Uma coisa é inegável, Thor é um dos heróis da Marvel mais complexos que existe. Não apenas por suas questões morais, mas por tudo que ele representa. Escrever histórias dele não deve ser tarefa fácil. Porém, Jason Aaron & Esad Ribic foram os responsáveis por uma das melhores e mais emblemáticas fases do personagem. Em 2013 a Marvel iniciou uma nova linha editorial intitulada Marvel Now (Nova Marvel), logo após as edições de Vingadores vs X-men. Ao longo desse tempo os fãs acompanhavam através dos formatinhos, mesclando vários personagens da Marvel. De 2015 até o momento a Editora Panini reuniu e publicou 4 volumes em capa dura, do que seria a fase de Thor na Nova Marvel. De inicio tivemos:

  • Thor – O Deus do Trovão: O Carniceiro dos Deuses (2015)
  • Thor – O Deus do Trovão: Bomba Divina (2016)
  • Thor – O Deus do Trovão: O Amaldiçoado (2016)
  • Thor – O Deus do Trovão: Os Últimos Dias de Midgard (2017)

THOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPETHOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPEPara começar, somos apresentados a um Thor diferente das histórias habituais. Tudo começa na Islândia, em 873 d.C. O Deus Asgardiano com fortes traços bárbaros… um viking de raiz. Esse jovem Deus ainda precisa provar seu valor e se mostrar digno de seu futuro martelo. Assim como sugere o titulo desse primeiro compilado, existe de fato um Carniceiro dos Deuses e o desafio de Thor é evitar que seus iguais sejam eliminados, protegendo também sua própria existência.

Aaron vai mesclando o passado de Thor com histórias contemporâneas jogando o leitor em uma salada temporal, apresentando o Jovem Thor (sem seu martelo Mjolnir), muito mais ativo nas guerras de Midgard (Planeta Terra) e aclamado como um verdadeiro Deus onipotente ao seus fiéis. Temos o Thor Vingador. Contemporâneo, digno, um Deus do Trovão, que procura manter a paz na terra que jurou proteger e também agradar seu pai, demostrando seu valor. E por fim o Rei Thor envelhecido, sábio e poderoso, com marcas de mais de 1000 anos de batalhas, conquistas e derrotas. Amargurado por suas experiências e tão sábio quando seu próprio pai Odin. O crescente dos ensinamentos de Thor é algo a de grande destaque, quanto mais jovem, mais impulsivo e menos sábio.

THOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPEAaron & Ribic, conseguem agregar grandes dilemas ao longo das edições. Tanto para Thor quanto a seu antagonista Gorr. As questões sobre crença e subserviência, são abordadas de uma forma muito reflexiva, levando o leitor a questionar muito sobre a própria religião. A Segunda edição Bomba Divina, apresenta o desfecho da edição anterior, com um grande plot e um tom dramático que muito se é visto nas histórias do Deus do Trovão. Além de ser uma edição excepcional por toda a batalha que desenvolve e apresenta, ela agrega muito ao personagem que mantém muitas características que são levadas a outras edições e impacta direto nos eventos futuros. Por mais que seja um universo fantasioso, a questão de viagem no tempo, categoriza as edições como um sci-fi de qualidade, abordando temas e mudanças na linha do tempo.

Gorr como novo vilão de Thor é muito melhor e muito mais motivado do que muitos que já sucumbiram pelas mãos de Thor. Além de ter um poder além do que estamos acostumados, ele se torna uma ameaça além de uma queda de braço. É algo muito mais abrangente. Sua motivação para assassinar Deuses beira a insanidade, porém seu modo de pensar é completamente compreensível dentro de sua linha de pensamento. É algo que foi pensado, planejado e executado com maestria. Nos arriscamos a dizer que foi um dos melhores antagonistas de Thor.


THOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPENa edição O Amaldiçoado, Temos um novo plot. De inicio dois capítulos distintos, o primeiro apresenta o jovem Thor em uma Islândia de 893 d.C. se deleitando de sua reputação. Enquanto Thor contemporâneo trata de situações mais humanas como uma doença terminal e a pena de morte.

Já no plot principal da edição Thor precisa manter a paz nos nove reinos e um dos inimigos de Asgard está prestes a quebrar o objetivo do Deus do Trovão.  Malekith! Disposto a retomar o que lhe era de direito. Thor não poderia reunir seus amigos guerreiros para forçar sua vontade em variados mundos, pensando nisso é criado um grupo de contenção que compõe basicamente um de cada reino. A Liga dos Reinos.

De forma mais impulsiva, os capítulos tem como pano de fundo a traição, a guerra, os prazeres da carne e as alianças. Basicamente temos um Deus que tenta de forma mais simples resolver os problemas mais complexos de forma direta. Com capítulos mais fracos, esse intervalo serve para reforçar a qualidade do inicio e a conclusão da fase do personagem.

THOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPEPara finalizar essa grande fase de Thor, temos a edição Os Últimos dias de Midgard que nos apresenta um grande desfecho. Assim como mostra o titulo, Midgard é o centro das atenções dessa edição. Dessa vez o antagonista do Deus do Trovão, é mais comum do que de costume, o problema da vez é o mal genuíno que de fato degrada a terra. A corrupção, politicagem, leis que não funcionam e o bom e velho dinheiro, que compra tudo e a todos. A empresa Roxxon é comandada por Dario Agger, seus objetivos são muito claros, e diante das leis humanas, nada pode fazer Thor para deter o grande mal da cidade, ele aprende da pior maneira que nem tudo se resolve com uma martelada! Mostrando de uma forma indireta que o fim dos tempos para a humanidade dependerá de somente dos próprios.

Ao mesmo passo dos acontecimentos do Thor contemporâneo, somos apresentados também ao Rei Thor, que enfrenta o grandioso e poderosíssimo Galactus em uma batalha épica fora do comum. Nessa edição o plot twist é ótimo, e realmente digno de um Deus Asgardiano. Assim como nas duas primeiras edições apresentam um pouco mais sobre crença e religião e aTHOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPE Terceira mostra muito sobre suas alianças. A quarta edição tem como destaque o amor incondicional de Thor por Midgard.  Disposto a grandes sacrifícios em prol do bem do seu planeta adotivo e de seu povo. Simplesmente inspirador.

A única certeza que lhe dará depois de ler as quatro edições, é a de um dia voltar a ler tudo de novo.

Uma história mais densa do que de costume, mais viva, muito mais original e memorável. Todo aquele que deseja acompanhar a nova Thor, tem que ler essa saga e entender o ponto de partida e de chegada.

As edições acompanham um crivo de qualidade e a arte de Esad Ribic que é um dos responsáveis por esse sucesso. Outros trabalhos do artista já foram abordados aqui como por exemplo Namor – As Profundezas.

Esperamos que tenha gostado desse pequeno review sobre essa grande saga. Caso queira, as edições são facilmente encontradas em site de vendas, mesmo as primeiras edições ainda possuem estoque. Aproveite a Hype do filme de Thor Ragnarok e tenha a chance de conhecer mais ainda do Deus Asgardiano. Leia nosso artigo sobre o Ragnarok (clicando aqui) e o livro Mitologia Nórdica (clicando aqui), escrito por Neil Gaiman. 


Confira outras de nossas indicações no Mundo Hype como: noticias, listas e criticas que trazemos todos os dias. Comente com os amigos,  curta e compartilhe nas redes sociais.

Obrigado por sua visita, continue por aqui!!!

THOR - O DEUS DO TROVÃO - MUNDO HYPE

COMPARTILHAR

Uma das melhores coisas que já li!

Admin – Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Técnico em Marketing por formação e Locutor por paixão.
A minha missão declarada é te tornar um leitor tão apaixonado quanto eu.
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, todo livro é interessante, basta conhecer a si mesmo!