Review | Sob o Céu Escarlate, de Mark Sullivan

Uma historia real mais fascinante que a ficção

Sob o Céu Escarlate, de Mark Sullivan é uma grata surpresa trazida para o nosso mercado editorial pela Editora Planeta.

É difícil acreditar que tudo o que é contado aqui seja verdade, mas sim, Sob o Céu Escarlate é a história real de Pino Lella e ela tinha que ser escrita.

Em 1944 Pino Lella tinha 17 anos e vivia em Milão com sua família.

Sob o Céu Escarlate - Pino Lella
Sob o Céu Escarlate – Pino Lella

Hoje sabemos que naquele momento a 2ª Guerra Mundial já estava prestes a acabar, mas em 1944 os aliados estavam  ganhando terreno pela Europa, então a Itália era de extrema importância para a Alemanha, pois o fascismo de Mussolini era o maior apoiador do Nazismo de Hitler.

Devido a isso, Milão passa a ser alvo de ataques aéreos, e com medo destes ataques, o pai de Pino envia os filhos para a Casa Alpina, uma escola comandada por um padre e que ficava nos Alpes, na divisa entre a Itália e a Suíça.

Porém o que eles não sabiam, era que a Casa Alpina neste período era um local onde judeus buscavam ajuda para conseguir fugir da Itália.

Era comum os irmãos Lella irem a Casa Alpina em épocas de férias, e o Padre sabia o quanto Pino gostava de praticar montanhismo, sendo assim, logo que Pino chega a Casa Alpina, o padre o desafia a procurar caminhos seguros para chegar até a Suíça através dos Alpes. Quando percebe que Pino está preparado, ele coloca seu plano em ação, usando o jovem para levar Judeus entre os Alpes até a Suíça, que era um país neutro durante a guerra.

Pino adora a aventura, mas o principal é se sentir poderoso e parte da resistência, enganando os nazistas e em muitos casos até os temidos Camisas Negras, fascista italianos tão fanáticos quanto os nazistas.

As 120 primeiras paginas do livro, onde acompanhamos estas travessias de Pino, são fantásticas, pois o autor nos leva para dentro daquela aventura, em alguns momentos nos deixando sem folego ao imaginar aquelas alturas e paisagens.

Sob o Céu Escarlate - Alpes entre Itália e Suíça
Sob o Céu Escarlate – Alpes entre Itália e Suíça

Tudo ia bem, até que um dia Pino recebe uma mensagem de seu pai mandando que ele retorne a Milão.

Ele volta sem entender o porquê, e ali recebe a noticia:

 – Você vai fazer 18 anos, então precisa se alistar.

Mas não é só isso.

Ele tem duas opções: Se alistar ao exercito fascista, o que provavelmente o enviará para o front Russo, onde os italianos estavam apoiando os nazistas, ou se alistar ao próprio exercito Nazista.

O pai e o tio lhe dizem que tem um conhecido que trabalha com os nazistas, então lhe pedem para se alistar no exercito nazista, pois acreditam que conseguirão que ele fique fazendo serviços administrativos em Milão, sem precisar  ir para o campo de batalha.

De repente, o menino da Resistência se transforma num soldado nazista.

E como nada na vida de Pino é simples, o destino vai coloca-lo de novo em uma posição privilegiada, fazendo com que o garoto de 18 anos se torne um poderoso espião.

E é impossível não se maravilhar com as estórias contadas neste livro.

É difícil acreditar que alguém tenha vivido tantas coisas.

Muitas vezes eu pensava que a história de Pino já tinha chegado ao fim, mas ai via que ainda faltavam 200 paginas para ler e me perguntava: o que mais ainda pode acontecer para este rapaz?  É muita vida e história para uma pessoa só. E o mais incrível é que aqui o autor só nos conta sobre 2 anos da vida de Pino Lella.

Durante a leitura era difícil acreditar que Pino tenha tido acesso a pessoas e fatos históricos tão importantes com tão pouca idade. Cheguei a pensar muitas vezes se aquele livro não seria o caso de um Forrest Gump italiano, mas não. Basta procurar no Google e podemos encontrar muitos nomes e eventos citados no livro, e no caso de Pino Lella, existe até um tópico na Wikipédia.

Fazia tempo que não lia um livro sobre a 2ª Guerra Mundial e adorei retornar a este tema com este livro.

Bom saber que existem seres humanos assim. Pino teve muitas vitórias, mas também muitas perdas em seu  caminho e é  muito emocionante acompanhar tudo isto através das paginas deste livro. E que vontade de sentar com ele a beira do Lago Garda para ficar ouvindo estórias.

Inveja de Mark Sullivan em topar com esta história maravilhosa e ter tido a chance de ouvi-la do próprio Pino.

Ao ler este livro percebi que houve uma grande mudança no mercado editorial nos últimos anos, pois o tema de 2ª Guerra e Espiões parece que não interessam mais nem ao leitor nem aos escritores. O que é uma pena, pois por mais que já tenhamos lido muito sobre este assunto, sempre aparecem historias com um outro ponto de vista, como esta aqui.

É uma pena que este livro tenha pouca divulgação, pois é uma leitura deliciosa e tinha tudo para ser um best seller.

Parece que nem a Editora Planeta acreditou tanto assim no potencial da obra. Ainda bem que me interessei pela resenha e solicitei este livro a editora.

Faço aqui minha parte em divulga-lo. E fico feliz com isso.

Faça a sua também, lendo-o e recomendando para todos.

Sob o Céu Escarlate - Pino Lella e Tom Holland
Sob o Céu Escarlate – Pino Lella e Tom Holland

OBS: Durante a leitura e após a mesma, fui pesquisando muitas coisas no Google, e qual não foi a minha alegria ao descobrir que já estão produzindo uma minissérie baseada nesta história sensacional, e o ator que irá interpretar Pino Lella, foi até a Italia conhece-lo. Vejam a foto ao lado.

E você, curte livros sobre esta temática da 2a Guerra Mundial ou acha que já leu tudo sobre isso?

Qual seu livro / autor preferido sobre este tema?

Vamos conversar nos comentários.

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here