Rede de Sussuros de Chandler Baker foi lançado pela Editora Intrínseca primeiro em seu Clube de Livros e depois para todo o público.
O livro é baseado nos protestos gerados pelo evento que ficou conhecido como Me Too nos Estados Unidos, que começou com a industria cinematográfica e acabou envolvendo toda a sociedade americana, onde muitas mulheres tiveram coragem de vir a linha de frente e informar que tinham sofrido assédio sexual.
SINOPSE: Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende.
Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.
Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.
Rede de Sussurros foi um livro que me chamou atenção desde seu lançamento, mas como o tema prometia ser um tanto polêmico, resolvi esperar para ver as opiniões daqueles que o lessem, e assim que percebi que no geral as pessoas estavam gostando resolvi me envolver com a trama.
Posso afirmar que esse foi um daqueles livros que nos sugam para dentro de suas páginas, a ponto de termos que ir fazer algo, mas ficamos naquela história de “só vou ler mais algumas páginas” de tão envolvente que a história se mostra; além disso, o livro é um dos mais realistas sobre o mundo corporativo e o mundo feminino da atualidade, e a autora discorre com muita sabedoria a respeito da conciliação que as mulheres precisam fazer entre trabalho, maternidade, casa e marido, nos fala sobre como os homens veem mulheres como inferiores ainda nos tempos atuais, apesar de serem essas que conduzem tão bem as coisas em suas casas e muitas vezes em seus trabalhos, e podemos acompanhar tudo isso por meio da voz de três mulheres intrigantes e interessantes cada uma a seu modo.
Em geral, meu parecer é que gostei muito do livro e faltou muito pouco para ser perfeito.
Na categoria assuntos discutidos ele certamente merece o maior destaque como já mencionei pois foi muito certeiro, direto e sem pintar cenários que não existem, apenas transmitiu o que mulheres sofrem em todas as partes do mundo, seja lá qual cargo que ela tenha.
Além disso, a autora abordou muito bem o assédio, a forma como homens agem muitas vezes não sabendo ouvir um não, assediando mulheres e bajulando-as sabendo que se elas resolverem recorrer às autoridades geralmente esses homens seriam as próprias autoridades e suas denúncias acabariam dando em nada, e mais uma vez foi certeira no que transmitiu, pois infelizmente essa ainda é uma realidade, o que obviamente não muda o fato de que cada vez mais precisamos denunciar aquilo que presenciamos quando acontecer.
Ainda, outro ponto que me marcou intensamente e foi um dos responsáveis pela minha grande ligação com o livro foi o mistério, pois no início encontramos a narrativa de três semanas antes e no presente temos pessoas dando depoimentos, elas são chamadas de rés e não sabemos exatamente o que aconteceu, porém temos a impressão que está sendo investigado um assassinato, e foi isso que me moveu, o fato de os trechos de depoimentos serem apresentados nos intervalos da narrativa do passado, o que me fazia querer correr para chegar logo em mais um trechinho apresentado daquele mistério.
Por falar em depoimentos e mistérios, para os fãs de Pequenas Grandes Mentiras, da autora Liane Moriarty, achei esse livro bastante semelhante àquele no seu estilo de narrativa e no seu suspense, embora cada autora tenha sua peculiaridade, seu tema e são histórias diferentes.
Mas então eis a questão, o que me desagradou no livro a ponto de eu não poder dar as cinco estrelas?
O meu desagrado deve-se aos atos de uma determinada personagem, e embora ache que as demandas dela eram válidas, seus dilemas e acusações eram verdadeiras como podemos acompanhar na história, em alguns momentos senti que a tal personagem, que não mencionarei para não influenciar as opiniões alheias, se rebaixou ao nível de ameaças e negociações para não expor aquilo que deveria ser exposto e não tinha preço e nem negociação que pudesse fazer aquilo se tornar válido, e achei isso injusto e errado, além de não ter aceitado muito bem o modo como ela trata seu marido, pois o livro também nos apresenta bons homens e nem todos devem ser generalizados e considerados os vilões mundiais.
Em resumo, Rede de Sussurros é um bom livro, que mexe com nossa mente e sentimentos, e como todo bom livro consegue nos despertar simpatia e antipatia pelos personagens já que acabamos os vendo como muito reais.
Recomendo esse livro especialmente para as mulheres que com toda certeza se identificarão com muitas questões aqui presentes e se sentirão representadas, mas também indico para que os homens possam lê-lo e repensar suas atitudes, ou observar aquilo que jamais devem fazer.
E você, já leu este livro? O que achou?
Tem algum livro que fale de empoderamento feminino para indicar para nós?
Se ainda não leu, confiram o livro no site da Amazon – Rede de Sussurros
Vamos conversar nos comentários.
E não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.
E curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.
#pracegover Na capa do livro temos uma foto de uma garota de lado, sem mostrar o rosto, e sobre esta foto foi feita uma pichação com spray rosa.