Review | Não Confie Em Ninguém, de Charlie Donlea

Não Confie em Ninguém, principalmente em Charlie Donlea, o autor deste livro, pois ele não tem pena de seus leitores.

Não Confie em Ninguém é o terceiro livro do escritor lançado no Brasil com mais uma bela edição pela Faro Editorial em 2018.  Bela capa, paginas com um papel grosso e que muda de tom e até de fonte de acordo com a época da estória que está sendo narrada.

Em 2019, a Faro Editorial relançou este livro no Box Viciados em Suspense, junto com A Garota do Lago e Deixada Para Trás.

Charlie Donlea é um autor interessante. Como já disse em resenha aqui no site, acho a Garota do Lago um suspense fraco, pois ali o autor encontrou uma maneira bem desonesta para tentar ludibriar o leitor, mas acho que ele mesmo percebeu isso e resolveu se desenvolver, e posso dizer que com grande sucesso.

Nos próximos livros ele foi fundo na pesquisa, saiu da zona de conforto e criou narrativas muito diferenciadas.

Em Deixada para Trás eram as cenas de autópsia que tornaram o romance diferente de tudo o que eu já tinha lido, com um nível de detalhes que levava o leitor à mesa dos  legistas.

Em Não Confie em Ninguém, mais uma vez ele sai da sua zona de conforto e traz uma narrativa eletrizante, e desta vez com um conteúdo mais diferente ainda, misturando o texto com a criação de um documentário de televisão, algo tão na moda atualmente em tempos de Netflix.

O livro conta a estória de Grace Sebold.

Faz 10 anos que ela está presa, acusada de ter matado seu namorado em um resort do Caribe, onde eles, amigos e a família se encontravam para acompanhar um casamento.

Como nos outros livros do autor, logo nos dois primeiros capítulos já vemos um crime acontecendo. Em um capitulo pelo ponto de vista do assassino. No outro pelo ponto de vista da própria vitima. Esta já é uma estrutura diferente de outros thrillers que encontramos por ai, pois estes capítulos iniciais me fizeram retornar ali diversas vezes para ver se não havia algum detalhe que tivesse passado despercebido e que pudesse me ajudar a descobrir quem era o criminoso.

No inicio parece um acidente, mas a policia encontra sangue no local e a autopsia percebe que a vitima foi atingida por algo na cabeça antes de cair do penhasco.

Um crime em um resort em uma ilha paradisíaca que vive do turismo tem que ser logo resolvido e assim, de repente, todas as provas levam a Grace.

E haja provas!!!

Grace é condenada a prisão na própria ilha do Caribe, e nem tem a chance de tentar ser processada nos EUA.

Mas mesmo com tantas provas contra ela, passados 10 anos presa, ela continua alegando inocência e agora encontrou uma nova maneira para tentar provar sua inocência: Sidney Ryan.

Sidney é uma cineasta que vem se especializando na realização de documentários sobre pessoas condenadas injustamente. Ela fez 3 documentários nessa linha e conseguiu encontrar erros nos processos, fazendo com que os crimes imputados a seus personagens fossem cancelados , e os mesmo fossem libertados de suas penas.

Com este sucesso, ela passa a receber muitas cartas de presos que se alegam inocentes, e dentre elas, descobre o caso de Grace.

E ai Donlea brinca com o leitor!

Ao chegar a ilha e falar com a policia, Sidney acha que está perdendo seu tempo, pois as provas contra Grace são muito contundentes, mas com o tempo ela vai descobrindo que há muita coisa errada por ali. E vamos sendo conduzidos junto com a investigação de Sidney.

A cada capitulo é uma nova descoberta, e vamos vendo que tudo aquilo que parecia certo e sacramentado, na verdade está apenas encobrindo diversos erros de uma investigação feita as pressas, e assim, junto com Sidney, percebemos que tudo leva a crer que Grace é mesmo inocente.

Com toda a informação levantada e vendo que tem uma grande estória nas mãos, ela propõe um programa um pouco diferente à rede de televisão que a contratou.

Vai ser um True Crime Story On Line. Diferente da Netflix que costuma lançar uma serie completa, aqui a proposta de Sidney é fazer 10 episódios, porem ir produzindo um episódio por semana, com aquilo que for descobrindo.  Não existe um roteiro prévio ou um final já pré-escrito. Publico irá saber dos fatos logo após Sidney conhece-los.

A ideia de transformar a investigação em um documentário foi uma jogada de mestre do autor.

Como eu já disse, em tempos de Netflix, somos todos viciados nestes tipos de programas, então estes detalhes deixam a obra mais interessante do que um simples thriller, pois Donlea nos faz participar com Sidney da criação deste documentário. Seguimos Sidney tanto em suas investigações e pesquisas como na criação do programa, e isso agrega muito a estória. Reuniões de pauta, luta por ibope, tecnologias para edição e uma estória sensacional para contar.

A cada vitória no Ibope ou nova pista comemoramos com Sidney.

Mas quando tudo parece estar correndo bem, ela recebe uma carta de um antigo detetive que lhe diz que nem tudo é tão simples quanto parece.

Será que Grace vem enganando Sidney todo este tempo? O que realmente aconteceu naquele penhasco?  Grace e Julian realmente se amavam? E as coincidências no passado de Grace? São coincidências ou uma repetição de um padrão?

Assim que este novo personagem entra na estória, fica impossível largar o livro.

No final, o culpado era exatamente quem eu imaginava, mas Donlea é mau e não permite que a gente saia bem desta estória, nos dando uma rasteira enorme onde eu só me perguntava:

Como este autor teve coragem de fazer isso????

E garanto que tem que ser um autor corajoso para assumir escrever este final e não aceitar nenhuma pressão pela busca de um final mais popular. Eu imagino até a briga que ele não deve ter tido com o editor ao fazer esta escolha.

Bato palmas para a coragem de Donlea e fico muito grato por ter tido a chance de ler este livro, mesmo ficando com um gosto azedo na boca.

Leiam e preparem-se para ficar sem chão.

E você, gosta de livros de suspense? Qual seu livro favorito?

E já leu algum livro do Charlie Donlea? Qual gostou mais?

Já leu as outras resenhas dos livros dele aqui no nosso site?

Vamos conversar nos comentários.

E não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here