Top 10 Curiosidades | Os Trapalhões

Aproveitando a nostalgia que a crítica de Os Saltimbancos Trapalhões feita pelo Helder Gatti, resolvi trazer para os leitores do Mundo Hype algumas curiosidades sobre Os Trapalhões, um grupo humorístico que fez parte da infância e adolescência de muita gente.

Nem todos nós vimos Os Trapalhões na ativa, pois o grupo acabou em 1990, mas através de várias reprises feitas pela Globo , por exemplo, substituindo a novelinha Caça Talentos exibida dentro do programa Angel Mix da apresentadora Angélica, em 1999, muitos de nós conhecemos e rimos com as graças feitas por esses amigos.

1- A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se “Adoráveis Trapalhões” e era apresentado pela TV Excelsior, em 1965.

Resultado de imagem para adoraveis trapalhoes"
Formação de Adoráveis Trapalhões

2- A formação mais famosa, com Dedé, Didi, Mussum, e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves), começou em 1975, na TV Tupi. Foi para a TV Globo em 13/03/1977, e ficou até 27/08/1995. O programa era exibido aos domingos, às 19h.

3- Durante 18 anos ininterruptos, o quarteto atrapalhado Didi, Dedé, Mussum e Zacarias animou os domingos.

4- O quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias virou história em quadrinhos.

Resultado de imagem para os trapalhoes quadrinhos"
Edição n 29 de Os Trapalhões

5- Os Trapalhões evidenciavam a produção de um programa para televisão. Didi chegou a levantar a grama cenográfica, chutar pedras de isopor para cima, atravessar paredes falsas e debochar por estar se afogando em um mar de papel celofane. Ele recebeu críticas por “desmistificar a televisão”, mas a direção do programa continuou dando carta branca para essas brincadeiras.

Resultado de imagem para os trapalhoes"

6- Mussum ficou famoso pela sua pronúncia de “forever” (para sempre, em inglês). O humorista usava a expressão “forévis” para se referir a várias coisas, principalmente aos glúteos. 

7- Você sabia que “Só no Forévis” é o título de um álbum do grupo de rock Raimundos? E  existe uma rua na cidade de São Paulo chamada de rua Comediante Mussum.

8- Dos 10 filmes mais vistos da história do cinema brasileiros, quatro são dos Trapalhões. São eles: O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão, O Saltimbanco Trapalhão, Os trapalhões na Guerra dos Planetas e Os Trapalhões na Serra Pelada (informação de 2018).

Resultado de imagem para os trapalhoes na serra pelada"
Capa de Os trapalhões na Serra Pelada

9- O programa “Os Trapalhões” foi vendido para outros países: Angola, Canadá, Estados Unidos e Portugal.

10-O grupo se desfez depois da morte de Mussum, em 29 de julho de 1994. Antes dele, havia morrido Zacarias, em 18 de março de 1990. Com a perda dos companheiros, Renato Aragão ficou em depressão por seis anos, voltando para a TV apenas em 1997.

Resultado de imagem para os trapalhoes atores"

Gostaram das curiosidades? Já deu para matar um pouco das saudades que eles deixaram em nós.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here