Review | O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago

Desafie-se

José Saramago
José Saramago

Você já leu Saramago? Não? Então venho lhe dizer que O Conto da Ilha Desconhecida é um bom começo para quem deseja conhecer a escrita diferenciada deste escritor sensacional.

Lançado no Brasil pela Cia das Letras, é um livrinho pequenino, com pouco mais de 60 paginas e diversas ilustrações e que poder ser lido em uma hora.

Num castelo Real existe o Portão das Petições, e é lá que se encontra o Homem, que tem um pedido a fazer ao Rei, e somente ao Rei.

Mas o Rei prefere ficar no portão dos Obséquios, onde recebe coisas das pessoas.

O Conto da Ilha Desconhecida - Capas Brasileiras e Portuguesas
O Conto da Ilha Desconhecida – Capas Brasileiras e Portuguesas

É lá que ele se encontra quando é informado que no Portão das Petições existe um homem que deseja lhe falar, e empacou na fila dos pedidos, dizendo que só sai de lá após fazer o pedido diretamente ao Rei.

O Rei está acostumado a delegar a seus subalternos, que delegam a outros subalternos que delegam a outros subalternos a atividade de escutar as petições do povo.

No momento, o nível mais baixo desta “cadeia burocrática” é a Mulher Da Limpeza que ouve a pedido do Homem e faz com que ele chegue até o Rei, que sem opção, vai até o Homem e ouve seu pedido:

Eu preciso de um barco!

  – E para que precisa de um barco?

  – Para ir até a Ilha Desconhecida!

O Rei acha aquilo ridículo.

  – Já conhecemos todas as ilhas! – O Rei lhe diz

A ilha desconhecida, repetiu o homem, Disparate, já não há ilhas desconhecidas, Quem foi que te disse, rei, que já não há ilhas desconhecidas, estão todas nos mapas, Nos mapas só estão as ilhas conhecidas, E que ilha desconhecida é essa que queres ir à procura, Se eu to pudesse dizer, então não seria desconhecida, A quem ouviste falar dela, perguntou o rei, agora mais sério, A ninguém, Nesse caso, por que teimas em dizer que ela existe, Simplesmente por que é impossível que não exista uma ilha desconhecida, E vieste aqui para me pedires um barco, Sim, vim aqui para pedir-lhe um barco, E tu quem és, para que eu to dê, E tu quem és, para que não mo dês, Sou o rei deste reino, e os barcos do reino pertencem-me todos,…

Mas isso não convence o Homem, que só tem uma certeza em seu ser: Ele precisa encontrar a Ilha Desconhecida e ver quem é ele ali.

O Rei, após tanta insistência acaba aceitando dar-lhe um barco.

Mas a sina do Homem não termina ai, pois ele precisa de uma tripulação.

Mas como convencer aos marinheiros que levam uma vida tranquila a caírem no mar em busca de algo desconhecido que pode nem existir?

O Conto da Ilha Desconhecida
O Conto da Ilha Desconhecida

Em um conto pequeno para ser lido em uma hora, José Saramago nos traz diversas reflexões, nos mostrando que não devemos nos contentar com aquilo que já conhecemos.

…é deste modo que o destino costuma comportar-se connosco, já está mesmo atrás de nós, já entendeu a mão para torcar-nos o ombro, e nós ainda vamos a murmurar, Acabou-se, não há mais que ver, é tudo igual.

Temos que estar abertos para o novo, e assim como o Homem, buscar Ilhas Desconhecidas e descobrir como somos nestes lugares.

O pequeno texto de O Conto da Ilha Desconhecida nos mostra que devemos sempre querer mais.

Devemos sair da nossa zona de conforto e não nos contentarmos com aquilo que já conhecemos, mesmo que o mundo ao nosso redor insista em que fiquemos no mesmo lugar, simplesmente porque nós e o mundo já estamos acostumados.

O homem vive sempre num embate com aquilo que todos estão acostumados, com as ideias preconcebidas e com o medo do desconhecido.

…Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós, Se não saímos de nós próprios, queres tu dizer.”

Desacostumemo-nos com o rotineiro.

Busquemos o desafio.

Queiramos sempre ser mais.

E que a gente consiga se ver de fora de  nossa nova ilha desconhecida e que essa seja uma bela visão!

E você, já leu José Saramago?

Qual seu livro preferido do autor?

Confiram o livro no site da Amazon – O Conto da Ilha Desconhecida

Vamos conversar nos comentários.

E não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here