança definitiva em muita gente.

Nesta história conhecemos Ebenezer Scrooge, um velho ranzinza que só enxerga ganhos, lucros e dinheiro em tudo que faz e pensa. Com sua vida pautada na avareza, só dá valor às coisas que geram ganhos, e o espírito natalino lhe faz ficar ainda pior. Por perder seu sócio de negócios nesta época do ano, dentre outros traumas no mesmo período, a data não lhe traz nada além de um coração ainda mais gelado. Não satisfeito, o velho Scrooge faz questão de deixar explícito sua insatisfação com o espírito natalino e cospe a quem quiser ouvir, suas palavras mais ásperas e insensíveis em relação à solidariedade.

Ebenezer Scrooge UMA CANÇÃO DE NATAL
Ebenezer Scrooge

Um certo dia, eis que o fantasma de seu sócio Jacob Marley aparece para o velho Scrooge, e lhe fala que a vida que ambos levavam, voltadas só para os ganhos, lucros e afins não estava correta e que agora após a morte, ele está condenado a penitência por conta disso. Para tentar alertar o velho Scrooge, Marley informa que 3 fantasmas o visitarão nas próximas horas e todos lhe ensinarão algo sobre a vida que o velho levou e leva. Agora o velho Scrooge, terá a maior experiência de sua vida, e será a hora de encarar seus demônios e os pesos de suas palavras.

O livro é simplesmente cativante, atemporal e para todas as idades. Muitos de nós pensamos que o sucesso da vida é ter e agregar cada vez mais coisas valiosas (bens materiais). O autor deixa claro que tudo isso é fútil e não tem peso para o que realmente importa. Se não houver o mínimo de solidariedade dentro de nós, quer dizer que morremos há tempos. A sacada de apresentar o passado, o presente e o futuro são tão absurdamente emocionantes, mostrando também que tudo é questão de contexto, perspectivas e experiências. Um passado traumatizante pode nos tornar amargos, um presente indiferente pode nos tornar frios e calculista e o futuro será o resultado da soma destes dois períodos de nossas vidas.

O mundo atual passa por uma pandemia neste exato momento, provando da pior forma possível, que mesmo aqueles que têm muito e os que possuem pouco, estão todos lançados à mesma sorte. A Avareza nos leva a caminhos que muitos não conseguem mais retroceder, condenando o próprio espírito ao peso eterno da busca pelo dinheiro. Os fantasmas que aparecem para Scrooge não julgam como um juiz acusador, apenas mostram toda uma vida, e a autocondenação parte do peso do arrependimento.

UMA CANÇÃO DE NATAL
Fantasma de Jacob Marley

E qual a importância do Natal em todo esse contexto?

Como todos os cristãos sabem, o Natal é a data (entre tantas outras coisas) que se comemora aniversário de Jesus Cristo. A maior lição que ele ensinou foi sobre o amor e a solidariedade. Sendo assim, o mundo é preenchido com esse espírito de ajuda e amor para com os queridos e com os menos favorecidos.  Há quem prefira dar ênfase ao Natal como uma data comercial inventada pelo homem para movimentar o mercado, mas essa forma cética de ver as coisas não agrega muito para a vida de ninguém.

UMA CANÇÃO DE NATALPartindo desse principio, a data é um momento de reflexão da própria vida, sobre as lições e cristo deixou. O Personagem do livro não faz questão alguma de voltar seu olhar ao próximo, pois está inundado em seus próprios desejos e ambições descontroladas. O mesmo possui tanto dinheiro, mas não tem com quem compartilhar, nem tempo para usufruir. Sendo assim ter muito ou pouco dá no mesmo.

A história em si é um tapa na cara, seja em livro, seja nas adaptações para o cinema e teatro. O cerne da mensagem permanece, e o natal por ser esse momento de reflexão, nos deixa mais suscetível a analisar mudanças positivas para o ano que virá. Aproveite o dia de hoje, leia ou assista e alinhe sua vida no que realmente importa.

…Nem posso lhe dizer tudo o que eu gostaria. Pouco mais me é permitido. Não posso descansar, não posso ficar, não posso me demorar em lugar algum. Em vida, meu espírito nunca andou para além de nosso escritório de contabilidade – ouça-me! -, meu espírito nunca ultrapassou os estreitos limites do buraco onde fazíamos dinheiro, e agora tristes viagens me aguardam!

PS. O filme é maravilhoso interpretado por ninguém menos que Jim Carrey, e hoje está disponível no serviço de streaming Disney+ com o título OS FANTASMAS DE SCROOGE. Feito para todos os públicos, ensinará as crianças o que realmente importa e alertará os adultos a correção das rotas da vida, caso necessário!

Assista ao trailer, tenha um ótimo e abençoado natal e um próspero ano de 2022. Lembre-se do espirito de solidariedade!


Leia mais Reviews