Review | Treze, de FML Pepper

Sou uma fã declarada de fantasia e, para que um livro de romance contemporâneo venha a entrar como prioridade na minha imensa e interminável lista de livros que quero ler, é necessário  ter uma pitadinha de magia. E magia não falta em Treze.

”O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito… até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e… pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo.

Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito… até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.”

Treze, da queridíssima FML Pepper, foi lançado em 2017 pela Editora Galera Record. Há algum tempo já queria adquirir o meu volume, e consegui depois de completar minha série Não Pare!, também da FML Pepper.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Eu li a trilogia e decidi ler Treze pouco depois, já que eu estava enrolando a algum tempo, e queria aproveitar o momento em que estava acostumada com a escrita da autora. Sabe aquela momento que você consegue o livro que quer, olha pra ele todos os dias mas a coragem de começar nunca chega? Estava nesse momento. Além disso, vim da trilogia Não Pare! um pouco incomodada com a protagonista, porque a coitada só era levada de um lado para o outro, o tempo todo, sem ter muito o que fazer. Mas nesse livro… tudo muda!

Temos Rebeca, uma personagem principal forte, decidida, determinada, que sabe o que quer e não fica esperando as coisas acontecerem. Ela passa por maus momentos mas acaba conseguindo se superar e se mostrar dentro de todas as qualidades que citei acima. Rebeca não acreditava em magia até a mesma acontecer em sua vida, por meio de uma cartomante bem suspeita. Outro protagonista, Karl, é um mocinho muito fofo e que desde o principio mostra que tem coração. Ele vem de uma sequencia de decepções e que se preocupa em cuidar da família e ajudar quem precisa, no caso, Rebeca. Eles acabam precisando da ajuda um do outro, e têm que superar os próprios medos e angustias para conseguirem ficar juntos (o que eu achei maravilhoso!). São personagens maduros e profundos, que me mantiveram entretida até o fim do livro.

Um detalhe que talvez tenha aumentado minha identificação é que o livro se passa no Brasil, alternadamente no Rio e em Belo Horizonte. No caso, não só em BH, mas na minha segunda casa durante muitos anos – a faculdade. Detalhes do estacionamento, dos prédios me deixaram realmente empolgada. Até porque passei muito tempo frequentando alguns dos prédios citados.

Sinceramente, eu amei Treze. Mostrou a evolução da escrita da autora quando comparado a Não Pare! – não que esse seja ruim, eu também amei, mas é claro o desenvolvimento da complexidade dos personagens, da profundidade e até dos assuntos que foram tratados. Foi uma leitura maravilhosa de mais uma autora tupiniquim que ficará no meu coração com seu jeito de misturar magia e romance de forma doce. Recomendo a leitura de Treze para os fãs de romance com uma pitada de magia, e fico ansiosa para saber o que FML Pepper nos prepara no futuro.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here