Review | Tudo que Deixamos para Trás de Maja Lunde

Entre criar abelhas e filhos, ambos podem até te machucar, porém te ensinarão coisas que jamais sonhou em aprender!

A bola da vez é o livro TUDO QUE DEIXAMOS PARA TRÁS da escritora Norueguesa MAJA LUNDE. O Mundo Hype apresenta esse review a você leitor graças a nossa parceira EDITORA MORRO BRANCO que nos brinda mais uma vez com um ótimo livro publicado em  2016.

Tudo que deixamos para trás, compila três histórias em paralelo que se alternam ao longo de seus capítulos. A edição apresenta a vida do biólogo Willian Savage que passa por um momento complicado em sua vida, uma depressão pela falta de sucesso, ambientada em 1852 na Inglaterra.

Em paralelo e muitos anos à frente, já em 2007, é apresentado o apicultor americano George. Dia após dia George luta para manter sua fazenda funcionando e acredita firmemente em seu negócio, mesmo tudo se mostrando cada vez mais difícil.

E por fim conhecemos Tao a chinesa que trabalha na polinização em uma China distópica ambientada em 2097. Após uma grande guerra a natureza sofreu grandes mudanças, com isso processos antes naturais precisam ser feitos pelo homem de forma artificial, para garantir o ciclo da natureza. Em 2097 tudo está escasso, tudo deteriorado e mesmo os pequenos insetos como as abelhas são de suma importância para o equilibrio da fauna e flora. As abelhas tem uma importância que vem de longas décadas.

TUDO QUE DEIXAMOS PARA TRÁS - MAJA LUNDEVocê deve estar se perguntando o que todos esse casos tem de incomum? Na verdade de forma brilhante a escritora Maja consegue nos prender em três histórias totalmente diferentes e aparentemente desconexas, porém, ambas tem um laço sentimental que as prende fortemente. A Família.

São histórias que apresentam pais e mães que se preocupam demais com os filhos, seja pelo excesso ou pela falta, o enredo traz os sonhos não conquistados dos pais e a esperança de que seus filhos realizem os feitos que os progenitores não foram capazes.

A forma como trata cada história tem uma particularidade fácil de compreender e por menor que seja a trama em sí, tem grandes valores a apresentar. Talvez você se identifique na pele de pai ou de filho, basta que leia e compreenda cada ponto.


A linha acima é que divide um pouco o a visão geral sobre a obra, da minha visão mais do que pessoal em relação ao livro, então senta ai que lá vem história.

Eu comecei a ler o livro com um interesse muito pequeno por ele, a sinopse deixa uma impressão de interessante, mas só. Pequenas coisas no livro foram ganhando meu apreço de forma simples, por exemplo:

A diagramação, espaçamento, edição, tudo contribui pra uma leitura menos cansativa. A narrativa da autora também é algo que não cansa, pelo fato de se alternar os capítulos e personagens, deixa aquele gosto de quero mais e ficamos parcialmente ansiosos até chegar a hora do personagem X novamente, isso é um diferencial que deve ser valorizado.

TUDO QUE DEIXAMOS PARA TRÁS - MAJA LUNDE

Porém, como sempre digo aqui, nem tudo são flores, tem alguns fatos incomodam e são pontos a se perder. O que mais causa estranheza é a velocidade em que foi se desenvolvendo os fatos e depois o suposto pé no freio que desacelerou totalmente, parece que em partes a autora perdeu o foco principal. Mas é preciso paciência, pois esse foco volta aos poucos no desenrolar de cada história.

Temos um final digno e interessante. De desfechos em desfechos, tudo se entrelaça de uma forma coesa e intrigante. Nos deixa com certeza com vontade de saber mais desse universo. Uma união compreensível entre começo, meio e fim.  Só me resta parabenizar a escritora Maja Lunde por essa simples e interessante obra. Você com certeza passará a olhar as abelhas de outra forma!

E você, gosta desse tipo de historia?

Comente quais as suas experiências literárias com livros do mesmo gênero. Leia também alguns outros reviews aqui do MH como A Garota no Trem, Deuses Americanos e Extraordinário

 

REVER GERAL
NOTA
8.5
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Tecnólogo em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é tornar você, um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é fonte inesgotável de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here