Top 10 Curiosidades | Edgar Allan Poe

Olá leitores! Hoje voltei com curiosidades sobre um dos mais importantes escritores de terror e mistério que já tivemos o prazer de ler: Edgar Allan Poe.

Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico em seu país. Ele nasceu como Edgar Poe, em Boston, Massachusetts; quando jovem, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado.

Entre suas obras mais famosas temos: O gato preto, O poço e o pendulo, A máscara da morte rubra e O corvo.

Resultado de imagem para edgar allan poe cat
Poe e sua gata Catterina

1- A morte do escritor é cercada de mistério até os dias de hoje. Em outubro de 1848, Edgar Allan Poe foi visto vagando pelas ruas, com roupas de outra pessoa. Segundo relatos de biógrafos, ele agonizou durante 4 dias até morrer, em 7 de outubro de 1849.

2- Um dos principais rivais de Edgar Allan Poe, Rufus Wilmot Griswold escreveu um extenso obituário sobre o falecido e assinou com um pseudônimo. O texto descrevia Poe como um alcóolatra e viciado em ópio que abusava de mulheres. A visão distorcida de Edgar criada por Griswold acabou influenciando a opinião pública por mais de um século. Porém, bem sabemos quem ficou realmente famoso no final de tudo isso.

3- Em Richmond, no Estado da Virgínia, há um museu inteiramente dedicado à vida e obra do autor. Idealizado por James Howard Whitty e um grupo de pesquisadores das obras de Poe, o Poe’s Museum.

Resultado de imagem para O escaravelho de ouro

4- William Friedman foi um dos principais criptologistas da América, responsável por decifrar códigos de máquinas durante a Segunda Guerra Mundial. Friedman iniciou sua carreira inspirado em O escaravelho de ouro, no qual Poe, criptógrafo amador, dotou alguns de seus personagens de técnicas criptográficas para decifrar mistérios.

5- No célebre conto O gato preto, o narrador maltrata impiedosamente seu animal de estimação. Ao contrário do que a história pode fazer pensar, o escritor adorava animais. Ele mesmo tinha uma gata (que ele nunca maltratou) chamada Catterina, e Poe frequentemente escrevia seus contos com ela sobre seus ombros. Conta-se que, alguns dias após a morte do autor, Catterina não resistiu à ausência do seu dono e também faleceu.

6- Antes mesmo de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, Edgar Allan Poe escreveu a primeira história moderna de detetives. Os Assassinatos da Rua Morgue e o Mistério de Marie Roget marcam a criação do estilo detetive literário que foi amplamente explorado na literatura. A primeira aparição do detetive Auguste Dupin, criado por Poe, foi em 1841.

7- Dias antes de sua morte, encontraram Poe jogado no chão das ruas de Baltimore, nos Estados Unidos. Em sua homenagem, o time de futebol americano da cidade recebeu o nome de Baltimore Ravens – além do nome, o corvo (Raven) é também o mascote do time.

8- Edgar Allan Poe foi o primeiro escritor americano a ser mais famoso na Europa que na própria América. Enquanto nos Estados Unidos seus trabalhos eram ou rejeitados ou vendidos por mixaria, na França, o já famoso poeta Charles Baudelaire reconheceu a inventividade literária de Poe dedicou-se a traduzir seus trabalhos por lá.

Resultado de imagem para edgar allan poe young

9- Apenas nos anos finais de sua vida é que ele passou a usar o bigode que estamos acostumados a ver, no entanto, existe um daguerreótipo dele um pouco mais jovem, e é possível vê-lo sem bigode. 

10-Edgar Allan Poe, em 1838, publicou seu romance A Narrativa de Arthur Gordon Pym – uma história de um grupo de marinheiros naufragados que precisam escolher qual deles servirá de banquete para que o grupo não morra de fome. O personagem escolhido era o jovem Richard Parker. Cerca de 46 anos depois da publicação do livro, um grupo de homens acabaram se perdendo em meio ao mar. Um deles, de apenas 17 anos, acabou ficando doente. Os demais integrantes do grupo decidiram que iriam matá-lo e comê-lo. O nome do menino? Richard Parker

Resultado de imagem para edgar allan poe cat

Gostaram? Em breve teremos mais curiosidades para vocês!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here