Review | Uma metamorfose iraniana de Mana Neyestani

Uma barata pode mudar sua vida drasticamente, basta que a ignore.

O LBR orgulhosamente traz uma história divertida se não fosse trágica. O escritor Mana Neyestani nascido no Teerã escreveu um quadrinho baseado em sua desventura em seu próprio pais, lhe rendendo uma boa história pra contar e uma experiência ruim de se lembrar. UMA METAMORFOSE IRANIANA publicado aqui no Brasil pela EDITORA NEMO em 2015.

Mana trabalhava em um jornal e fazia algumas tirinhas para o público infantil, um determinado dia, em seu momento de ócio criativo, resolveu aprontar com seu personagem e o fez dialogar com uma barata. O pecado que Mana jamais poderia imaginar, foi cometido por um deslize. Em um determinando momento a barata  exclama Namana que naturalmente é usado pelos Azeri (Azerbaidjão). A grande questão de tudo isso, é que logo a barata foi dizer tal palavra e não o menino, fazendo com que pessoas mal intencionadas interpretassem erroneamente e considerando uma falta de respeito comparar os Azeri a baratas.UMA METAMORFOSE IRANIANA - MULTIVERSO NEWS

Mana jamais teve a intenção de tal fato (de acordo com ele), mesmo negando a seu chefe e editor, pessoas ligavam constantemente ao jornal para reclamar do preconceito utilizado pelo escritor e fazendo ameaças ao jornal. Vida que segue, Mana jamais se daria conta do tamanho da encrenca em que se metia, a situação piorou exponencialmente, houve protesto contra o jornal, pediram sua cabeça e sua prisão. Mesmo inocentemente o escritor rompeu uma linha frágil que sustentava a paz temporária entre os povos e essa barata desencadeou uma série de atos impensáveis de consequências fatais.

Mana nunca mais seria o mesmo, as coisas que teve que passar, o que teve que tentar provar, se viu estranho em seu próprio país. Um deslize inocente que rendeu muito mais do que deveria.UMA METAMORFOSE IRANIANA - MULTIVERSO NEWS


A proposta do quadrinho é simples, além nos apresentar de forma tensa e um pouco dramática o que aconteceu com Mana, ele usa de toda sua técnica para prender o leitor. Eu gostei muito do seu jeito de escrever e ilustrar, quebrando a quarta parede muitas vezes, fazendo piadas com ele mesmo e seu destino incerto, usando cenas de filmes famosos e clássicos literários para causar um pouco de humor onde não havia. A politica iraniana é representada muitas vezes com o pior que o seu regime pode ter, mas, apresentar mais detalhes sobre isso estragaria sua leitura. 

UMA METAMORFOSE IRANIANA - MULTIVERSO NEWSHá um tempinho li  A METAMORFOSE de Franz Kafka em que Mana faz menção direta logo de início na HQ. Fiquei feliz, pois Kafka é ótimo e que bom que ele bebe da mesma fonte. Posso ficar rasgando elogios aqui por um bom tempo mas primeiro vamos aos fatos tristes.

O que acontece com o personagem no quadrinho é exatamente o que tem acontecido cada vez mais vezes nas redes sociais, A IMPIEDADE, A DISTORÇÃO DE SENTIDO E TENDENCIALIDADE A SITUAÇÃO QUE SE DESEJA. Não apenas nas redes sociais, mas parece que as pessoas sempre procurar tirar o pior de cada história, causar o caos onde não há, e isso fica explícito no decorrer da história. Fiz menção as redes sociais pois é onde mais se vê esse tipo de comportamento. 

O autor é mal interpretado e isso desencadeia algo muito maior que ele, é preocupante. Pessoas enraivecidas usam de um fato tão pequeno para gritar para o mundo o quanto estão cansadas. Depois que você leitor ler, vai me entender melhor.

Vamos as partes boas. Além do que eu já disse ser um grande diferencial, a arte de Mana é sensacional, o quadrinhos é todo preto e branco, Mana usa muito bem o jogo de sombra. Causa uma boa dimensão de distância e sua ilustração é criativa e cheia de expressões detalhistas.

A história é boa, prende nossa atenção, nos transporta para o ambiente e consegue facilmente nos mostrar o que ele está pensando, suas motivações, pensamentos e momentos de pura viagem metafísica.

Já apresentamos diversos quadrinhos alternativos como CASTELO DE AREIA, A GIGANTESCA BARBA DO MAL e PERSÉPOLIS, e por mais que UMA METAMORFOSE IRANIANA já tenha sido publicado há um tempo, esse tipo de história não tem validade, tão pouco deixa de ser interessante. Procure e leia assim que possível, e lembre-se: Não saia desse Multiverso!UMA METAMORFOSE IRANIANA - MULTIVERSO NEWS

REVER GERAL
Nota
8.5
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Tecnólogo em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é tornar você, um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é fonte inesgotável de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here