Review | Caixa de Pássaros de Josh Malerman

Não abra os olhos!

“Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Quatro anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?”

CAIXA DE PÁSSAROS - MULTIVERSO NEWSCaixa de Pássaros é o romance de estreia do autor Josh Malerman, ele foi lançado no começo de 2015 e rapidamente se tornou um sucesso aqui no Brasil. O autor, que teve participação na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, no mesmo ano de lançamento de seu livro aqui no Brasil. Malerman conta a história de um surto inexplicável, algo que não pode ser visto, que faz as pessoas enlouquecerem e as leva a cometer atos violentos seguidos de suicídio

A história se passa entre o presente e o passado, onde grande parte dela é narrada do ponto de vista de Malorie, que retrata tudo desde o início, desde sua reação ao descobrir a gravidez até o momento em que o mundo como ela o conhece muda de repente, onde a regra de sobrevivência é NÃO ABRA OS OLHOS, e o passado encontra-se com o presente. Ela narra as dificuldades de viver em um mundo que não é mais seguro e tem pela frente um desafio aterrorizante, atravessar um rio, com seus dois filhos, vendados para salvar suas vidas. 


Quando comprei esse livro, não sabia nada dele, comprei logo no lançamento, mas o comprei porque a capa me chamou muito a atenção.Li a sinopse e, pelo gênero Terror/Thriller ser um dos meus estilos favoritos, já estava criando expectativas em relação ao livro.  

A leitura é gostosa, li todo em apenas uma semana, levando em conta que só o lia a noite e nas horas vagas. A história é intrigante e cheia de mistérios, o autor conseguiu prender minha atenção principalmente por essa característica forte no livro, o fato de não saber o quê ou quem é o causador do surto que enlouquecia as pessoas logo no começo da leitura, me deixava ansiosa para ler mais e descobrir do que se tratava. Minha mais instigante curiosidade era saber se Malorie iria conseguir fazer a travessia pelo rio em segurança, enfim, o livro todo é um convite a ansiedade para saber mais.

CAIXA DE PÁSSAROS - MULTIVERSO NEWS
JOSH MALERMAN – ESCRITOR

O autor brinca com o medo durante toda a narrativa, o medo de ver e ser visto, o medo da luz, o medo do escuro, o medo do desconhecido, o medo de morrer, entre vários outros. Quando o simples ato de abrir os olhos se torna ameaçador o medo e o terror dos personagens multiplica-se com cada ruído estranho.

Como criei logo de início muitas expectativas, esperei por algo que não chegou, talvez uma conclusão mais clara ou uma revelação seguida de um final épico, o livro tem um final sim, porém minhas expectativas foram um pouco frustradas em relação a isso pois gostaria de saber mais das coisas.

Mesmo me sentindo um pouco decepcionada com o final, recomendo muito a leitura pelo suspense e por ser um ótimo thriller, porém, se você leitor é daqueles que preferem um final claro e revelador, pode não apreciar tanto. 

E para você que já leu Caixa de Pássaros, eu só tenho algo a te lembrar: 

NÃO ABRA OS OLHOS!

REVER GERAL
Nota
7
Sou a romântica desse enorme Multiverso! Livros são minha eterna paixão, HQs entraram arrombando a porta do meu coração e estão me levando a uma alegre falência... como não se apaixonar pelo Batman ou não amar o Aquaman vulgo Jason Momoa. Este é o meu mundo! Seja bem vindo a ele!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here