superman homem de aço

Li Graphic Novels DC #8 – Superman – O Homem de Aço, escrito e desenhado por John Byrne, lançado pela Editora Eaglemoss.

Começando em Krypton onde somos apresentados ao planeta natal do Superman e a seus pais Jor-El e Lara, e vemos a preocupação do autor em dar explicações convincentes dos poderes e das fraquezas que seu filho Kal-El teria na Terra. Já em Smallville acompanhamos a infância e juventude de Clark Kent, vivendo os desafios e conflitos por ser uma pessoa “diferente” das demais, e descobrindo que não é filho natural dos Kent, mas foi enviado à Terra num foguete. Depois de se mudar para Metrópolis, consegue um emprego no Planeta Diário e é apresentado a vários personagens importantes como Perry White, Lois Lane, Jimmy Olsen e Lex Luthor, que desde o início já deixa claro uma animosidade para com o Homem de Aço, inclusive Lex é preso nessa minissérie, o que acaba aumentando ainda mais o ódio de Luthor. Um outro ponto interessante é que Luthor ainda não está completamente calvo.

A edição #5 traz uma das histórias mais sensíveis dessa série, onde Bizarro – um clone do Superman criado pelos laboratórios de Lex Luthor – pode ser considerado o personagem principal, com um final emocionante envolvendo a irmã cega de Lois – Lucy Lane. Uma outra boa mudança foi a forma como Superman e Batman se encontraram pela primeira vez em Gotham, estabelecendo uma amizade entre os dois focado mais no respeito, bem diferente do que na época pré-Crise. Na última edição vemos Kal-El descobrir sua verdadeira origem e um momento bastante sublime de boa interação entre Clark e Lana Lang.

Enfim, um recomeço empolgante com muitas opções a serem exploradas na série mensal que viria a seguir. Embora no decorrer dos anos, alguns elementos acabaram mudando, para muitos, Superman – O Homem de Aço foi a origem definitiva do herói de aço. Uma leitura obrigatória.

Por Roger

Colecionador de HQs Marvel desde 1981 quando comprei minha primeira HQ Heróis da TV Nº 21 pela Editora Abril e HQs DC desde 1984 quando a Abril lançou os três títulos: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação. Durante a década de 90, por motivos pessoais, fiz uma pausa, mas retornei em 2000 lendo algumas histórias do universo Ultimate.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here