Review | Mundo em Caos, de Patrick Ness

Você já pensou como seria o mundo se todos pudessem ouvir os pensamentos daqueles que os cercam?

Mundo em Caos, de Patrick Ness é um relançamento feito pela Editora Intrínseca, com uma qualidade excepcional.

Este livro faz parte de uma trilogia chamada Mundo em Caos que já tinha sido lançada no Brasil pela Editora Pandorga entre 2011 e 2013 com outros nomes e capas (O Motivo (2011), A Missão (2012) e A Guerra (2013)).

Mundo em Caos
Mundo em Caos – Capas Antigas

Os livros fizeram certo sucesso na época, porém ficaram famosos também pelo descuido das publicações, que chegaram ao mercado cheio de erros de português, tradução e até mesmo impressão.

Mas a estória era tão envolvente, que na época todos estes problemas foram deixados de lado e os livros encontraram seu público.

Agora a Intrínseca resolveu estes problemas de modo magistral, lançando uma linda edição que começa pela capa com palavras em alto relevo simulando “O Ruído“ e segue pela borda vermelha das páginas. Traz ainda um conto extra para expandir o universo. Porém por enquanto só está lançando o primeiro volume da trilogia, o que vem a ser um problema para leitores afoitos como este que vos escreve. Mas falarei sobre isso mais a frente.

Mundo em Caos
Mundo em Caos – Nova Edição

 

Aparentemente este relançamento estava associado ao lançamento do filme Mundo em Caos que estava previsto para estrear em março de 2019, com um mega elenco, mas acabou precisando ter cenas regravadas o que a principio transferiu o lançamento do filme somente para  2020. Será que até lá já teremos todos os livros em novas edições por aqui? Tomara!!

Mas vamos ao livro.

Mundo em Caos é um livro que mistura diversos estilos e tem um ritmo tão frenético que é quase impossível parar a leitura. É uma distopia, num cenário de faroeste, que possui romance, critica social, ficção cientifica e muita, mas muita aventura.

Mundo em Caos
Mundo em Caos – O Ruido

Conta a estória de Todd, um garoto que vive num planeta chamado Novo Mundo. Aos poucos descobrimos que este planeta foi colonizado por humanos que vieram até ali em busca de uma vida melhor, porém ao chegar, encontraram seres que lhes transmitiram um vírus, fazendo os animais falarem, matando todas as mulheres e fazendo com que os homens passassem a ouvir e ver seus pensamentos, o chamado Ruído. Isto deixou muitos homens loucos, e causou uma guerra com estes seres, que foi vencida pelos homens, que seguem vivendo, sem mulheres e sem segredos, já que todo pensamento pode ser ouvido.

Todd já nasceu neste planeta. Ele tem 13 anos e 12 meses, e em 30 dias completará 14 anos e se tornará um homem, de acordo com as leis do vilarejo onde mora. Ele é a ultima criança deste planeta, já que todas as mulheres morreram e não houve mais nenhum nascimento.

Porém de repente toda a sua vida muda.

Ele está em uma expedição com seu cachorro em um pântano próximo ao vilarejo quando “ouve um silencio”. Em um mundo cheio de ruído, aquilo é muito estranho.  Para Todd, o silencio é algo assustador.  Quando esta informação chega ao seu vilarejo, os dois rapazes que cuidavam dele desde que sua mãe morreu lhe dizem que ele precisa fugir.

Mas fugir do que? Fugir para onde, se só existe aquele vilarejo naquele planeta?

E então ele começa a descobrir que tudo aquilo que soube em seus 13 anos de vida era uma grande mentira, e que não se sabe por que, pessoas da sua vila o querem morto.

E começa ai sua fuga, através de um planeta inexplorado, junto com seu único amigo, Manchee, um cachorro falante e uma mochila com um pouco de comida, um mapa, um livro antigo escrito pela sua mãe e uma faca.

Porém nesta fuga eles encontram um ser em extinção: Uma garota.

Quem é aquela garota? Como ela sobreviveu ao vírus? E porque ela não fala?

Logo Todd percebe, que assim como ele, a garota também esta sendo perseguida e decide ajuda-la  e nós leitores passamos a fugir junto com eles, pois Patrick Ness consegue realmente fazer com que o leitor embarque nesta  estória e fuja junto com os personagens.  Ao fim de cada capitulo ele deixa um gancho para o próximo e cada vez mais temos a certeza de que eles não vão sobreviver. De repente os 5 homens que lhes perseguiam se transformam num exercito.

Mas qual o motivo de toda aquela perseguição?

O que Todd fez? Quem é aquela garota? Qual a real história daquele planeta? De onde surgiu aquele exercito?

O autor consegue nos tragar para aquela perseguição em busca destas respostas e quando percebemos já estamos num caminho sem volta onde conseguimos sentir O Ruido ao nosso lado, fazendo com que as páginas do livro não parem de virar.

O autor realmente tem um ritmo de escrita inacreditável. Ok, às vezes o tom juvenil da estória aumenta, com certas saídas meio rocambolescas encontradas e algum exagero no drama, principalmente quando o autor parece estar nos enrolando para que tanto Todd quanto a gente possa saber qual é a real verdade daquele lugar, ou sobre um certo personagem que nunca morre, mas aceite a brincadeira e embarque neste caos.

Te garanto que será impossível não se divertir.

Mundo em Caos
Mundo em Caos

Porém o conselho mais importante de todos ao ler este livro é: Se possível, tenha o próximo volume em mãos, pois o final do livro vai acabar com você.

Como eu disse, sou afoito demais e para mim ficou difícil esperar a Intrinseca lançar o próximo volume.

Sendo assim, já estou numa Missão entre a Pergunta e a Resposta. E que venha a Guerra.

E você? O que está esperando para embarcar neste caos? Ou já leu o livro e veio aqui só conferir nossa opinião?

Vamos conversar nos comentários.

Se procura diversão, este livro foi feito para você. E que venham as continuações e o filme principalmente.

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here