Review | Steve Jobs por Walter Isaacson

Um homem sensível, um visionário, um entusiasta tecnológico e um apaixonado pelo que fazia. Em contrapartida, um homem impaciente, ríspido, um carrasco que não usava de meias verdades, basicamente classificava as pessoas e seus trabalhos em duas categorias, ou era ótimo ou simplesmente uma merd*. Assim em poucas palavras apresentamos Steve Jobs e sua famosa maçã, que através de décadas revolucionou o mundo digital.

[dropcap]J[/dropcap]obs sentia que sua hora estava chegando, queria que a humanidade soubesse a sua história verdadeira e não os boatos que tanto a mídia inventou. Seu simples desejo era facilitar a vida de todos com grandes produtos, e queria que todos enxergassem isso. Sua esposa Powell convocou Isaacson para escrever essa bela biografia, pois Jobs já sabia da qualidade do autor, baseando-se na biografia que havia escrito sobre Einstein. Jobs queria ser tratado sem papas na língua, queria contar seus feitos e seus podres e não conseguia pensar em ninguém melhor para documentar isso do que Walter Isaacson, que de fato aparentemente não escondeu nada de seus leitores.

O livro lançado aqui pela editora Companhia das letras,  nos apresenta com riqueza de detalhes o que foi a vida e trajetória profissional de Steve Jobs. Começando de forma clara e explícita, Isaacson conta como Jobs chegou aos Estados Unidos, sua família adotiva, as oportunidades que teve quando criança e a vida simples e humilde que teve em sua infância. Fica claro que ao longo da história, Jobs desenvolve um ar mais rígido e exigente, mas tudo isso faz parte de sua personalidade, que em muitas vezes era difícil socializar e ser aceito. Jobs tinha valores que foi ensinados pelos seus pais adotivos e talvez essa adoção também tenha amadurecido um sentimento/motivação para que ele sempre tentasse provar que era bom o suficiente.

Jobs sempre mostrou ter uma inteligência peculiar e incomparável,  seu entusiasmo pelo que quer, sua vontade de fazer o impossível, garantiu que chegasse muito mais longe do que todos previam. Um dos pontos importantes é a parceria que Jobs tem com um amigo na adolescência,  Wozniak juntos começaram uma das empresas mais importantes do nosso tempo. O grande trunfo de Jobs foi com certeza seu otimismo (sua distorção da realidade), mesmo quando todos diziam que não seria possível, Jobs conseguia motivar os escolhidos e afastar os incapacitados. Esse comportamento logicamente afastou muita gente, mas pelo fato de saber fazer, sempre impôs sua forma de trabalho como regra, e todos tinham que aprender a conviver com isso ou estariam fora de seu pequeno grupo seleto. Jobs falhou como ser humano, teve sucesso como profissional, virou ícone de seu tempo no Vale do Silício, instigou outros a adaptarem seus perfis de liderança e mostrou ao mundo que tudo é possível quando se acredita.

Mesmo esculachando pessoas, e subjugando, com isso Jobs estimulava que seus funcionários dessem sempre o seu melhor, e defendem suas convicções com segurança, pois o inseguro não prospera.

Apenas três palavras eram necessárias para conseguir:  Empenho, Zelo e Confiança.

Eu já havia lido outras biografias, mas nenhuma me prendeu tanto quanto essa. O modo como Jobs vê a vida é admirável, é motivadora, mesmo sendo ele um grandessíssimo filho da p***.

Ele teve sucesso na vida por sua dedicação fora do comum, e sua capacidade de enxergar os produtos de forma mais íntima que seus concorrentes. Me admira suas escolhas, a capacidade de ignorar os problemas, talvez seja algo que eu quisesse também. O livro te traga de uma forma, que suas quase 600 páginas não te intimidam, muito pelo contrário, te convidam a saber mais e mais. Eu sempre acreditei que a melhor forma de ensinarmos algo, é através do exemplo, e ele com certeza me inspirou para mudar o jeito de pensar algumas coisas. Um dos grandes ensinamentos pra mim foi sua morte, um sujeito como Jobs que tinha rios de dinheiro (mesmo que o dinheiro nunca ficasse em primeiro lugar) nada pôde contra a única certeza da vida, seus recursos e ciclo social nada puderam fazer, provando mais uma vez, que por mais brilhante que seja, ainda sim és um mero mortal como todos os outros.

O livro mostra muito mais do que eu estou descrevendo aqui, não quero contar muito sobre, pra te convidar a ter a mesma experiência que eu. Minha curiosidade por saber como foi o nascimento da Apple, o surgimento da Pixar e a fabricação de IPhones e Macbooks, ficou em segundo plano depois que li sua trajetória, esses pontos que tinham me interessado a princípio não passaram de um detalhe dentro dessa incrível história.

Jobs foi mais uma vítima do mal do nosso tempo, o Câncer. Mesmo sabendo que iria morrer Jobs deixou dicas de novos produtos, deixou ensinamentos, mesmo sem saber, mostrou através do exemplo, que independente de sua religião, classe social ou cor, o sucesso vem pra todos aqueles que se dedicam e creem que irá dar certo. Leiam o livro e agreguem grandes exemplos de como ser e de como não ser!!!

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

Luke Cage | Netflix anuncia o cancelamento de mais uma série Marvel de seu catálogo

Sete dias após o serviço de streaming anunciar o cancelamento da série PUNHO DE FERRO (confira aqui a notícia) a Netflix vem novamente a público informar...

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

Crítica | The Man in the High Castle (3ª Temporada)

A terceira temporada de The Man in the High Castle vem grandiosa, com mais tramas envolventes e mais destruição.Depois da morte de Hitler, outro...

5 aplicativos para se organizar nas séries, livros e filmes

Se você consome tudo em excesso e fica sobrecarregado de séries, filmes e livros, fizemos essa lista de aplicativos para te ajudar. Às vezes queremos...

Mais Notícias

Você não está conectado à internet