Review | Daqui Para Baixo, de Jason Reynolds

Daqui para Baixo de Jason Reynolds lançado em agosto pela Intrínseca vem sendo um dos livros mais comentados do ano por quatro motivos:

1 – Seu conteúdo atual, pois fala sobre problemas encontrados pelos negros.

2 – Sua narrativa em forma de versos

3 – Seu cenário: Um elevador.

4 – A duração da estoria: 60 segundos, ou o tempo que Will leva para chegar do oitavo até o térreo com sua arma.

Mas quem é Will?

E porque ele tem uma arma?

E pode uma estória passada em pouco mais de 60 segundos dentro de um elevador ser interessante?

09:08:02

Acho muito legal que a Intrínseca tenha trazido este livro para o Brasil, pois ele realmente é diferente de tudo o que já li, e tenho que parabenizar até a editora americana que percebeu o potencial desta estória antes de vendê-la para o mundo.

Este não é o primeiro texto do autor publicado pela Intrínseca no Brasil. Em 2017 ela tinha publicado o livro Fantasma, que segue com uma nota alta no skoob e deve ser uma das minhas próximas leituras, pois acredito que Jason Reynolds tem que ser conhecido, pois ele tem muito a dizer, mesmo que seja com poucas palavras como fez em Daqui para Baixo.

O livro conta a estória de Will, que acaba de perder o irmão Shawn.

Shaw foi assassinado, quase na porta do prédio onde morava quando voltava da farmácia onde tinha ido comprar um remédio para a mãe.

E ali onde eles moram, existem 3 regras:

– Não chorar

– Não dedurar

– Vingar-se

E é nisso que Will está pensando agora. Ele acredita que sabe quem matou seu irmão, e vem seguindo as regras. Não chorou, não contou nada a policia e acaba de pegar o elevador para cumprir a terceira regra.

… mas se o sangue dentro de você corre dentro de outra pessoa, você nunca vai querer ver esse sangue correr fora deles.

Porém, a cada andar que o elevador desce, uma nova pessoa entra. E esta pessoa conhece Will e tem algo a lhe dizer, e assim, com capítulos minúsculos e poucas palavras montadas em versos, vamos conhecendo um pouco da vida deste garoto de 15 anos, que infelizmente é igual a vida de muitos negros nos EUA, ou mesmo aqui no Brasil.

Era bala de verdade. Quinze no total. Uma pra cada ano da minha vida.

Brigas de gangs, dinheiro fácil vindo de pontos de drogas, balas perdidas, vinganças.

Mas vale a pena o olho por olho?

O que esta terceira regra vem causando à família de Will?

Como Will chegou até ali?  Quantas perdas aconteceram no caminho para levar Will a colocar aquela arma na parte de trás de sua calça e tomar aquele elevador com um objetivo?

E a pergunta mais importante:

Ele quer realmente dar o próximo passo?

A principio sempre podemos escolher. É o livre arbítrio. Mas então porque muitos escolhem o caminho errado?

Eu torço para Will ter percebido todos os estragos que aquela terceira regra já trouxe para a sua vida, e poder escolher o caminho correto.

O passado não pode ser apagado, mas ainda podemos criar um futuro melhor.

Em Daqui Para Baixo, o mais incrível é a capacidade do autor em realmente criar uma estória com personagens que falam com o leitor, tudo com poucas palavras.

Só lendo para entender.

Para mim o livro não foi algo tão sensacional como eu esperava, após ouvir tanto hype, mas com certeza é uma leitura que nos toca.

E a leitura, assim como a descida do elevador, é extremamente rápida.  Infelizmente eu não estava com tempo livre para me dedicar somente à leitura, então precisei parar algumas vezes e depois retomar a leitura. Mas se você estiver livre e dedicado somente à leitura, acredito que em pouco mais de uma hora consiga ler as 320 páginas.

09:09:09

Para concluir, Daqui Para Baixo pode não ter mudado a minha vida ou me tocado como, por exemplo, O Ódio Que Você Semeia, mas foi uma experiência muito diferente e interessante e me possibilitou descobrir um escritor muito talentoso, que vale a pena ser conhecido.

Você Vem?

Assim me senti menos

Mal por ter ido dormir

Na noite em que ele foi

Morto

E você. já leu este livro? O que achou?

Vamos conversar nos comentários

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here