Review – Joãos & Joanas: Primeiras Impressões e Tangram #1, de Pedro Hutsch Balboni

Yoooooo joaninhas e vilões espalhados pelo multiverso!

Em mais duas obras que encontramos no Festival Guia dos Quadrinhos 2016, fomos apresentados a dois universos completamente diferentes mas, que envolvem temas que se encontram de alguma maneira. Vamos analisar as duas separadamente logo abaixo…


Joãos & Joanas: Primeiras ImpressõesJoãos & Joanas: Primeiras Impressões
Páginas: 82
Capa: Papel Supremo
Miolo: Papel Offset
Arte e Roteiro: Pedro Hutsch Balboni

Sobre a Trama: As joaninhas são isentas de cor, classe social, credo, sexo ou idade. Elas assumem personalidades e aspectos diferentes a cada hora. Dessa maneira, elas ganham um novo contexto a cada momento. Para diferenciá-las na história, basta saber: elas ora se chamam João, ora Joana. E elas não são muito diferentes de nós, que andamos incógnitos todos os dias pelas ruas, sem notar nem sermos notados, isentos de diferenciação para quem não nos conhece. Pode não haver remédio para isso, mas agora há um genérico: as joaninhas.

Já venceu o maior congresso acadêmico de comunicação do país, o Intercom, na modalidade Quadrinhos em 2009. Foi selecionado e exposto no Salão de Humor de Piracicaba em 2010. Ganhou menção honrosa no Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário em 2011. Teve seu livro sendo vendido na Bienal do Livro de São Paulo em 2012.

Este compilado de tirinhas aborda temas como cidadania, relacionamento, filosofia e outros temas, com extrema facilidade através de tirinhas de até quatro quadros com joaninhas que ficam imóveis papeando sobre a vida, o universo e tudo mais. E como não ceder ao carisma destas joaninhas que podem te fazer refletir ou rir com meras palavras?

Apesar que algumas tirinhas realmente não me fizeram rir, ou até mesmo apreciar tais pontos de vista, porém, opiniões são assim. Doa a quem doer, vão fazer pensar os sábios e irar os ignorantes. E olha que em resumo, me diverti bastante. Essa é uma bela obra que tem muito para evoluir e com o pouco que fez, já é um sucesso, com qualidade inquestionável. Aguardo apenas um pouco mais de mobilidade das joaninhas.

Conheça mais:
www.joaoejoanas.com

Nota: 7.5 de 10 Universos

Tangram #1

Tangram #1

 

Roteiro: Pedro Hutsch Balboni
Arte: Aureo Henrique Leite dos Santos
Capa e Edição: Guilherme Bandeira
24 páginas



Sobre a tramaSuper-seres habitam um universo em construção repleto de tramas e subtramas. Nesta primeira edição os bandidos Aço, Garra e Múltiplo se deparam com um evento incomum e inexplicável. Você é capaz de juntar todas as peças?

Nesta estória, temos um trio de vilões em sua vida cotidiana despejando sua criminalidade pelo mundo e que são surpreendidos por uma enigmática ameaça. E neste roteiro diferente porém, trazendo ainda (Como também é abordado de certa forma em João e Joanas) temas como filosofia e relacionamentos – mesmo que em poucos quadros – nos prende de uma maneira agradável ao tentarmos entender um pouco mais sobre os vilões.

Tangram tem um bela proposta, e traz um roteiro bem interessante. As artes tem uma boa ideia de enquadramento porém, podem ser melhor finalizadas e ter um certo capricho maior. Começa muito bem nos primeiros quadros, mas quando chega na Terra, vemos o quanto ainda precisa melhorar. Entretanto, como já mencionado, com boas ideias de enquadramento, permitiu que tivéssemos uma bela capa para a primeira edição. Assim, vemos um belo potencial que nos deixa com muita vontade de conhecer mais deste universo criado por Balboni.

Conheça mais:
www.tangramhq.com.br
www.facebook.com/tangramhq

Nota: 6.5 de 10 Universos

Reação
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
COMPARTILHAR
Fundador - CEO - Designer - Líder da casa Mundo Hype! Desenvolvedor Front End, Designer e Fotógrafo. Apaixonado por cinema, viciado em séries e colecionador de HQs. Super-Heróis favoritos: Iron Man e Spider-Man.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here