Review | Trono de Vidro: Rainha das Sombras, de Sarah J. Maas

Aelin era uma nuvem rodopiante de morte, uma rainha das sombras, e aqueles homens já eram carniça.

*****Essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores

Em Trono de Vidro – Rainha das Sombras, lançado pela Editora Galera Record, Aelin assume oficialmente sua situação de rainha de Terrasen. Ela volta para Forte da Fenda e vê que as coisas estão muito piores do que imaginava: seu primo, que ela não sabia o paradeiro, estava preso e seria executado em breve pelo rei de Adarlan, Dorian fora capturado por seu pai e a sua relação com os rebeldes – e Chaol – não era das melhores. Aelin agora precisa resgatar seu primo, lidar com a raiva de Chaol e descobrir como restaurar a magia, enquanto tenta fugir da manipulação de seu antigo empregador – o Rei dos Assassinos.

Ao mesmo passo em que Aelin precisa lidar com todos os seus problemas, os membros de sua corte possuem os seus próprios. Em Morath, Manon Bico Negro tenta lidar com as bruxas sob sua jurisdição, ao mesmo passo que tenta descobrir o que realmente acontecia dentro das montanhas onde estava. Um personagem novo é acrescentado à história, Elide, que passa a ser uma aliada de Manon e tem seu passado interligado com o de Aelin.

Fiquei pensando  em como você poderia jamais saber que senti sua falta com apenas um oceano entre nós. Mas, se fosse a morte nos separando… Eu encontraria você Não me importam quantas regras quebraria. Ainda que eu mesmo precisasse conseguir as três chaves para então abrir um portão, eu a encontraria de novo. Sempre.

Nesse livro, Sarah J. Maas volta a ter um tom um pouco mais leve na escrita, balanceando bem os momentos de tensão com os momentos de leveza e brincadeiras entre os personagens. A leitura desse livro foi tão fluída, e, ao mesmo tempo, intensa, pois não queria largar enquanto não sabia o que ia acontecer no próximo capítulo. Aqui voltamos a ter mais romance, na medida certa (sem excessos) e novos casais começam a se formar aqui – pra quem já viu algumas fanarts pela internet já tem algumas ideias.

A interação entre os personagens é muito divertida, principalmente quando Aelin precisa lidar com seu primo e seu carranam – Aedion e Rowan. Mesmo sendo uma história mais dramática, acabava me surpreendendo ao rir de certas passagens do livro.

Uma surpresa gratificante foi o retorno de dois personagens do livro A Lâmina da Assassina, Lysandra, uma antiga rival de Aelin, e Arobynn Hamel, rei dos Assassinos e antigo mestre de Aelin. Por mais que detestasse Arobynn no livro em que ele aparece, aqui ele tem papel fundamental nos planos de Aelin. E Lysandra torna-se uma aliada fundamental e uma amiga que nossa protagonista precisava. Além de nos presentear com ótimas cenas ao lidar com Aelin.

Você e eu não passamos de bestas selvagens em pele humana.

Outra passagem que gostei muito foi o primeiro encontro entre Aelin e Manon. Para não dizer muito, posso apenas resumir que saíram faíscas. Eu simplesmente adorei e espero que elas se encontrem mais vezes nos próximos livros.

Se eu morrer por sua causa, vou enchê-la de porrada no inferno.

Rainha das Sombras é um livro de revelações. Revelações sobre o passado dos personagens, suas origens e suas verdadeiras aspirações. Descobrimos sobre a ascendência de personagens chave, suas relações com o passado de Aelin e até mesmo de Maeve. Os personagens estão muito mais interligados do que meramente imaginamos. Eu ainda estou digerindo várias delas!

Volto a repetir nessa resenha o que disse nas anteriores: recomendo a leitura da série Trono de Vidro. Sarah J. Maas sabe escrever uma ótima aventura e a publicação desse livros foi um presente da editora para o público brasileiro.

 

1- Trono de Vidro – Resenha aqui

0,5 – A Lâmina da Assassina – Resenha aqui

2- Trono de Vidro – Coroa da Meia-Noite – Resenha aqui

3- Trono de Vidro – Herdeira do Fogo – Resenha aqui

4- Trono de Vidro – Rainha das Sombras

5.1 – Trono de Vidro – Império de Tempestades Tomo 1

5.2 – Trono de Vidro – Império de Tempestades Tomo 2

Torre do Alvorecer – Um romance de Trono de Vidro

6- Trono de Vidro – Reino de Cinzas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here