Review | O Iluminado – Sucesso de Stephen King e a adaptação de Stanley Kubrick

”O Mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas horríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas.”


Hoje o LBR traz um grande clássico literário e uma das adaptações mais conhecidas da indústria cinematográfica, O Iluminado de Stephen King. O livro teve sua primeira impressão em 28 de Janeiro de 1977, se tornou um dos primeiros Best Sellers de King e ajudou a consagrar o autor a ser um dos ícones da literatura quando se trata de terror psicológico.

A trama traz Jack Torrance, um professor e escritor de peças teatrais, que luta contra o alcoolismo. Após muitas desventuras profissionais consegue a oportunidade que precisava, um emprego de zelador no grande Hotel Overlook. Uma bela oportunidade para ganhar uma grana extra e aproveitar da paz para terminar de escrever suas obras. Nesse período, Jack  leva sua esposa Wendy e seu filho Danny de 5 anos, para passarem a temporada de inverno no hotel. Danny é um garoto ”Iluminado” que possuía o dom de ver e escutar o sobrenatural. Através de sonhos e visões o garoto se comunicava, mas o pequeno Danny não via isso com bons olhos.

A ideia tinha tudo para ser uma agradável viagem em família, não fosse o desequilíbrio de Jack, em um mix de traumas e abstinência em um terror psicológico de tirar o folego.

Com o passar da trama, o leitor acompanha comportamentos, valores e experiências que os personagens tiveram, e que moldam pouco a pouco suas escolhas futuras. Conversas, pequenos diálogos e expressões do pensamento de cada um, traz uma carga mais dramática para o livro. Assim como todo Hotel, o Overlook possui histórias e fatos que poucos conhecem e esses segredos irão alterar a vida de todos ali dentro, pro bem ou pro mal o Hotel também tem vontades e desejos que você só irá descobrir lendo o livro.


O livro deixa claro o estilo de King, começa de forma detalhada, monta bem a história, nos mostra os pensamentos de cada personagem, acolhe o leitor pra que ele próprio possa se identificar (embora desde o início, fique claro quem tem a maior chance de se rebelar). Após toda essa estrutura, vai aumentando o passo, e deixando o final digno de um sucesso, mas pra isso recomendo que preste atenção a cada pequeno detalhe.  
Assim que terminei de ler o livro, fiz questão de ver o filme, considerado também um grande clássico do cinema (mesmo com notas baixas em alguns sites de avaliação). O Iluminado se tornou referência para muitos outros. Stephen King se aperfeiçoou e escreveu muitos outros sucessos de terror como: A COISA, CARRIE, A ESPERA DE UM MILAGRE, A TORRE NEGRA e DOUTOR SONO que traz a continuação depois de 30 anos, do que teria acontecido com pequeno Danny após toda essa experiência de O ILUMINADO. O ILUMINADO - MULTIVERSO NEWS

-Separei alguns pontos, onde mostrarei as principais diferenças entre o livro e o filme.-

Primeiro: Falar que o livro é muito melhor que o filme, pra mim, é chover no molhado. Geralmente quase que 90% das adaptações não conseguem ser fiéis aos livros, tanto pela falta de tempo, quanto pelos moldes do cinema que as vezes não permitem trazer elementos do livro. Stanley Kubrick foi o diretor responsável pela adaptação de O ILUMINADO em 1980, não que tenha sido ruim, mas achei que as motivações e motivos não ficaram tão claros quanto no livro, foi tudo muito corrido, e pouco foi falado ou mostrado sobre a história anterior a estadia deles no hotel. Sabendo dos antecedentes de Jack por exemplo, que já havia lido no livro, aceitei melhor as atitudes dele, porque já sabia do que ele era capaz. 

O ILUMINADO - STEPHEN KING - MULTIVERSO NEWSSegundo: Não que eu esteja desafiando a capacidade de imaginação de cada pessoa, mas, Kubrick tirou alguns elementos fantasiosos que tinha no roteiro original, e não trouxe para o cinema. Esses elementos foram apenas citados ou mostrados no filme rapidamente, apenas para constar, mas não foi tão relevante nas telonas.

Terceiro: O filme pareceu ser muito mais assustador que o livro, mesmo com riqueza de detalhes e cenários assustadores, o livro não me causou mais medo do que no filme. As trilhas sonoras e montagens acredito que tenha sido o diferencial. A vantagem do filme nesse caso, é que mesmo para um filme, Kubrick nos convida a imaginar o que está passando na cabeça de cada personagem, é um filme mais cabeçudo. Seu tratamento com os atores foi tão exaustivo, que para despertar o terror nos atores, usou quase que uma tortura psicológica, pra atingir o limite de cada um. 

O ILUMINADO - STEPHEN KING - MULTIVERSO NEWSQuarto: Para finalizar, o final do livro é muito melhor e mais dramático que o filme, com uma guinada inimaginável. É muito mais profundo, mais sentimental, talvez por King ter baseado alguns eventos da própria vida e colocado no personagem principal, parece ser tudo muito real, com construção de pensamentos que nos permite identificar o perfil de Jack Torrance. O suspense é tão mais impactante que se mantém até o fim das últimas frases.

Destaque para a atuação de Jack Nicholson que se mostrou um ator fenomenal, suas expressões e suas frases impactantes marcaram principalmente o cartaz do filme, que até hoje é reconhecido como ícone do terror. Outros filmes do ator mostram que Nicholson tinha uma facilidade quando o assunto era insanidade, como no filme UM ESTRANHO NO NINHO (1975) quando interpretou Patrick McMurphy e BATMAN (1989) quando viveu o palhaço do crime Coringa nas telonas.

E você leitor do MN, nos diga qual o livro ou filme de terror você mais gosta? Leia também sobre outro ótimo livro de terror O PRÍNCIPE DA NÉVOAExistem muitos outros livros ótimos de Stephen King e muitos outros filmes ótimos de Stanley Kubrick, comente aqui quais você mais gosta!!!

ETNERF ME ÁV E SATNOP SA ERUGES

O ILUMINADO - STEPHEN KING - MULTIVERSO NEWS

REVER GERAL
Construção de Mundo Contexto
9.5
Construção de Personagens
9.0
Capa/Sinopse
9.0
Narrativa
9.0
Desenvolvimento da História
9.5
Plot Twist/Cliffhanger
8.0
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Tecnólogo em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é tornar você, um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é fonte inesgotável de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here