Review | à Procura da Felicidade de Chris Gardner

Com certeza você já deve ter visto o filme, ou até mesmo visto falar sobre. Aqui contarei um pouco sobre o livro À Procura da Felicidade de Chris Gardner e qual o diferencial em relação ao filme (interpretado pelo ator Will Smith). Com certeza alem de motivador é mais do que surpreendente.


[dropcap size=big]N[/dropcap]o livro acompanhamos toda a trajetória de Christopher Paul Gardner, de sua concepção ao seu triunfo. Chris Gardner, filho de mãe solteira, segundo de quatro irmãos, negro, pobre e sonhador. Após alguns anos conviveu com um inferno dentro de sua própria casa, Chris é ameaçado por seu padrasto diariamente, uma família amedrontada, que vive no limite emocional e sofre por não ter recursos para sair dessa vida. A perspectiva de um garoto de 8 anos que vê diariamente sua mãe sendo espancada e escorraçada de sua casa toda vez que seu marido alcoolizado chegava em casa alterado.

Chris cresceu no gueto de Milwaukee (Wisconsin, Estados Unidos), desejando dia após dia sair dessa vida e livrar também sua mãe de seu padrasto violento. A pobreza o assola e tudo é mais difícil pra ele, o racismo da década de 70 e a revolução sexual da época, marcaram sua adolescência. Desde cedo é obrigado a ser forte, contra tudo e todos. A sociedade realmente dificultava a vida dos mais pobres e exaltava aqueles que eram de família tradicional, mas isso ajudou o pequeno Chris a conhecer a dureza da vida e saber que nada era impossível, bastava apenas que acreditasse.

Passamos pela infância conturbada do garoto, atos inimagináveis que teve que passar que a maioria dos homens teriam vergonha em relatar. Suas primeiras experiências profissionais e valores que foi aprendendo em variados empregos  moldaram sua personalidade. Situações reais de desconforto e passos errados, ajudaram a enfrentar todo sofrimento que teria pela frente. Chris Gardner passou muito mais dificuldade que vemos no filme, com seu filho com pouco mais de 2 anos, Chris se viu dormindo na rua, estações de metrô, albergues e lugares piores. Sua fibra é admirável, seus erros como ser humano são questionáveis e sua sorte é puro mérito de alguém que comeu o pão que o diabo amassou.

Maior que a mensagem de sucesso, o principal destaque fica por conta da dedicação, comprometimento e não vitimização de Chris perante seus companheiros de serviço. Em nenhum momento Chris gostaria ser visto como alguém incapaz, mas sim alguém dedicado e comprometido, motivado por ter um filho, prometeu assim mesmo que jamais seria um pai ausente, pois só ele sabe as dificuldades que passou por não ter um pai presente.



Como sempre carregado de sinceridade, deixo aqui minha impressão sobre a obra de modo mais nu e cru. O livro é maravilhoso, comecei a ler a fim de me motivar a continuar minha caminhada com mais empenho, pois achei o filme libertador e o livro não seria diferente. Porem, a obra escrita em 2011 é muito mais detalhada e profunda, se comparado ao filme, é mais fácil de compreender detalhes que o filme não aborda. Em horas da leitura Chris toma algumas atitudes que não admirei, se envolver com coisas erradas, drogas, roubos, traições, mentiras, mas admiro Chris por ter sido sincero ao máximo, poucas pessoas documentariam isso.

Não podemos ser hipócritas e dizer que nunca fizemos nada de errado, estamos sujeitos a más escolhas a todo momento, e mesmo que sua vida não tenha sido só atitudes positivas isso não me fez admirar menos ou mais um garoto que tinha tudo para dar errado na vida, mas decidiu ir pelo caminho mais difícil e ter sucesso. O filme aborda apenas uma parte da história de Chris, com algumas pequenas mudanças para tornar o filme mais atrativo e mais emocionante. Ler histórias desse tipo, nos faz pensar sobre nossas atitudes e comportamento perante a dificuldade, nos motiva a ser mais forte e deixa claro que independente de seu problema, tudo pode se resolver, basta que você acredite e trabalhe pra isso. Pode demorar 1 dia, 1 mês ou 1 ano, tudo se resolve. Deixando mais que aparente que aquilo que não te mata te fortalece, de uma maneira que você se manterá integro e firme o resto de sua vida. Recomendo e muito a leitura, disponível em ebooks e livros físicos, distribuídos pela editora NOVO CONCEITO .CHRIS GARDNER - À PROCURA DA FELICIDADE

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet