Review | Os quatro ventos, de Kristin Hannah

Review | Os quatro ventos, de Kristin Hannah

Olá pessoal!

Depois de um pequeno hiato, volto aqui para falar de um livro maravilhoso que me tirou da zona de conforto de uma forma inesperada. Os quatro ventos, da autora Kristin Hannah é um romance histórico que consegue levar até ao mais forte dos corações a fica em pedaços.

Sinopse: Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.

Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.

Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.

Li esse livro por causa de uma Leitura coletiva com o @clubedolivroBH e, se não fosse por eles, nunca teria conhecido essa obra tão incrível, que mostra que a força vai muito além do que os olhos podem ver.

Kristin Hannah escreveu Elsa, uma mulher que não foi amada nem por sua família, nem por seu marido, um exemplo de força, resistência e resiliência no meio de tantas adversidades como foi a grande seca que aconteceu após a Grande Depressão.

Quando seus filhos estão morrendo, você faz qualquer coisa para salvá-los, até atravessar montanhas e desertos.

Eu consigo entender porque esse livro virou um fenômeno mundial, principalmente entre os norte americanos, pois conta uma linda história de sobrevivência e amor de uma mulher por sua família e sua terra em meio a tantas dificuldades. Talvez para nós, brasileiros, não nos conectemos com tamanha força pois essa parte da história nós não vivemos, mas conseguimos ver toda a dor e esperança que Elsa consegue nos passar.

Só não dou 5 estrelas porque a filha de Elsa, Loreda, conseguiu me irritar ao longo de boa parte do livro, demorando muito a reconhecer todo o esforço que a mãe fazia por ela, para mostrar que sempre a amou e que poderia contar com ela para tudo.

Um livro maravilhoso, que agradeço à Editora Arqueiro e ao grupo de Leitura Coletiva que me levou a conhecer essa personagem maravilhosa e a incrível história de Os quatro ventos.

Jean segurou a mão de Elsa. Até então, Elsa nunca soubera a diferença que um amiga podia fazer, como alguém pode levantar seu espírito o suficiente para você se manter de pé.

Leia mais Reviews

Review | Os quatro ventos, de Kristin HannahOlá pessoal! Depois de um pequeno hiato, volto aqui para falar de um livro maravilhoso que me tirou da zona de conforto de uma forma inesperada. Os quatro ventos, da autora Kristin Hannah é um romance histórico que consegue levar até ao mais forte dos...