Review | Entre Cabras e Ovelhas de Joanna Cannon

A Verdade é absoluta, até que se prove o contrário

O Mundo Hype em parceria com a Editora Morro Branco, traz mais uma grande estória que convida o leitor inteligente a repensar pequenos atos. Entre Cabras e Ovelhas de Joanna Cannon é o tipo de livro que vai sutilmente te provar através de algumas páginas o poder da  verdade e “verdades”, através do olhar de duas crianças.

A trama se passa na década de 70 em uma pequena vila na Inglaterra, onde o desaparecimento da Sra. Creasy deixam todos os moradores do lugar mais do que preocupados. Grace e Tilly são crianças e não entendem ainda uma série de atitudes e preconceitos que os adultos carregam dia após dia. Mesmo sem entende-los, a curiosidade inocente da infância faz com que essas duas amigas iniciem uma busca não apenas pela Sra. Creasy mas também tentam interpretar a famosa frase do pároco de sua cidade onde diz que “Deus está em todos os lugares” e assim passam de casa em casa, procurando em meio ao tenso caos, onde está Deus para tirar essas tantas dúvidas e encontrar a vizinha desaparecida.

Ao longo da jornada, as meninas escutam todo tipo de conselho de adultos alterados e calejados pelo tempo. Pessoas frustradas com a vida, fracas de personalidade, uma comunidade que escolheu se esconder atrás de escolhas mal feitas, ignorando o cenário que estava se formando. Quanto mais Grace e Tilly descobriam em relação ao súbito desaparecimento de sua vizinha,  mais elas se afundavam em dúvidas. Dúvidas essas que não haveria resposta até que um período minimo de maturidade a alcançassem.

Assim como todo grupo diversificado que partilha de uma convivência, há sempre aquele que é visto pelas costas, aquele que deixa estranhos olhares quando passa, há sempre o body expiatório  que necessita ser condenado para o bem de todos. Crimes antigos, culpa compartilhada e um segredo que jamais poderá vir a publico, é assim que a aparente vila, que tinha tudo para ser um exemplo, vive dia após dia fugindo de seus fantasmas. Um verão escaldante ajuda a bronzear e condenar aqueles que se julgam inocentes.


A escritora Joanna Cannon, consegue de forma perfeita amarrar toda trama e apenas 1 único segredo. O livro te apresenta logo de cara qual a situação e vai aos poucos te envolvendo em pequenas revelações do que de fato está acontecendo e convidando o leitor a especular qual a verdadeira versão da história. Além de ser uma história reflexiva sobre como Deus é interpretado, Joanna também mostra um pouco dos bons samaritanos, como existem pessoas cruéis e também uma quantidade enorme de pessoas volúveis e acovardadas, tudo em nome do bem maior.

Um verdadeiro exemplo do poder da opinião pública, de como um julgamento pode influenciar todo um bando e de como os atos errados podem se tornar uma bola de neve. Basicamente o livro vai e volta nos acontecimentos, apresentando a conta gotas as verdades não ditas. Em partes a trama lembra bastante a série de televisão, Desperate Housewives (2004 a 2012), com sua trama fechada em em uma vizinhança cheia de segredos e verdades mal contadas. Além do mais a edição da Editora Morro Branco, assim como a do nosso review anterior TUDO QUE DEIXAMOS PARA TRÁS, é muito bem editada e formatada, deixando a leitura fluente e instigante. 

ENTRE CABRAS E OVELHAS - JOANNA CANNON

Não se trata necessariamente de um livro religioso, a religião é abordada de forma geral, porém o suspense que a autora emprega ao longo das páginas, nos faz refletir e re-pensar sobre a bondade do homem. Um dos pensamentos mais interessantes para as personagens Grace e Tilly, é que em suas mentes está nítido e claro que, (baseado nas próprias palavras da bíblia), sobre o quão ordenadas e fiéis são as Ovelhas e o quanto as Cabras são mal vistas, “metaforicamente falando é claro”. O Deus punidor que irá perseguir as cabras e recompensar as ovelhas.  E a conclusão desse esteriótipo bíblico, leva Tilly a refletir que nem todos são cabras ou ovelhas, tudo é uma questão de quem está avaliando isso, assim como um dia Jesus foi julgado por ser a Cabra de seu tempo e longos anos após sua morte teve sua imagem alterada e provando uma nova verdade para uma nova sociedade, que foi repassando ao longo dos anos como verdade absoluta.

Com isso e uma boa base de inocência que os adultos perderam há tempos, elas provam que a interpretação de justiça e religião, algumas vezes punem aqueles que não deveriam. Claramente banhando grande parte daquela pequena vila, de ódio e repulsa, um sentimento que foi se espalhando e convencendo cada um dos moradores, de quem está certo e quem está errado, baseado em verdades distorcidas.


E você leitor, qual gênero literário mais te atrai? Nos conte e ajude a trazer novos títulos a você! Não esqueça de acompanhar o site nas redes sociais, e ficar por dentro de nossos últimos reviews Clicando Aqui!

De todas as verdades fajutas, de todas as mentiras concretas e toda certeza que nasce do medo, nada é mais destrutivo que a injustiça!

REVER GERAL
Nota
8.3
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Tecnólogo em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é tornar você, um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é fonte inesgotável de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here