Review | Lords of the Sith

Review | Lords of the Sith

“Existence without proper rule was chaos, disorder, suboptimal.”

 

Livros Canon x Legends

Em Star Wars temos os livros Canon (considerados como parte oficial da história contada pelos filmes) e os livros Legends (que são ficções baseadas no universo Star Wars e não são consideradas histórias oficiais). Esse livro é considerado Canon e absolutamente necessário para os fãs do Dark Side da força.

O autor Paul S. Kemp foi o responsável por dar vida a este livro publicado em 2015 que conecta o terceiro filme às aclamadas séries Clone Wars e Rebels.

Enredo

Nesse livro temos Darth Vader mostrando todo seu poder como protagonista de uma história cheia de ação enfrentando os terroristas, digo, os Rebeldes libertários de Ryloth e as terríveis criaturas que habitam esse planeta inóspito da Orla Exterior.

Na linha do tempo este livro se encaixa logo após o filme 3 da ordem cronológica (Revenge of the Sith) e antes do livro Tarkin (que já li e recomendo muito, se quiserem trago a resenha dele também). Então não faz muito tempo que Vader se tornou um todo poderoso Sith e muitas memórias como Anakin Skywalker ainda o assombram.

Nesta história vemos algo muito raro: o poderoso Darth Sidious indo junto com o Darth Vader em uma missão. Pois além do imperador não gostar de demonstrar seus poderes perante testemunhas, ele também raramente se arrisca, normalmente mandando Darth Vader (ou outros aprendizes antes dele) para executar as missões e tarefas.

Enquanto sozinho Darth Vader já se mostra o famoso “exército de um homem só”, seu mestre também faz inúmeras demonstrações de poder que irão deixar o queixo caído de qualquer um que os tenha subestimado algum dia.

Antigos conhecidos

Um rosto familiar está nessa história: Cham Syndulla, líder do movimento libertário de Ryloth, pai de Hera Syndula  (uma das protagonistas de Star Wars Rebels). Cham e seu movimento libertário, assim como outros Rebeldes mais extremistas como Saw Guerrera, flertam constantemente com o terrorismo, vale tudo em prol de conseguir a liberdade de seu planeta ou a vitória de sua causa. Tanto que durante quase o livro todo ele precisa repetir para si mesmo que não é um terrorista e lidar com a consciência pesada que tais ações trazem.

Imparcialidade

Uma das coisas mais interessantes sobre este livro é ver o outro lado da história. É um tanto incomum vermos o lado do império sendo contado de maneira tão imparcial. Quando Star Wars é dissecado e explorado com mais atenção fica bem mais claro que tudo tem seu ponto de vista, e que na guerra ambos os lados são capazes de coisas terríveis.

Relação Mestre x Aprendiz

Outro destaque nesta história é como Darth Vader está sendo testado o tempo todo por Darth Sidious enquanto eles enfrentam inúmeros perigos juntos. Uma história que revela muito da relação entre mestre e aprendiz Sith. Além de mostrar com exatidão o poderio impressionante desta icônica dupla, em diversos momentos é possível ver a incrível sincronia entre os dois em batalha.

Veredicto

Lords of the Sith é um livro incrível cujas páginas fluem com muita facilidade. Uma leitura essencial para qualquer fã de Star Wars que gostaria de saber mais sobre estes poderosos Sith e cujo próprio livro os coloca como APEX PREDATORS (predadores do topo). O livro também traz inúmeras lições sobre a força e resiliência de Vader que podem ser aproveitadas para nossas vidas.

 

E você? Já leu algum livro do universo Star Wars?

Fica aqui essa minha dica de leitura para todos que conhecem ou querem conhecer melhor Darth Vader e seu mestre.

Leia mais Reviews