Review | O Matuto, de Zibia Gasparetto

Uma incrível história sobre justiça, vingança e amor.

Como de costume o Mundo Hype procura apresentar ótimas histórias, reviews de qualidade e indicações que podem abrir a mente de novos e velhos leitores. A escritora espírita Zibia Gasparetto faleceu no último dia 10 de outubro vitima de um câncer no pâncreas. Como homenagem a ela, hoje você conhecerá o grande livro O Matuto, psicografado por Zibia e ditado pelo espirito Lucius. A nova edição foi distribuída pela Editora Vida & Consciência.

A edição nos conta a história de Geraldo Tavares ou inicialmente conhecido como “Raimundo”. Um menino de apenas 8 anos que foi tirado da presença de sua mãe e foi morar com o pai em um lugarejo chamado Dente de Onça, Localizado no interior de Mato Grosso. É chegado o dia em que seu velho pai Euclides falece e agora Geraldo se vê sozinho no lar. Com 28 anos, tem tudo que precisa, comida que planta e colhe, contato com a natureza, vive uma vida muito simples, em uma casinha extremamente simplória, conhece os animais, não vive com nada de luxo e dinheiro, ali não precisa de nada disso.

O MATUTO - ZÍBIA GASPARETTO - MUNDO HYPE
1ª CAPA DO LIVRO – O MATUTO

Passado alguns dias, eis que chegam dois homens procurando por Geraldo e lhe confessam que sua mãe faleceu. Agora Geraldo é dono de uma das maiores fortunas de São Paulo. A priore, ele não sabia que sua mãe Dona Carolina, ainda estava viva por todos esses anos, seu pai sempre falou que sua mãe havia morrido. Agora tomado de raiva do próprio pai, Geraldo quer descobrir porque de tanta mentira, porque de tantos segredos e histórias falsas. Geraldo, foi privado do amor da mãe, ele se sente sozinho e vai buscar entender por que foi levado para viver no mato, longe do amor de sua mãe, se tornando agora um matuto sagaz porém sozinho.

As muitas duvidas que rondam a mente e o coração de Geraldo são agora sua prioridade. Mesmo sendo um homem adulto, ele é analfabeto e não conhece nada da cidade grande. Fará da Av. Paulista seu grande palco em busca de resposta. Não é preciso ser letrado para ser sábio.


PONTOS A CONSIDERAR

A grande ideia do livro claro, é o espiritismo em si. Mas a história é tão orgânica, tão inicialmente despretensiosa, que muitas das vezes pouco enxergamos o gênero na edição. Entre o meio do livro e o fim, percebemos a intenção da autora em aproximar o leitor do espiritismo e todos os seus bons valores. Com uma velocidade de narrativa um pouco mais rápida, o final não necessariamente é dos melhores dado o costume de esperar sempre finais com plot-twist. Porém em relação a pontos que incomodam eles se acabam aqui mesmo.

No geral Zibia apresenta ótimos valores que apresentam o próprio espiritismo, o espirito de bondade, como se portar em relação as injustiças da vida, e qual a diferença entre desejar justiça e vingança.

No decorrer da leitura, através de muitos exemplos acompanhamos os benefícios de querer o bem. E isso traz uma leveza pra alma, uma vontade de valorizar a vida acima de tudo e se preocupar menos com problemas mundanos.

– Eu sô home que respeita a natureza. Deus fez tudo isso. O céu, as prantas, os passarinho, a água, o sol, as estrela, tudo. Às veis, costumo fala co’ele.

Geraldo é um ótimo protagonista. O antagonista da história ou os antagonistas são de fácil alusão com pessoas do dia a dia de qualquer pessoa. A clareza de ideias dos coadjuvantes levam o personagem principal a novos pontos e também o leitor a refletir melhor sobre novas perspectivas. Temas como depressão, alcoolismo, vícios e traições são tratados a todo momento apresentando seus malefícios e como escapar disso.

Por mais que seja uma obra espírita, se avaliada sem preconceito religioso ou de crença, é um ótimo romance. A representatividade da sabedoria e o valor que os homens dão perante a tudo que ganhamos em vida. No geral é um ótimo livro com pouco mais de 427 páginas, uma escrita leve e simples que consegue alcançar qualquer tipo de leitor. Dos mais simples aos mais exigentes.

Impossível ao terminar o livro não querer conhecer o personagem Geraldo!

O MATUTO - ZIBIA GASPARETTO - MUNDO HYPE
ZIBIA GASPARETTO

E Você já leu algum livro Zibia Gasparetto?

Compartilhe com amigos nas redes sociais, comente aqui o que achou do review. Não se esqueça que temos ótimas indicações, clique aqui e conheça outras ótimas histórias.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet