Planeta Comenta DC no Multiverso: Especial – Queda e Retorno da Liga da Justiça

Grandes nomes da DC como Superman, Batman e Mulher-Maravilha já haviam sido reformulados, mas faltava a Liga da Justiça. A DC aproveitou a saga Lendas para fazer essa reformulação, mas a um alto custo. A equipe liderada pelo escritor J.M. DeMatteis e o desenhista Luke McDonnel reúne nas edições #258 -2261, a derradeira história da Liga da Justiça. Para se ter uma ideia, a edição #258 começa com a seguinte citação: “A mente de um louco! Começando uma série de quatro histórias que irá mudar o futuro da Liga da Justiça!”.

justice-league-of-america-258-261-1987-dc-vf-nm

A Queda Dramática da Liga

Basicamente trata-se da história de vingança do Professor Ivo contra a Liga da Justiça, que cria um exército de poderosos androides para matar cada membro individualmente da Liga. Nessa época, o grupo era formado por Caçador de Marte, Víxen. Vibro, Cigana, Gládio, Homem-Elástico e estavam moralmente abalados depois de serem derrotados pelo Enxofre durante a saga Lendas. Mas o arco vai muito além. Na verdade, podemos dizer que esse último capítulo da Liga é uma história de seus personagens, mas para poder dissecar o âmago deles, avisamos que haverá spoilers.

Professor Ivo: obcecado com a imortalidade, criou um soro que desfigurou seu rosto. Desde então, ele acusa a Liga da Justiça por todos os seus fracassos e alimenta uma terrível sede de vingança. Porém, a deformação foi muito mais profunda do que apenas sua aparência física. A loucura de Ivo chegou ao ponto dele se consultar com um psicólogo que é um dos seus próprios robôs. Fica nítido o conflito interior que ele passa durante a trama, à medida que membros da Liga são assassinados pelos robôs, mas um deles se recusa a matar Cigana.

Vibro: a primeira vítima de um dos androides de Ivo, um jovem que sofre de um complexo de inferioridade, está ciente de que é um herói de segundo escalão, mas que busca a afirmação. Isso fica evidente quando ele encontra um garoto na rua desenhando seu herói preferido – o Superman. É claro que Vibro fica contrariado, mas prova que é um verdadeiro herói ao sacrificar sua vida para salvar o menino.

Gládio: a segunda vítima, Gládio era uma espécie de ciborgue que só não morreu efetivamente graças às suas partes robóticas. O personagem não foi muito desenvolvido. Mesmo assim, sua derrota foi uma das mais violentas.

Cigana: é possível perceber sua forte ligação com a família e só não foi morta devido à uma falha de programação que um dos androides apresentou, ao revelar um problema de “moral”.

Víxen: esteve presente durante toda a trama e mostrou um forte senso de lealdade e uma fúria avassaladora quando teve de enfrentar todo um exército de androides do Professor Ivo, ao usar seus poderes animais para detectar Ivo e descobrir seu esconderijo.

Caçador de Marte: foi o personagem principal ao lado de Ivo. Durante toda a história é possível perceber todo seu sofrimento com a Liga tendo de parar com suas atividades devido ao pedido do Presidente. Vemos também sua angústia e senso de impotência ao ver seus colegas de equipe serem mortos um a um, até o clímax onde vemos todo o seu poder em ação. O sentimento paterno de J’onn J’onnzz para com a Liga da Justiça fica em primeiro plano quando ele diz que, mesmo que a Liga precisa cessar suas atividades temporariamente, seus integrantes poderiam manter a amizade. Não à toa, ele sempre participou de todas as formações da Liga pré-Novos 52.

Assim encerra-se de forma trágica a longeva e nobre história do maior grupo de heróis da DC Comics.

justice_league_international___kevin_maguire_by_ygor_oraculo-d5jx26z

O Retorno Triunfal da Liga

Após a saga Lendas, os escritores J.M. DeMatteis e Keith Giffen e o desenhista Kevin Maguire fizeram uma das reformulações mais radicais da história. Nascia o que foi mundialmente conhecido como a “Liga cômica”, que teve em sua formação original: Caçador de Marte, Batman, Guy Gardner. Shazam, Senhor Destino, Canário Negro, Besouro Azul, Senhor Milagre e Oberon.  Uma versão divertida, criativa, cuja fórmula conquistou milhares de fãs pelo mundo todo.

Foi desse título que surgiu uma das duplas cuja amizade foi tão profunda que repercute até hoje nas histórias do universo DC – Besouro Azul e Gladiador Dourado. A Liga passou a ser uma equipe mundial, recrutando em suas fileiras heróis de diversos países, incluindo a brasileira Fogo, a norueguesa Gelo e o russo Soviete Supremo. A interação Batman-Guy Gardner foi uma das mais hilárias dos quadrinhos.

Mesmo assim, apesar da primeira edição já mostrar todo o potencial de ação e comédia do título, os escritores prestaram sua última homenagem à antiga formação da Liga que foi derrotada pelo Professor Ivo. Foi o momento mais sério e sombrio dessa série que trouxe uma cena protagonizada pelo Caçador de Marte, e que foi de arrancar lágrimas. De resto, muitas situações inusitadas que fazem dessa formação da Liga da Justiça uma verdadeira volta por cima.

Por Roger

 

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

Luke Cage | Netflix anuncia o cancelamento de mais uma série Marvel de seu catálogo

Sete dias após o serviço de streaming anunciar o cancelamento da série PUNHO DE FERRO (confira aqui a notícia) a Netflix vem novamente a público informar...

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

Crítica | The Man in the High Castle (3ª Temporada)

A terceira temporada de The Man in the High Castle vem grandiosa, com mais tramas envolventes e mais destruição.Depois da morte de Hitler, outro...

5 aplicativos para se organizar nas séries, livros e filmes

Se você consome tudo em excesso e fica sobrecarregado de séries, filmes e livros, fizemos essa lista de aplicativos para te ajudar. Às vezes queremos...

Mais Notícias

Você não está conectado à internet