Review | Pai rico, Pai pobre de Robert T. Kiyosaki & Sharon L. Lechter

“A principal razão que leva as pessoas a enfrentar dificuldades financeiras é que passam anos na escola sem aprender nada sobre dinheiro. O resultado são pessoas que precisam trabalhar pelo dinheiro… mas nunca aprenderam a fazer o dinheiro trabalhar para elas”, diz Robert.


PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWSVocê deve estar se perguntando, o que raios esse livro tem a ver com a temática do site? Calma, calma que eu já vou explicar, de uma forma bem pessoal.

Em Pai rico, Pai pobre Robert T. Kiyosaki nos faz refletir sobre a falta de uma boa educação financeira e o que isso acarreta não só na vida das pessoas, individualmente falando, mas os efeitos em uma sociedade.

Robert começa seus ensinamentos nos contando sua própria história. Robert e Mike eram grandes amigos, tinham apenas 9 anos. Robert filho de professor e Mike filho de empresário. Ambos tinham o mesmo desejo de ‘’fazer dinheiro’’ então o Pai de Mike promete ensinar os meninos como ficar rico ao longo da vida. Robert teve uma educação típica da maioria das pessoas de classe média a pobre, trabalhar, estudar e conseguir uma boa profissão, basicamente trabalhar por dinheiro. Por outro lado o Pai de Mike ensinava aos garotos que não devemos trabalhar pelo dinheiro e sim o dinheiro trabalhar pra gente. Por isso Robert nomeou de pai pobre, seu pai biológico e de pai rico o pai de Mike que ensinava e educava financeiramente os garotos.

Robert cresceu aprendendo as duas formas, seguindo ambos os conselhos, porém é chegada a hora em que os ensinamentos de seu pai pobre já não batem mais com sua opinião sobre o assunto, segurança x riqueza.

O livro nos mostra claramente quais os erros mais comuns que causamos quando o assunto é dinheiro, qual a postura das pessoas pobres, qual o tipo de pensamento, o que os ricos pensam sobre o dinheiro e como isso os ajuda a serem mais ricos ainda. Coisas tão simples, que basta uma mudança de percepção pra que tudo realmente faça sentido. Investir em ativos e passivos, de uma maneira prática você consegue através do livro entender bem o que é.

A arte de aprender como gastar seu dinheiro, ser otimista, estudar sobre como funciona esse mundo e principalmente uma mudança de postura, que leva você a conseguir atingir seus planos e sonhos financeiros.


PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWSEu já havia lido O PODER DO HÁBITO de Charles Duhigg (Um dos melhores livros que já li na vida) onde nos mostra que o sucesso e o fracasso depende diretamente de nós mesmos, nossas escolhas e principalmente nossos hábitos. Já havia lido também QUERO FICAR RICO de Rafael Seabra, onde aprendi de forma simples, o que é que fazemos de errado, e por que o dinheiro parece nunca render o suficiente.

Minha história pra chegar de encontro a esses livros é algo bem simples, quero usar como exemplo pra que fique mais próximo a você leitor do MN. Sou um leitor, colecionador e muitas vezes já fui compulsivo por comprar livros e quadrinhos. Tudo parecia um paraíso, pagava minhas contas e dívidas e o que sobrava era investido nesse hobby. O problema é que nem sempre conseguimos dinheiro o suficiente pra manter tudo, e muitas vezes coisas como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo bancário pode ser visto com bons olhos no momento da dificuldade, SQN.

Após anos colecionando freneticamente, ao passo que lia comprava na mesma velocidade, páginas e mais páginas a serem lidas e cifras e cifras a serem pagas. Bastou analisar meu retrospecto financeiro pra perceber que foram os anos em que mais ganhei dinheiro e os que mais gastei, olhando pra coleção realmente fica uma coisa linda, muitos e muitos volumes, sagas completas, mas até que ponto é saudável colecionar e manter o pique das publicações?

Até que ponto EU consigo me considerar apto a manter tudo isso?

Claro que esse foi meu erro, um pouco de ansiedade, medo de perder alguma edição e ficar faltante, compras desenfreadas que traziam a felicidade momentânea, mas depois era inevitável a ressaca financeira.

PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWS
JOGO DESENVOLVIDO POR ROBERT, PARA ENSINAR SOBRE FINANÇAS

Não deixarei de ser um leitor, acho que jamais, porém todo hobby deve ser feito de forma saudável e livros como PAI RICO, PAI POBRE pode te ensinar muito sobre como ser bem sucedido em todas as áreas que envolvam ganhos e gastos.

Nosso público aqui do MN tenho certeza que são cabeças pensantes que futuramente querem ostentar uma bela condição de vida, então essa minha dica pessoal não é apenas pra que não cai no buraco sem fundo, mas que saiba investir bem pra não ficar sem. Saber usar o dinheiro é fundamental, não estou falando em virar uma pessoa ‘mão de vaca’, economizar em tudo e viver de pão e água, mas faça o uso consciente do dinheiro. O livro nos ensina que o medo de perder não nos deixa ganhar, quanto mais se investe bem o dinheiro, mais sobra pra que você possa manter seus mimos.

Estou indicando esse livro e como ficou claro, não tenho formação financeira nenhuma, o livro vai muito além de apenas números, apresenta problemas de outras pessoas puramente comportamentais, costumeiros ou simplesmente por falta de uma boa educação financeira. A falta de foco pode fazer você caminhar pra um lugar em que futuramente poderá se arrepender, seja inteligente e lembre-se de que seu dinheiro nada mais é que seu próprio tempo gasto na conquista dele, use com sabedoria.

O livro apresenta muito mais do que eu conseguiria descrever aqui, ele instiga a querer saber mais, ele apresenta muito mais do que parece, não é atoa que é um sucesso absoluto de vendas. Coloquei meu exemplo aqui, apenas para ilustrar como cheguei até a procurar esse tipo de informação, qual problema pessoal tive que passar e de agora em diante quais minhas prioridades.  Esse livro vai abrir sua cabeça.

PAI RICO, PAI POBRE - MULTIVERSO NEWS

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

Crítica | The Man in the High Castle (3ª Temporada)

A terceira temporada de The Man in the High Castle vem grandiosa, com mais tramas envolventes e mais destruição.Depois da morte de Hitler, outro...

GOTHAM | Divulgado o visual do vilão Bane na 5ª temporada da série

Ontem (22/10) foi divulgado através da conta no Twitter de Tze Chun (produtor e roteirista da série) imagens que mostram o visual do vilão...

Porcupine Publishing licencia direitos mundiais em inglês para o RPG de A Bandeira do Elefante e da Arara

Esta semana, a série A Bandeira do Elefante e da Arara fechou um grande contrato de licenciamento em dois meses, desta vez com a Porcupine Publishing, uma...

Mais Notícias

Você não está conectado à internet