Review | Coleção Graphic Novels DC #35 – A Nova Fronteira Parte 1

Review da Coleção Graphic Novels DC #35 – A Nova Fronteira Parte 1, escrito e desenhado por Darwin Cooke, lançado em março de 2017, pela Editora Eaglemoss, 224 páginas, R$ 49,99, formato americano. Originalmente em DC: The New Frontier #1-3.

Sinopse:

A paranoia da Guerra Fria tornou fora da lei os heróis da Era Dourada. Combatentes do crime como Batman, Superman e a Mulher-Maravilha continuaram a lutar pela verdade e pela justiça,mas, assim que o mundo foi arremessado em direção a um futuro incerto, percebeu-se que seria necessário um novo tipo de herói para definir o sonho americano.

Comentário edição a edição:

Edição #1: Durante a Segunda Guerra Mundial, a força militar especial, os Perdedores, são enviados até uma ilha no Pacífico para procurar e resgatar o Esquadrão Suicida do Coronel Rick Flagg, mas acabam descobrindo um lugar esquecido pelo tempo, povoado por gigantescos dinossauros e criaturas selvagens. Após essa introdução, com o fim da guerra, diferenças ideológicas entre americanos e russos deram início à Guerra Fria. Os heróis mascarados foram acusados e a SJA decidiu parar suas atividades. Quem negasse a se registrar na Comissão de Atividades Antiamericanas do Congresso (como o Superman e a Mulher-Maravilha) era caçado e detido. Em 1953, com o fim da guerra contra a Coréia do Norte, o esquadrão do jovem piloto Hal Jordan faz um vôo de reconhecimento sobre a região, mas se separam com um pelotão coreano que não foi informado sobre o fim da guerra.

Edição #2: Meados da década de 1950, Gotham City recebe a chegada de um marciano, J’on J’onzz, trazido para a Terra acidentalmente. Sob o disfarce do detetive John Jones, acaba se encontrando com o vigilante Batman pela primeira vez ao deter um culto satânico. Um relâmpago atinge o cientista forense Barry Allen em Central City, que se transforma no Homem Mais Rápido Vivo. Durante uma festa beneficente, o Flash atrapalha os planos de assalto do Capitão Frio e impressiona o piloto Hal Jordan.

Edição #3: É o ano de 1955, e Hal Jordan é contratado para trabalhar na Ferris Aeronáutica. Porém, seus sonhos de grandeza não se realizam da forma como ele previu, e à princípio, tem apenas passado por uma bateria de testes e sendo monitorado de perto pelo Coronel Rick Flagg, atual líder da Força Tarefa-X, que acaba de perder um de seus membros, Hugh Evans. O governo cria o projeto secreto Nuvem, logo após descobrir sobre um suposto alienígena de Marte que teria caído na Terra. O projeto comandado por Flagg, deseja recrutar Jordan. Depois de sobreviverem milagrosamente à uma queda de avião, Ace Morgan, Ruivo Ryan, Walter Haley e Rock Davis, quatro pessoas que possuem talentos específicos, mas não tinham nada em comum, decidem formar os Desafiadores do Desconhecido. Um ano e meio depois do primeiro encontro, Batman encontra e alerta o detetive John Jones que desconfia de algo muito ruim e antigo se aproximando. J’on J’onzz resolve investigar e fica aterrorizado com sua descoberta.

Análise final:

A Era de Prata é homenageada nessa história contada por Darwin Cooke. Principalmente o período que abrange o fim da Segunda Guerra Mundial e a década de 1950, onde o mundo via com espanto, o início da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. A corrida espacial, o racismo, a censura, o clima de desconfiança, perseguição política e outros temas relevantes da época, passam a ser fontes de matéria-prima e alimentar toda a linha narrativa criada por Cooke. Ver as grandes lendas da DC como o Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Flash, entre outros, inseridos novamente nesse contexto é interessante e cativante. Uma leitura leve, porém, profunda e significativa para o cânone da DC Comics. Leitura altamente recomendada.

Nota geral: 9,0

Por Roger

Colecionador de HQs Marvel desde 1981 quando comprei minha primeira HQ Heróis da TV Nº 21 pela Editora Abril e HQs DC desde 1984 quando a Abril lançou os três títulos: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação. Durante a década de 90, por motivos pessoais, fiz uma pausa, mas retornei em 2000 lendo algumas histórias do universo Ultimate.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here