Review | A História, por Editora Sextante

No principio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo e um sopro de Deus pairava sobre as águas.

O Objetivo da Editora Sextante é plausível em trazer este livro para o Brasil. Realmente quantas vezes você já esteve curioso para saber e entender um pouco mais sobre a bíblia mas não teve iniciativa para lê-la? Baseado nessas histórias nações foram erguidas, religiões, doutrinas, uma história escrita com sangue, suor e muita, muita fé. O livro A HISTÓRIA logo de inicio para facilitar e situar o leitor o máximo possível, apresenta “o mapa da antiga Israel” e também um sumário extremamente detalhado e com ordem cronológica dos acontecimentos antes e depois de Cristo. Um prefácio que apresenta a ideia central da obra e instiga o leitor a embarcar nessa que é a história mais importante do cristianismo.

No primeiro capitulo acompanhamos o Gênesis, a criação de tudo, o ponto inicial da nossa história segundo a bíblia. Passamos por Adão e Eva e o fruto proibido, onde culmina no pecado original. Abraão, Jacó, Esaú, José, Isaac, Moisés e por aí vai. Do velho ao novo testamento. O nascimento dos 10 mandamentos, a aliança do criador e criatura, a doutrina para se merecer a vida eterna no além-tumulo. Tudo de uma forma mais romanceada possível sem se ater aos pequenos detalhes.

O Livro traz em partes (assim como na bíblia) nomes e personagens que sendo religioso ou não, qualquer pessoa ouviu falar. Como: A Família de Abraão; A libertação dos escravos no Egito; A terra prometida; A era dos Reis Saul, Davi e Salomão; A terra de Israel e Judá. E já no novo testamento, o nascimento de Jesus de Nazaré, morte e ressurreição; A missão dos apóstolos e o apocalipse.

Relato pessoal

Meu intuito em conhecer mais sobre a bíblia nasceu de uma simples reflexão: Se sou leitor como sou e cristão, por que ainda não conheço a fundo tal obra? O livro A História assim como já nos deixa a impressão, é realmente A HISTÓRIA e me pareceu razoável começar por ele antes de ler a bíblia direto. Na verdade serve como um porta de entrada, uma espécie de “popurri” mas de forma alguma substitui a Bíblia original e seus ensinamentos.

Em tempos de debates tão acalorados e opiniões tão inflexíveis, entender um pouco sobre o que foi a história de Cristo (ou melhor) a história da nossa origem (segundo o cristianismo) é fundamental para enxergar que não somos tão diferentes de tempos longínquos, na verdade por mais que seja um livro escrito a mais de dois milênios, me pareceu ser bem contemporâneo em suas várias formas. 

Cristo não reinou absoluto em seu tempo apenas por propagar a verdade em suas palavras, mas sim pelos exemplos apresentados em sua história. Através dessa leitura podemos conhecer a trajetória dos acontecimentos, o impactante Velho Testamento e o revolucionário Novo Testamento. Seja você um líder religioso ou não, analisando de uma forma fria, a bíblia é um grande conjunto de bons e maus exemplos. Seja ela verdadeira ou não, ela tem um poder incrível de realmente mudar a vida de uma pessoa, basta que ela acredite. 

Um dos motivos pelos quais procurei ler A História, é o desejo de conhecer outras obras que se baseiam ou fazem menção a partes bíblicas. Ler tais edições sem conhecer os principais histórias do velho e novo testamento, seria perda de tempo. 

Acredite você no que quiser, seja você ateu, judeu, cristão, budista, islã ou hindu, a história do mundo partiu daqui (Velho Testamento) e aqui você encontrará muito mais do que atos de fé e religiosidade, aqui você conhecerá a nossa história.

Lembrando que essa edição não faz menção alguma sobre ser a história segundo católicos ou protestantes. Embora a internet sempre tenha discussões acaloradas sobre os editores deste livro no Brasil, recomendo que você leitor se houver interesse, procure ler a bíblia da igreja na qual você faz parte ou simpatize mais. Assim ficará mais fácil não perder tempo com pequenos detalhes totalmente irrelevantes de subgrupos religiosos.


Sua fé está acima de qualquer coisa que queiram te provar, siga no que acredita e com certeza seus dias serão melhores!


Lembrando que aqui no Mundo Hype, temos uma infinidade de indicações pra você, clique aqui e conheça outras grandes edições!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here