Review | N. de Stephen King

N. é uma graphic novel lançado pela Darkside Books, onde um conto do Stephen King é adaptado para os quadrinhos por Marc Guggenheim (roteiro) e Alex Maleev (arte). Estava ansiosa para ler esse livro, e fui surpreendida positivamente com o teor da graphic novel, desde a arte até o final do roteiro. O livro tem mais detalhes e mais elementos que o conto em que foi baseado, mas isso não é demérito nenhum, torna a imersão muito mais ampla e completa.

Resultado de imagem para n. stephen king

A realidade é um mistério, Dr. Bonsaint, e essa textura cotidiana sobre tudo é o o pano que usamos para cobrir, para mascarar o brilho e as trevas.

N. começa contando sobre a relação que o analista John Bonsaint com seu paciente Nathan  – N. Nathan desenvolveu transtorno Obsessivo-Compulsivo após uma viagem às Terras de Ackerman, no Maine, onde sete pedras (ou oito) estão em uma área de acesso restrito. Intrigado, o analista decide viajar ao local falado por seu paciente após descobrir seu suicídio, e isso o coloca em uma jornada sem volta. John não consegue compreender como uma pessoa que foi a vida inteira ‘normal’ desenvolveu TOC de uma hora para outra, e acaba por ele mesmo encontrando algo muito pior que seus mais íntimos pesadelos.

Somos avisados logo no inicio do livro que essa história vai um pouco além do conto a pedido da Marvel, com mais detalhes e mais personagens. Eu não li ainda o conto original, mas acredito que esse acréscimo foi essencial, já que o meio de apresentação da história é diferente, logo, alguns ajustes precisariam de ser feitos. Marc Guggenheim fez um ótimo trabalho de adaptação, fechando e abrindo possibilidades em pontos cruciais da história.

A arte do livro é outra coisa a se apreciar. O trabalho de Alex Maleev foi de um primor incrível. Ele conseguiu misturar pessoas reais com as ilustrações, aumentando a sensação de realidade da história, e, como consequência, aumenta a imersão do leitor e a sensação de inquietude que o conto passa.

A edição entregue pela Darkside Books está sensacional, com extras no fim das páginas. Uma graphic que vale a pena ser lida e apreciada nos mínimos detalhes, principalmente ‘ao quadro 5 da página  e ao quadro 4 da 26’. Uma obra de terror que é capaz de agradar aos leitores de quadrinhos e de livros em geral. N. é um terror psicológico pandimensional que pode te deixar refletindo sobre a vida antes de dormir ou te deixar com medo de dormir, e garantir que suas coisas fiquem organizadas sempre em números pares – 8 é um bom número.

Curiosidades: O conto N. pertence à coletâneas de contos Ao Cair da Noite e esse conto anteriormente foi adaptado para mobisódios pelos autores citados na resenha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here