Review | Gotham – DPGC: Corrigan de Ed Brubaker & Greg Rucka

Nem tudo se é corrompido, em meio a escuridão, ainda há esperança!

Gotham não é apenas a cidade do Cavaleiro das Trevas. Gotham é corrupção, violência, drogas, crimes e loucura. De uma forma digna dos prêmios que arrecadou Gotham DPGC: Corrigan é com certeza um grande desfecho para toda essa fase escrita pelos renomados quadrinistas Ed Brubaker e Greg Rucka. O Mundo Hype traz hoje essa maravilhosa edição lançada esse ano e que teve início em 2015. Ao todo foram quatro edições em capa dura que compilam a história completa da Central da Polícia de Gotham contra o crime. Publicado no Brasil pela Editora Panini.

Já havíamos apresentado aqui anteriormente as edições 1 e 2 (Edição 1 clique aqui e Edição 2 clique aqui), alertando os fãs de quadrinhos sobre a qualidade que encontrariam em tais histórias. Imagine você leitor e fã de Batman ler um quadrinho onde o Cavaleiro de Gotham é apenas um coadjuvante? Gotham DPGC é incrível por conta disso.

Nessa edição tratamos basicamente de 3 histórias. De início acompanhamos a corrupção dentro da central de polícia, os esquemas, as facilidades que envolvem o tráfico de drogas e de armas. Como é difícil para os bons policiais vencer em meio toda essa podridão. Um macabro jogo de interesse.

GOTHAM DPGC: CORRIGAN - MUNDO HYPE

Na seguinte história (sem spoiler) Robin é assassinado e seu corpo é encontrado ensanguentado em meio a um beco escuro em um dia chuvoso. Como tratar um crime desse calibre sem a indesejável interferência de Batman? A polícia pouco sabe, pouco entende até que tudo se esclarece. A mídia em parte tem grande influência nos acontecimentos. Seja pelas matérias apresentadas ao grande publico ou seja pela interferência de repórteres atrás de grandes matérias. Gotham pode ser uma cidade tão pecaminosa, que de uma forma ou outra todos possuem um pouco de culpa pelos crimes que acontecem. Muitos abutres em busca de um naco de carne. A visão que a própria policia possui em relação ao Batman, continua a mesma. Não aprovam seus métodos, não o apoiam e esbravejam quando o super-herói interfere na solução de algum crime. Agindo, ele fere muito mais do que a escória de Gotham, ele fere o ego de bons guardiões que não precisam de uma fantasia para enfrentar o crime. Estão ali, dia a após dia vulneráveis, expostos sem proteção, com seus distintivos e suas armas contando com suas vontades e com a sorte.

Mas a cereja do bolo fica por conta do último arco. Tudo que é apresentado desde a primeira edição torna esse final mais dramático e muito mais sentimental. Com um plot twist de surpreender até o mais cético dos leitores, Brubaker e Rucka envolvem alguns personagens em uma situação extremamente delicada. Por toda empatia criada com alguns deles ao longo da edição, o desfecho causa dois sentimentos. Ódio e compaixão. A mensagem que os autores querem passar ao fim é muito positiva. Mesmo quando tudo se mostrar desfavorável, mesmo que tudo pareça injusto, lembre-se de quem você é e os princípios que você carrega consigo.

GOTHAM DPGC: CORRIGAN - MUNDO HYPE

Em meio a todo esse tom Thriller que o quadrinho apresenta, algumas metáforas são abordadas fazendo com que o leitor reflita sobre o que é justo e o que não. Uma das qualidades em escolher o destino de cada personagem é trazer para a edição, aquilo que acontece na vida real. Nem sempre o bem vence, nem sempre a justiça é feita, nem sempre as coisas tomam o melhor caminho. Mas o mais importante é você se manter firme na adversidade e não deixar que todo esse ambiente mude quem você é realmente. Uma grande lição de caráter e moral. Como sempre os quadrinhos ensinando valores que muitos não aprendem em casa.

Outro ponto positivo para essa edição é a arte de Kano e Galdiano e a coloração que apresentam ao longo de toda saga. Com uma paleta de cores mais escuras e monocromática, elas causam sensações e deixam a leitura mais apreensiva e interessante. Combina muito bem com o tom de toda história. A Narrativa gráfica é um primor, em quadros sequenciais que poucas vezes precisam de balões para serem compreendidos. Tudo feito com muito zelo e qualidade.

Caso você ainda não tenha lido as edições de Gotham DPGC aproveite e procure nas grandes megastore, ainda possuem estoque e com certeza é um ótimo investimento. Pode parecer clichê, mas como sempre digo aqui. Essa é uma das melhores coisas que já li!


E você caro leitor já concluiu a leitura dessa grande saga? Comente aqui o que achou e quais outros quadrinhos você recomendaria para os fãs de Gotham?

Curta, comente e compartilhe nas redes sociais e leve a informação aos que merecem. Continue por aqui e acompanhe outras grandes histórias que apresentamos aqui como Thor – O Deus do Trovão (clique Aqui) e Os Maiores Super-Heróis do Mundo (clique aqui).

Lembre-se faça o que for, não saia daqui!

GOTHAM DPGC: CORRIGAN - MUNDO HYPE

REVER GERAL
Nota
9.5
Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Tecnólogo em Marketing por formação e Locutor por paixão. A minha missão declarada é tornar você, um leitor tão apaixonado quanto eu. A leitura é fonte inesgotável de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here