Review | Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, de Maya Angelou

Ergam todas as vozes e cantem, até a terra e o céu ecoarem, ecoarem a canção da Liberdade.

A Edição de hoje apresenta uma das autobiografias de Maya Angelou. Conheça um pouco mais sobre o livro Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola. Um livro tocante, sincero, representativo, onde a dificuldade, racismo e preconceito não conseguiram frear uma das mais influentes escritoras de todos os tempos.

Há um tempinho postamos aqui a resenha do livro AS ÚLTIMAS TESTEMUNHAS uma edição especial da TAG LIVROS (mas propriamente um livro do selo TAG CURADORIA). Voltamos hoje a apresentar mais uma linda e exclusiva edição, desse que foi um dos livros mais influentes das ultimas décadas. A edição conta com mais de 336 páginas, edição capa dura e também com uma belíssima revista para utilizar como material de apoio, apresentando um pouco mais sobre a escritora do mês e também da curadora escolhida (Conceição Evaristo). Isso tudo sem mencionar o mimo que acompanha cada edição da TAG. 


A HISTÓRIA

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola - Maya Angelou - Mundo HypeA vida da pequena Marguerite Ann Johnson (Maya Angelou) não foi nada fácil, criada parcialmente por sua avó na década de 30, na pequena Stamps – Arkansas EUA, um lugar cheio de ódio, preconceito e racismo. Maya e seu irmão Bailey Johnson passaram por situações difíceis ao longo de suas histórias, problemas familiares, raciais e sociais. Houveram momentos tristes que trouxeram a reflexão:

Quem sou e por que sou tão odiado, será somente por causa da cor da minha pele? 

Ao passar dos anos, Maya viveu um turbilhão de acontecimentos felizes e tristes, edificantes e traumatizantes. Talvez por tanta dificuldade na primeira infância, Maya desenvolveu censo critico e empoderamento muito cedo, em um tempo que poucas pessoas ousariam qualquer coisa que questionasse os paradigmas da sociedade. Mesmo o mundo demostrando não tolerar pessoas negras, Maya não se acovardou e moldou seu futuro com as peças que tinham ao seu alcance. Inúmeras foram as vezes que caiu e levantou.

Uma obra autobiográfica que olhando de uma forma rápida, não apresenta todo impacto que merece, mas basta uma reflexão um pouco mais detalhada, e achamos palavras que marcam nossas memorias. A história é basicamente carregada de momentos de fluir lágrimas e prender a respiração. Diálogos inimagináveis, discursos de ódio e repreensão a todo momento, mais uma obra que prova que problemas de mais de meio século atrás ainda se apresenta como algo tão contemporâneo.


ALGUNS PONTOS PESSOAIS

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola - Maya Angelou - Mundo HypeQuando recebi esse livro pela TAG me agradou por N motivos: O tema, a edição exclusiva, o material de apoio, as resenhas que acompanhei sobre ele, e claro, os mimos. Talvez tenha que admitir que subi as expectativas um pouco além da realidade. É um ótimo livro, mas Maya é tão imponente e única, que até nisso ela consegue nos surpreender. O livro mantem uma estrutura diferente do que estamos acostumados, a autora não se preocupa em impressionar, nem em manter o formato engessado de outras biografias, ela simplesmente fala. Em decorrência disso, a obra começa em uma velocidade de acontecimentos consideráveis e depois esmorece até próximo ao fim. Em contrapartida, somos presenteados por conhecer seus pensamentos mais íntimos, e ser chacoalhados em nossas certezas.

Depois que se aceita o convite para conhecer a vida de Maya, muitas percepções mudam, nos sentimos acolhidos e embasbacados pelos acontecimentos atrozes que sofre nossa mais nova amiga. O Livro apresenta trechos fortíssimos, onde nos desperta emoção e nos faz entender um pouco mais sobre as deficiências da alma humana. Spoilers a parte (me perdoe por isso), mas uma das cenas de estupro que consta no livro, me deixou de coração tão apertado e chateado a ponto de eu ter que encerrar a leitura por aquele momento para não aumentar a angustia. Maya cresceu, superou, viveu, se arriscou, se tornou tudo que muitos gostariam de ser, escritora, atriz, poeta, jornalista, diretora, cantora, ativista dos direitos civis, lutou pela igualdade social e muito mais.

Porém, quantas outras Maya’s não tem ou não tiveram as mesma sorte e caíram chorando sozinha?

Mas enfim, o material de apoio da TAG nos presenteia com muitas informações sobre Maya, suas influencias politicas, suas lutas a favor do Negro, sua garra, sua base, e muitas outras informações que nos faz admirar mais ainda essa maravilhosa escritora. Personalidades como Malcolm X, Martin Luther King, Opra Winfrey, Barack Obama, Steven Tyler, Kanye West entre outros. Todos que de uma forma ou de outra foram influenciados pela vida de Maya Angelou.

Espero que tenha a oportunidade de aproveitar esse primeiro livro dela, e acompanhar os demais, pois esse é só o começo. Nos deixa cheios de duvidas, ansiosos por mais, porém não atoa. Livros bons tende a nos tirar da zona de conforto.

Maya Angelou nos deixou em Maio de 2014


Aqui no Mundo Hype, o que não falta é ótimas indicações. Clique Aqui e acompanhe nossos últimos reviews, compartilhe com pessoas apaixonadas por leitura e leve mais conhecimento aos seus.

Lembre-se faça o que for, não saia daqui!!!

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola - Maya Angelou - Mundo Hype

A vida vai lhe dar exatamente o que você dá a ela. Faça tudo de coração e reze, depois é só esperar… Deus ajuda quem luta por si mesmo.

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet