Review | Depois de Stephen King

Review | Depois de Stephen King

Depois é o último lançamento de Stephen King lançado simultaneamente nos Estados Unidos e aqui no Brasil pela Editora Suma.

Stephen King acaba de lançar Depois, sua nova novela
Stephen King acaba de lançar Depois, sua nova novela

Diferente do que os fãs do autor estão acostumados, temos aqui uma curta novela com menos de 200 páginas, que pode ser lida em um dia, já que a leitura é extremamente fluida.

King escreveu este livro por encomenda para uma editora americana cujo selo é especializado em curtas histórias de suspense e policial. Ele já havia feito isso com The Colorado Kid e com Joyland, que é sempre indicado por todos para iniciantes no mundo King. E eu acho que aqui temos um novo exemplo para isso.

Depois é narrado por Jamie Conklin, que hoje tem 22 anos, mas que conta sua estória desde pequeno, quando descobriu seu dom: Ele consegue ver e falar com mortos.

The Colorado Kid, outro titulo lançado por King através da Editora Hard Case Crime, ainda nao traduzido no Brasil
The Colorado Kid, outro titulo lançado por King através da Editora Hard Case Crime, ainda nao traduzido no Brasil

E de uma maneira a principio muito tranquila,  Stephen King nos mostra como isso acontece para o pequeno Jamie.

Os mortos lhe aparecem da maneira que estavam quando morreram.

As vezes é dificil até saber se a pessoa está viva ou não.

É assim que acontece com a velha senhora vizinha de apartamento, que morreu de camisola e está no corredor junto com seu marido, que não para de chorar enquanto dá a notícia para a mãe de Jamie.

Mas as vezes, o que acontece é que a morte da pessoa foi violenta, e ser o unico a ver estas pessoas é algo que sempre assusta o pequeno garoto.

Outra caracteristica muito interessante também é que os mortos não podem mentir.

A mãe demora a acreditar no que o garoto diz, mas com o tempo tenta se acostumar, mas pede que o garoto mantenha esta informação sobre seu “dom” somente entre eles.

Até que um dia, em desespero, sua mãe precisa que ele use este “dom”, e isso abre uma brecha que acaba colocando o rapaz em perigo.

A narrativa de Depois é extremamente fluida, mas a história acaba sendo um pouco superficial. É como se em menos de 200 páginas, tivéssemos três livros diferentes e isso me causou um pouco de estranhamento.

Joyland, outro titulo publicado pela Hard Case Crime
Joyland, outro titulo publicado pela Hard Case Crime

Em diversos pontos Jamie diz que a história que vai contar será de terror, mas para mim o livro passou longe disso.  O terror aqui é fundo para contar uma historia de uma relação entre mãe e filho.

Durante metade do livro, digamos que o dom de James é somente usado para o bem e por incrível que pareça foi a parte que mais gostei. Antes da leitura eu nunca havia imaginado os  “benefícios” do dom de Jamie. Estamos tão acostumados a ver alguém falar com mortos como uma maldição que gostei muito de ver isso como uma benção.

Porém estamos num livro de Stephen King, então seguimos a leitura esperando que tudo vá dar certo, mas a partir da metade, King dá uma guinada na sua história e tenta colocar um pouco de terror em sua novela, e aí temos o que eu chamo de segundo livro, que lembra outras histórias de King, principalmente na parte em que temos uma criança se relacionando com um velhinho.

Uma pena que a relação entre os dois seja tão rápida, pois eu leria mais umas 100 páginas entre aqueles dois.

 

Capa e brindes do lançamento de Depois de Stephen King
Capa e brindes do lançamento de Depois de Stephen King

Por fim, temos o que chamo de terceira parte, que foi a que menos gostei, pois não comprei a mudança drástica de um dos personagens que se transforma num vilão tresloucado e achei a ação corrida demais. Assim como uma “surpresa” trazida por King bem no finalzinho que achei um pouco pesada e desnecessária.

Mas ao terminar,  o saldo da leitura para mim foi positivo.

Se você é fã de Stephen King, não vá com muita sede ao pote. Se você nunca leu nada do autor, pode ir de olhos fechados.

E você, ja leu este livro?

Você é fã do King ou um novo leitor?

O livro te surpreendeu ou te frustrou?

Converse com a gente nos comentários.

Se você ainda não leu, e ficou interessado, segue aqui um link para compra do livro:

No Submarino: Depois de Stephen King

Na Amazon. Depois de Stephen King.

Lembrando que ao comprar com estes links, você ajuda na manutenção do nosso site.

E se você curtiu esta resenha, temos muitas outras clicando aqui.

Leia mais Reviews