Review | Mitologia Nórdica de Neil Gaiman

Sinopse: Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. “Mitologia nórdica” é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias. • Mitologia nórdica é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos. • Os mitos nórdicos estão em obras que se tornaram bastante populares, como os livros de J. R. R. Tolkien, a série de TV Game of Thrones, nas HQs e filmes da Marvel. E, em abril, estreia a adaptação de Deuses americanos para a TV. • Juntos, os livros de Neil Gaiman lançados pela Intrínseca já venderam mais de 100 mil exemplares. “Neil Gaiman é uma máquina humana de criar histórias.” Washington Post

Resenha: A mitologia, de uma forma geral, é fonte de inspiração para diversos autores e suas obras de fantasia, seja ela Grega, Nórdica, Celta… Tenho curiosidade sobre o tema “Deuses e Criaturas”, desde que tive contato com os jogos de RPG, tipo “papel e caneta”, como D&D, Rollemaster e M.E.R.P.

Diversas vezes tentei ler sobre Mitologia Grega ou Egípcia, mas, não conseguia dar sequência na leitura, em virtude, principalmente, da linguagem e estrutura de narrativa, usada pelos autores, em sua grande maioria historiadores acadêmicos. Entretanto, esta obra de Neil Gaiman é um alento para quem curte o tema, pois, sem fugir dos contos originais, ele consegue dar uma dinâmica agradável para a leitura.

São diversos contos escandinavos, que culminam no Ragnarok, o que corresponde ao apocalipse para os nórdicos. É um deleite para quem gosta das estórias do Poderoso Thor e seus companheiros de aventura, e para quem não leu nada do Deus do Trovão, é um ponto de partida excelente.

As origens de personagens como Odin, Thor, Lock, Balder, dentre outros, que nos são familiares, através das estórias da casa das idéias, nos são apresentados. Os nove mundos (reinos) e as histórias de seus habitantes contadas.

O livro de Neil Gaiman é a fonte Mimir sobre Mitologia Nórdica, mas, sem lhe custar um olho pelo seu conhecimento.

Quem escreve: Marcus Vinicius Ruybal

REVER GERAL
Nota
8,5
Sou a romântica desse enorme Multiverso! Livros são minha eterna paixão, HQs entraram arrombando a porta do meu coração e estão me levando a uma alegre falência... como não se apaixonar pelo Batman ou não amar o Aquaman vulgo Jason Momoa. Este é o meu mundo! Seja bem vindo a ele!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here