Em setembro de 2019 tivemos a estréia de uma série baseada em uma obra inacabada da prestigiada escritora Jane Austin, Sanditon. O romance começou a ser escrito em 1817 e que teve sua primeira publicação em 1925. A série contará com 8 capítulos e é dirigida por Oliver Blackburn e produzida pela ITV Studios.
A história se foca na jovem Charlotte Heywood, vinda de uma numerosa família de fazendeiros em Sussex, interpretada pela atriz Rose Williams. O episódio piloto começa com o casal Mary e Tom Parker (Kate Ashfield e Kris Marshall). Eles roubam a atenção da família Heywood e do telespectador, pois são um casal extremamente carismáticos. Após um pequeno acidente, eles convidam Charlotte para acompanha-los à Sanditon, uma cidade portuária que Tom está tentando transformar em um grande resort.
Nessa cidade somos apresentados a novos personagens que te muito mais a esconder do que parece. Conhecemos Lady Denham, uma senhora rica que é a principal investidora de Tom. Uma mulher sem papas na língua, extremamente direta e desconcertante. A atuação de Anne Reid nesse papel roubou toda a atenção do episódio para si, de forma magistral. De certa forma, a trama gira em torno de Lady Denham, pois o futuro do empreendimento de Tom depende da mulher.
Somos apresentados também à Clara, protegida de Lady Denham, e aos seus dois sobrinhos, interpretados por Jack Fox e Charlotte Spencer. Eles brigam pela atenção da Lady, para tentarem garantir ficar com a fortuna da senhora quando a mesma morrer. Mas os três escondem diversos segredos.
Tom decide organizar um baile na cidade, de modo a atrair mais pessoas interessadas em visitar o lugar e fazer de seu resort um sucesso. Para isso, conta com a ajuda de seu irmão, Sidney Parker (Theo James) para atrair futuros hóspedes. Um personagem bem grosseiro e cruel nas poucas interações que teve com Charlotte, mas é provável que surja algo entre o casal. Ele aparenta ser um libertino comum, mas que busca ajudar o irmão em conseguir tornar Sanditon um sucesso.
Além disso, temos a presença de Miss Georgiana Lambe (Crystal Clarke), uma garota nascida a África e que foi enviada a Inglaterra para ter a educação formal de uma dama. Ela está na cidade porque Sidney é seu protetor, e decidiu tirá-la de Londres.
O episódio piloto é mais uma apresentação da cidade e de seus personagens, sendo que as atuações de Anne Reid e de Kris Marshall roubaram a atenção do episódio. É possível se ver nas expressões do ator o desespero para que seu sonho se torne realidade, junto com o medo de não dar certo e a perseverança de conseguir realizar seu sonho. Um episódio bem promissor, que me deixou muito animada em assistir aos próximos episódios.