Review | Crer ou não Crer, de Padre Fábio de Melo & Leandro Karnal

Em 2017 a Editora Planeta trouxe mais uma grande edição ao mercado editorial. O livro Crer ou não Crer, apresenta ao leitor uma conversa muito franca e rica entre o Padre Católico, Fábio de Melo e o historiador e Ateu, Leandro Karnal. Hoje o Mundo Hype traz a você uma ótima oportunidade de conhecer a ambos. Um bate bola entre um crente e um ateu, sobre o que é Deus pra cada um deles, o que representa Deus na sociedade contemporânea e como ocorreu ao longo dos séculos essa construção religiosa que serve de guia para vida de tantas pessoas.

Logo de inicio o livro conta com um prefacio de ninguém menos que Mario Sergio Cortella, que sempre agracia seus leitores utilizando da etimologia das palavras para explicar o sentido da vida e suas tantas dúvidas.

CRER OU NÃO CRER - MUNDO HYPE
LEANDRO KARNAL

“Já pensou que importante é você ser atacado pelo príncipe das trevas na periferia de São Paulo? É o mesmo demônio que tentou Adão no Éden e atacou Jesus no deserto. E, se eu fosse o demônio, eu teria que ter o pensamento mais eficaz. Afinal, é muito melhor atacar o presidente dos Estados Unidos do que uma moça da periferia!”

Muitos podem pensar ser esse um livro de embate entre o cristianismo e o ateísmo, ou até mesmo uma disputa de egos entre dois estudiosos procurando provar ser dono da plena verdade. Mas não! Por incrível que pareça, muitas das vezes, o dialogo é tomado de uma humildade sobre-humana e ambos buscam compreender o lado e os valores do outro. Por mais cômico que pareça, as vezes o dialogo até inverte e um tenta defender o “lado” do outro.

Os capítulos foram divididos por temas, e ao decorrer da leitura o leitor se depara com questões como: Fé x Ciência, Qual é a importância da fé? A Religião ajuda ou atrapalha? Se Deus não existe, tudo é permitido? Entre outros tantos assuntos abordados dentro desses temas.

Um atrativo que o livro apresenta é o fato de que ambos tem a formação religiosa e filosófica como base de sua sabedoria, com isso o dialogo fica rico em referências, exemplos, metáforas e comparações. Ambos abordam o poder da crença, o poder do crer, do sobrenatural, aquilo que não entendemos mas justificamos. O que muitos chamam de fé, outros chamam de ciência e acerca disso aparentemente todos seguem caminhos bem semelhantes. O que muda talvez é a percepção do que lhe acontece e quais suas possibilidades. O crente em Deus utiliza das passagens bíblicas e suas parábolas para balizar sua vida da melhor forma possível, enquanto o ateu se rodeia de materiais de escritores, estudiosos e filósofos que também buscaram ou ainda buscam entender melhor as experiências da vida.

CRER OU NÃO CRER - MUNDO HYPE
PE. FÁBIO DE MELO

“Crer em Deus é razoável, pois me coloca sob uma proteção que não me dispensa de fazer a parte que me cabe.”

Um outro fator importante que é um dos maiores atrativos da religião, ou melhor, de todas as religiões do mundo é o pós vida, a morte, a travessia, o que será depois daqui? Qual sua recompensa por ter tido uma vida regrada e dentro dos preceitos religiosos? Quais suas chances reais depois de toda uma vida? E aos Ateus, o que será que acontece, qual a recompensa, qual o paraíso?

Claro que são perguntas retóricas, não há quem lhe pudesse ter feito a travessia e voltado a contar aos pobres mortais, essa dúvida que assombra a existência dos homens na terra. A unica coisa que sobra durante essa sala de espera que chamamos de vida, é Crer!

Em suma, um livro maravilhoso, levanta questões polemicas de ambos lados. Em determinado trecho o livro discute um pouco sobre a quantidade de pessoas que seguem a risca tudo que a igreja impõe e esquecem os reais valores que Jesus ensinou. Ou, o fato de muitos pensarem que o ser ateu significa ser contra Deus ou preceitos cristãos. Nem tanto ao sul, nem tanto ao norte… O livro equilibra bem os pontos de vista, não separando as diferenças, mas se complementando para um melhor entendimento. E finalizam da seguinte forma:

Pe. Fábio de Melo: – A quem não tem Deus, que tenha, pelo menos Aristóteles.

Leandro Karnal: – Amém!


E você já leu essa edição, conte-nos o que achou da leitura?

Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais. Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here