Os piratas atualmente não são aqueles idealizados no imaginário popular e nos longas de Hollywood, como Jack Sparrow, o que tivemos recentemente que mostra mais aproximadamente como são e como agem, é o que podemos ver no longa Capitão Phillips de 2013 com Tom Hanks no papel principal do capitão do navio invadido.

Em The Pirates of Somalia, temos uma história baseada no livro de mesmo nome, contada pelo jornalista canadense Jay Bahadur, quando ele realmente se infiltrou nos grupos de piratas da região de Purtland, no nordeste da Somália, passando vários meses entre eles.

O filme irá contar com Evan Peters (American Horror Story, Kick-Ass) no papel do jornalista Jay Bahadur, Al Pacino no papel do também jornalista Seymour Tolbin, Melanie Griffith como a mãe de Jay e Barkhad Abdi no papel de um dos piratas, quase reprisando o papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em Capitão Phillips.

O longa foi exibido no Festival de Tribeca em abril e no Festival de Austin em outubro, em ambas as exibições com boas críticas, com previsão de estreia em 8 de dezembro nos Estados Unidos.