Top 10 Curiosidades | Os Miseráveis

Olá leitores do Mundo Hype! Depois de várias curiosidades sobre filmes e séries aqui no site, resolvi mudar o foco um pouco e trazer para vocês curiosidades sobre o clássico Os Miseráveis, de Victor Hugo.

O escritor francês nos deixou diversas obras, como O homem que ri e O corcunda de Notre Dame

Resultado de imagem para victor hugo"

1-  Victor Hugo começou o livro em 1846, mas precisou interromper em 1848. Em 1851, o escritor retomou a escrita do romance e trabalhou em novos capítulos, diálogos e divagações até um ano antes da sua publicação, em 1862.

2-  No lançamento do livro Victor Hugo já tinha sessenta anos.

3- A frase mais longa de um livro vem da obra Os Miseráveis com 823 palavras.

4- Jean Valjean é o personagem que consolida os principais ideais do autor, pautando as temáticas de pobreza, desigualdade social e injustiça em um mundo cheio de perversidades e grosserias. A obra narra a emocionante história do homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão.

5- O contexto da obra é ambientado com a França do século XIX como pano de fundo, que vivia grandes batalhas – entre elas, a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832.

Resultado de imagem para os miseraveis"

6- Os Miseráveis é dividido em cinco volumes, sendo nomeados da seguinte forma:

Volume 1 – Fantine

Volume 2 – Cosette

Volume 3 – Marius

Volume 4 – Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis

e Volume 5 – Jean Valjean

Cada um deles é voltado para os acontecimentos e aventuras da vida dos personagens do romance.

7-  Foi com a publicação da obra Notre Dame de Paris (1831) – conhecida popularmente por O Corcunda de Notre Dame – que o escritor foi nomeado membro da Academia Francesa, em 1841.

8- Os Miseráveis é o título mais conhecido do escritor, porém, ele hesitou muito tempo antes de escolher o nome da obra. Primeiro, pensou em ‘As misérias’ (les misères, em francês), depois cogitou ‘Jean Tréjean’, nome inicial do herói da narrativa e que depois passou a ser chamado por Jean Valjean.

9- A adaptação teatral também é um fenômeno muito potente. Tanto que, desde 1985, ela é apresentada de forma ininterrupta no teatro Barbican Centre, em Londres.

10-  A mais recente adaptação cinematográfica foi em 2012. Inspirada em um musical da Broadway, o filme levou quatro estatuetas do Oscar em 2013, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway.- Veja o comentário do filme aqui.

Resultado de imagem para os miseraveis"
Filme Os Miseráveis (2012)

 

Gostaram? O que mais querem ver por aqui? Comentem!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here