Liga Ano Um

Li Graphic Novels DC #9-10 – Liga da Justiça Ano Um,  escrito por Mark Waid e desenhos de Barry Kitson, lançado pela Editora Eaglemoss.

O primeiro ano de atuação da Liga na versão de Mark Waid e Brian Augustin e desenhos de Barry Kitson. Waid procurou enfocar nos relacionamentos internos e externos dos cinco integrantes – Flash, Lanterna Verde, Aquaman, Canário Negro e Ajax. A história, embora tenha uma trama principal relacionada à invasão alienígena, não chega a ser arrastada e nem longa demais, pois o lado humano retratado conseguiu dar um bom equilíbrio. Muito interessante também a maneira como os poderes dos justiceiros foram mostrados e cada membro foi bem desenvolvido.

Normalmente numa história de grupos de heróis, a tendência é focalizar em alguns e deixar outros apenas como coadjuvantes, mas não é esse o caso. Waid consegue desenvolver cada um por igual, incluindo suas vidas e dramas pessoais quando não estão na Liga. Isso fica bem claro na forma como cada um deixa bem explícito suas diferentes personalidades e como seu forte senso de justiça e desejo em fazer o bem os motiva a continuarem juntos.

É possível acompanhar a vida pessoal de Hal na Ferris Aeronáutica, Barry e seu trabalho forense e seu namoro com Íris, Dinah e seu relacionamento conturbado com sua mãe e sua admiração pelos heróis da SJA, Aquaman e seus conflitos internos e insegurança, à procura de amigos e conhecimento sobre o “mundo da superfície” e Ajax, atuando como policial disfarçado. Muita ação, diversão, drama e referências ao universo DC nesse primoroso trabalho. Leitura obrigatória.

Por Roger

Colecionador de HQs Marvel desde 1981 quando comprei minha primeira HQ Heróis da TV Nº 21 pela Editora Abril e HQs DC desde 1984 quando a Abril lançou os três títulos: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação. Durante a década de 90, por motivos pessoais, fiz uma pausa, mas retornei em 2000 lendo algumas histórias do universo Ultimate.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here