Top 10 Curiosidades | Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma série de livros com 23 volumes de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato (entre 1920 e 1947). A obra, que ultimamente tem sido envolvida em algumas polêmicas, tem atravessado gerações e representa a literatura infantil do Brasil.

Livro - Monteiro Lobato - O Sitio do Picapau Amarelo nas americanas
Livro O Sítio do Picapau amarelo

1- O Sítio do Picapau Amarelo realmente existe e, quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté. As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias do escritor, visitar o museu em homenagem a Monteiro Lobato e participar de diversas outras atividades.

2- O primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicado em 1920, mas, antes dele, algumas obras já haviam sido lançadas pelo autor. Depois desse vieram muitos outros: O Saci (1921), Fábulas de Narizinho (1921), O Marquês de Rabicó (1922), O Noivado de Narizinho (1927), Reinações de Narizinho (1931), As Caçadas de Pedrinho (1933), Emília no País da Gramática (1934), Geografia de Dona Benta (1935) e Histórias de Tia Anastácia (1937).

A Menina do Narizinho Arrebitado | Enciclopédia Itaú Cultural
A Menina do Narizinho Arrebitado

3- Há 136 anos, nascia José Bento Renato Monteiro Lobato, escritor, jornalista, editor e empresário da indústria do petróleo. Mais conhecido pelas obras do Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato também foi um epicentro de polêmicas e contradições: criticava modernistas com fervor e era abertamente racista — foi membro de uma entidade eugênica. 

Nascimento de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato

4- Além de celebrar o nascimento do pai da literatura infantil brasileira, o dia 18 de abril também é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil.

5- Após acompanhar pesquisas sobre saúde pública no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro, Lobato transformou o personagem Jeca Tatu em um símbolo da importância do saneamento básico no Brasil.

6- A TV Tupi, no ano de 1951, apresentou a primeira versão da atração folclórica, e foi voltada especialmente para as crianças.

Teledramaturgia - Sítio do Picapau Amarelo (Tupi)
Sitio do Picapau Amarelo – TV Tupi

7- O Visconde de Sabugosa ajudou Dona Benta a encontrar petróleo em suas terras, e o que a maioria dos fãs não sabem, é que o Visconde é um autorretrato do autor, e o mesmo era grande entusiasta da exploração de petróleo no Brasil, e para fazer um link com a vida real, Monteiro Lobato decidiu retratar o fato no seriado.

8- Tia Nastácia tem grande importância para o seriado televisivo, e para a história do livro. Ela é retratada como ótima cozinheira e contadora de histórias. Em uma ocasião, até já cozinhou até para são Jorge, na lua. Mas uma das maiores polêmicas envolvendo o seriado foi o fato do autor retratar tia Nastácia como uma pessoa negra. Os críticos apontam o fato de tia Nastácia sofrer racismo, e do autor dar a uma negra uma posição subordinada, reforçando o papel de que os negros só poderiam ter cargos e profissões de menor status social.

Alberto Lopes - Leiloeiro Público
Livro Nasino

9- Todos os volumes de Sítio do Picapau Amarelo têm sido publicados em outros países, incluindo a Rússia e a Argentina. Enquanto esses dois países tem toda a série adaptada e traduzida (com grandes cortes, porém, no caso russo), apenas o volume Reinações de Narizinho foi publicado na Itália, em 1944, com o título Nasino.

10-De acordo com o livro biográfico Minhas Memórias de Lobato, de Luciana Sandroni, os livros foram proibidos em várias escolas católicas, devido à sua natureza evolucionista. Em 1942, uma freira exigiu que os seus alunos queimassem os livros do Sítio numa fogueira.

Sobre o autor

Leia mais Originais

Top 10 Curiosidades | Os Trapalhões

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje, em pleno dia de eleições, trouxe para vocês um Top 10 Curiosidades bem especial, com um dos grupos...

Remember, remember the 5th of November – V de Vingança/V de Vendetta – Uma Obra a ser sempre lembrada.

Ontem - 5 de Novembro - é tradicionalmente comemorado pelos entusiastas de quadrinho e do cinema, a se lembrar da marcante obra...

“TOP FIVE DA NOVA” – EDIÇÃO Nº 17

Boa tarde aos amigos do “Mundo Hype” !!! Após pensar muito sobre algo novo e que chamasse o nosso público para participar, resolvemos trazer de...

Drops Hype Nº 13 | HOMENAGEM A SEAN CONNERY !!! (1930 – 2020)

Boa tarde amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e estou voltando com uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a...