Top 10 Curiosidades | Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma série de livros com 23 volumes de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato (entre 1920 e 1947). A obra, que ultimamente tem sido envolvida em algumas polêmicas, tem atravessado gerações e representa a literatura infantil do Brasil.

Livro - Monteiro Lobato - O Sitio do Picapau Amarelo nas americanas
Livro O Sítio do Picapau amarelo

1- O Sítio do Picapau Amarelo realmente existe e, quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté. As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias do escritor, visitar o museu em homenagem a Monteiro Lobato e participar de diversas outras atividades.

2- O primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicado em 1920, mas, antes dele, algumas obras já haviam sido lançadas pelo autor. Depois desse vieram muitos outros: O Saci (1921), Fábulas de Narizinho (1921), O Marquês de Rabicó (1922), O Noivado de Narizinho (1927), Reinações de Narizinho (1931), As Caçadas de Pedrinho (1933), Emília no País da Gramática (1934), Geografia de Dona Benta (1935) e Histórias de Tia Anastácia (1937).

A Menina do Narizinho Arrebitado | Enciclopédia Itaú Cultural
A Menina do Narizinho Arrebitado

3- Há 136 anos, nascia José Bento Renato Monteiro Lobato, escritor, jornalista, editor e empresário da indústria do petróleo. Mais conhecido pelas obras do Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato também foi um epicentro de polêmicas e contradições: criticava modernistas com fervor e era abertamente racista — foi membro de uma entidade eugênica. 

Nascimento de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato

4- Além de celebrar o nascimento do pai da literatura infantil brasileira, o dia 18 de abril também é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil.

5- Após acompanhar pesquisas sobre saúde pública no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro, Lobato transformou o personagem Jeca Tatu em um símbolo da importância do saneamento básico no Brasil.

6- A TV Tupi, no ano de 1951, apresentou a primeira versão da atração folclórica, e foi voltada especialmente para as crianças.

Teledramaturgia - Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)
Sitio do Picapau Amarelo – TV Tupi

7- O Visconde de Sabugosa ajudou Dona Benta a encontrar petróleo em suas terras, e o que a maioria dos fãs não sabem, é que o Visconde é um autorretrato do autor, e o mesmo era grande entusiasta da exploração de petróleo no Brasil, e para fazer um link com a vida real, Monteiro Lobato decidiu retratar o fato no seriado.

8- Tia Nastácia tem grande importância para o seriado televisivo, e para a história do livro. Ela é retratada como ótima cozinheira e contadora de histórias. Em uma ocasião, até já cozinhou até para são Jorge, na lua. Mas uma das maiores polêmicas envolvendo o seriado foi o fato do autor retratar tia Nastácia como uma pessoa negra. Os críticos apontam o fato de tia Nastácia sofrer racismo, e do autor dar a uma negra uma posição subordinada, reforçando o papel de que os negros só poderiam ter cargos e profissões de menor status social.

Alberto Lopes - Leiloeiro Público
Livro Nasino

9- Todos os volumes de Sítio do Picapau Amarelo têm sido publicados em outros países, incluindo a Rússia e a Argentina. Enquanto esses dois países tem toda a série adaptada e traduzida (com grandes cortes, porém, no caso russo), apenas o volume Reinações de Narizinho foi publicado na Itália, em 1944, com o título Nasino.

10-De acordo com o livro biográfico Minhas Memórias de Lobato, de Luciana Sandroni, os livros foram proibidos em várias escolas católicas, devido à sua natureza evolucionista. Em 1942, uma freira exigiu que os seus alunos queimassem os livros do Sítio numa fogueira.

Sobre o autor

Leia mais Originais

Drops Hype Nº 12 | BATMAN DAY 2020

Bom dia amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e esta é uma coluna sem data fixa de postagem (pintou a ideia, vai...

Entrevista com Hugo L. I. Cukurs

Olá leitores do Mundo Hype! Aproveitando o mês da literatura nacional, trouxe para vocês uma entrevista com um autor brasileiro sensacional!  Hugo L. I....

Drops Hype Nº 11 | LEGIÃO – ORIGEM SECRETA

Bom dia amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e esta é uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a ideia,...

ESPECIAL “RETROSPECTIVA 50ª POSTAGEM”

Boa tarde aos amigos do "Mundo Hype" !!! Nesta edição apresentamos uma avaliação das postagens anteriores (fora as postagens do "Top Five da Nova" que...