Review | Diomedes – A Trilogia do Acidente, de Lourenço Mutarelli

Poucos Detetives são tão "bons" quanto Diomedes.

Vamos ao que viemos! É com essa frase icônica que começaremos nosso mais novo review. Conheça a edição Diomedes – A trilogia do acidente, escrita pelo brasileiro, ator, escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli. Essa edição foi publicada pela Editora Quadrinhos na Cia e anteriormente havia sido publicada pela Editora Devir de forma separada. A edição que apresentaremos compila as 4 histórias de Diomedes e suas desventuras + algumas tirinhas e esboços inéditos.

Diomedes é um delegado aposentado que agora se aventura na vida de detetive particular em busca de uma grana extra. Sua grande frustração é nunca ter conseguido resolver um caso se quer.
Contrariando totalmente o estereótipo detetivesco, Diomedes é baixinho, gordo, lento, grosseiro, de raciocínio lento e sua expertise é totalmente questionável. Mas talvez seja esse pacote de características e seu bom humor que faz com que o personagem ganhe notoriedade. Sua ignorância intelectual é uma comédia a parte, beirando a inocência.

DIOMEDES - MUNDO HYPENo início dessa trilogia (de 4 partes) Diomedes é contratado para investigar o desaparecimento de uma celebridade nacional. Mesmo não tendo noção alguma de como fará isso, o detetive já faz planos de como irá gastar seu pagamento pelo caso, prometendo a mulher coisas que ainda não tem certeza se conseguirá. Ao desenvolver da trama Diomedes mais uma vez se vê perdido em um caso totalmente obscuro onde ele conhece apenas parte da verdade. Colocando sua vida em risco e contando com a sorte, esse “acidente” se torna importantíssimo para o desenrolar de todos os demais capítulos, mesmo sendo casos isolados a esse.

O que mais chama a atenção para Diomedes ao longo da edição é com certeza o humor perante as dificuldades. Como diz o ditado, “A ignorância é a mãe da felicidade”. A vida do personagem é um caos que se torna difícil imaginar como seria passar por isso. Mas mesmo com todos os problemas o fanfarrão Diomedes ainda tira onda de suas descobertas e se gava de inverdades.

Diomedes sabe muito bem que é um fracassado, seja na vida profissional ou pessoal, ele tem plena ciência disso, a todo momento alguém faz questão de lembra-lo, mas mesmo assim ele não deixa esmorecer e contínua com seus propósitos em busca de resolução. Nas entrelinhas, uma grande mensagem sobre como ser a pessoa que você realmente quer ser, e não a que esperam que você seja. No último episódio da edição, em uma conversa a dois, Diomedes explica agora, depois de tudo que viveu, qual sua visão em relação ao mundo e a esperança. Um breve discurso digno de sua atenção. Talvez um dos poucos momentos de clareza desse personagem, mostrando como as experiências da vida nos amadurece e abre nossos olhos para uma verdade que é só nossa. Como diz a própria sinopse, “Diomedes é um sobrevivente”.

DIOMEDES - MUNDO HYPE
A preocupação de Mutarelli não apenas na ambientação e cenário, mas ao trazer referências certeiras da literatura nacional e européia, mostra o carinho e dedicação que teve ao escrever a obra. Poucos escritores buscam referenciar tão bem, trazendo um pouco sobre história e situações de grandes nomes da literatura e filosofia. Essa característica que contrasta tanto com Diomedes, é responsável por ótimos momentos na trama. A edição toda em preto e branco tem desenhos maravilhosos dignos de semelhança a  traços de Will Eisner e Robert Crumb e o melhor de tudo é nacional! A Quadrinhos na Cia traz esse compilado tamanho gigante com capa cartunada que merece sua atenção. Publicado em 2012 até os dias de hoje ainda é fácil de encontrar em grandes livrarias, aproveite essa oportunidade e tenha em sua coleção um dos melhores detetives particulares do mundo.

Caso tenha assistido ao filme brasileiro QUE HORAS ELA VOLTA? saiba que o personagem Carlos é vivido pelo escritor Lourenço Mutarelli, um baita filme emocionante.  Mutarelli também estará na CCXP 2017. Essa é uma ótima oportunidade para conhece-lo e pegar um autógrafo nessa fantástica edição. Aproveite!


E você leitor, conhece Diomedes?

Comente aqui o que achou da edição de Diomedes e compartilhe esse review nas redes sociais. Leia aqui também outros reviews de quadrinhos nacionais como: Matadouro de Unicórnio, Aos Cuidados de Rafaela e Bulldogma.
DIOMEDES - MUNDO HYPE

DIOMEDES - MUNDO HYPE
REVER GERAL
Nota
9
SHARE

Um romance policial tenso e divertido, na medida!

Leitor compulsivo, bebedor de café e entusiasta quando se trata de leitura. Técnico em Marketing por formação e Locutor por paixão.
A minha missão declarada é te tornar um leitor tão apaixonado quanto eu.
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, todo livro é interessante, basta conhecer a si mesmo!

Últimos Reviews