Review | Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

Review | Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

O que falar de um dos personagens mais icônicos da literatura criminal que já “existiu” nessa terra? Depois de muito postergar, chegou a hora de falarmos um pouco sobre o grande clássico Sherlock Holmes, escrito no século 19 por Arthur Conan Doyle.
Conan Doyle além de escritor foi médico e jornalista. Com uma mente extremamente criativa deu vida ao maior detetive de todos os tempos. Ao longo de sua trajetória, escreveu mais de 60 contos sobre as aventuras e desventuras de Sherlock Holmes e seu parceiro Dr. Watson, tornando assim um grande clássico da literatura. Muitos deles, lidos, relidos e comentados até os dias de hoje.
A obra que pretendo comentar hoje, é o primeiro volume dos 4 livros que reúnem todos os contos de Sherlock Holmes. (Não tenho orgulho nenhum em admitir que essa coleção está em minha estante mais de 4 anos aguardando ver a luz do dia). A coleção desenvolvida e reunida pela editora Harper Collins, possui seus 4 volumes em capa dura, com ótima diagramação e trabalho gráfico. Hoje após ter o prazer da leitura, digo que vale cada centavo.
SHERLOCK HOLMES
Adaptação cinematográfica. Robert Downey Jr (Sherlock Holmes) & Jude Law (Dr. Watson)
Excêntrico, minucioso, sarcástico e levemente prepotente Sherlock é o que podemos considerar um gênio em sua arte. Sempre atento aos detalhes, percebe coisas que muitos não enxergam, fazendo do obvio um detalhe e do detalhe a chave para desvendar inúmeras situações. Sherlock é um homem sozinho, não constitui família, alimenta-se de sua arte no que diz respeito ao propósito de vida, dias comuns são sua ruina e sua alegria é pautada em desafios e enigmas. Sua parceria com o ex-fuzileiro Dr. Watson, o ajuda em ter alguém de confiança por perto. A sabedoria técnica do Dr. somado ao porte de arma, o ajuda a ter mais segurança em seus arriscados métodos de trabalho. Graças aos registros e manuscritos de Dr. Watson, podemos conhecer as façanhas de Sherlock Holmes.

O livro apresenta que nem todo enigma necessariamente é um crime… muitos são tidos como problemas familiares, embates morais que são desvendados graças a detetive. Todos a sua volta, mesmo sendo competentes cada qual em sua profissão, não conseguem superar a mente de Sherlock e parecem sempre estar um passo atrás. Sherlock ajuda inclusive muitas vezes a policia e mesmo solucionando vários casos, é obrigado a ver a própria levando os louros e todo crédito da vitória. Fãs de thriller e desventuras policiais detetivescas irão adorar os contos de Arthur Conan Doyle e toda sua desenvoltura em amarrar cada ponto da narrativa.

SHERLOCK HOLMES
Adaptação para Série de TV. Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) & Martin Freeman (Dr. Watson)

Tenho uma teoria no mínimo extraordinária, interessante e espero que se fizer sentido pra você comente abaixo nesse post.

Ao analisar a forma como o personagem se porta, enxerga o mundo e como é extraordinário no que faz, me arrisco a dizer (mesmo sem base para comprovar) que Holmes possivelmente tenha um gralzinho de autismo. Sei que provável e possivelmente o autor não tenha pensado nisso (até porque em sua época não havia esse tipo de diagnóstico ainda), mas o que me leva a acreditar nessa possibilidade é essa grande e eficaz capacidade para seu oficio e sua indiferença com o que é comum aos demais e socialmente requisitado. Sherlock deixa claro que não se adequa a sociedade e sua etiqueta, muito menos a assuntos comuns, pouco se importa se a terra gira em torno do sol, isso ao ver dele não é relevante para seu oficio. Sei que os portadores de algum gral de autismo podem ter dificuldades em tarefas banais, ou apenas se interessam pouco por isso, mas no que tange algo especifico, são simplesmente extraordinários e capazes de fazer coisas de fato extraordinária.

SHERLOCK HOLMES
Filme Enola Holmes. Na imagem Henry Cavill (Sherlock Holmes) & Sam Claflin (Mycroft Holmes)

Essa foi apenas uma divagação minha, não há indícios sobre nem no livro, nem em qualquer obra adaptada.

E por falar em adaptação, deixo abaixo 2 obras que foram brilhantemente adaptadas. Um filme e uma série. Assista aos trailer e antes de mais nada, leiam os livros, tenho certeza que vai gostar!

Leia mais Reviews

Review | Sherlock Holmes, de Arthur Conan DoyleO que falar de um dos personagens mais icônicos da literatura criminal que já "existiu" nessa terra? Depois de muito postergar, chegou a hora de falarmos um pouco sobre o grande clássico Sherlock Holmes, escrito no século 19 por Arthur Conan Doyle. Conan Doyle além...