Review | Cilada para um marquês, de Sarah MacLean

Entre os romances de época, uma autora muito bem consolidada é a Sarah MacLean, tanto que na capa do livro Cilada para um marquês tem a indicação de outra grande autora desse meio – Lisa Kleypas. O livro Cilada para um marquês foi lançado pela Editora Gutenberg no Brasil em 2016, ano em que adquiri o meu exemplar e li pela primeira vez.

Cilada para um marquês, o primeiro livro da série Escândalos e Canalhas, se passa em 1833, depois dos acontecimentos da série Clube dos Canalhas – outra série que merece um review. Este livro conta a história de Sophie Talbot, que já aprece no último livro da série citada anteriormente, é a mais nova das cinco Irmãs Perigosas, apelido maldoso dado pela aristocracia, que sua mãe tenta de todas as formas fazer com que todas as filhas sejam aceitas, enquanto Sophie a rejeita.

Sophie acaba se tornando o centro de um escândalo ao defender a irmã mais velha, traço da personalidade que a faz mais cativante, e decide fugir de Londres para voltar para onde vivia antes que seu pai ganhasse um título, com um sonho de montar uma livraria para si. Ao fugir, o caminho dela se cruza com o do Marquês de Eversley, Rei, que está voltando para o interior do país para visitar o pai que está à beira da morte e com quem tem um relacionamento difícil.

‘’Deixe-me ser bem clara. (…) Estou indo para o norte para fugir de tudo que você é e tudo o que representa. Você é tudo o que eu mais detesto na aristocracia: — arrogante, enfadonho, sem propósito, confiante demais no seu título e na sua fortuna, que recebeu sem nenhum esforço próprio. (…)’’

Como o título dá a entender, o marquês acredita que ela quer seduzi-lo e obriga-lo a se casar, enquanto Sophie tenta provar que não está disposta a se casar com ele, e sim, realizar seus sonhos assim que conseguir chegar na cidade onde cresceu.

‘’Eu não me casaria com você nem se fosse o ultimo homem da cristandade.”

”Você só diz isso porque acabei com seu plano ridículo.”

”Esse nunca foi meu plano.’’

Esse livro foi o primeiro da autora com o qual eu tive contato, e gostei tanto que, quando fiz uma viagem, o levei comigo mesmo já tendo finalizado a leitura. A história é muito bem escrita, com momentos engraçados misturados com momentos de tensão que nos faz ficar bem presos ao livro até o fim, mesmo na releitura.

Eu acabei lendo na ordem errada os livros da Sarah MacLean, pois, em 2018 que li a série anterior – Clube dos Canalhas – que se conecta com essa história. Agora, relendo esse livro percebi menções a fatos e pessoas que passariam batido a quem não leu. Não que isso prejudique a leitura! Pelo contrário, só a faz mais prazerosa para aqueles que acompanham os lançamentos da autora.

Leitura dinâmica, rápida, empolgante, que te leva da alegria à tristeza em poucas páginas. Recomendo Cilada para um marquês aos amantes de romance, e também àqueles que querem se aventurar pela primeira vez no mundo de vestidos, sapatilhas de seda, cartolas, cabriolés, uniformes de serviçais e muitos problemas.

A série já foi toda lançada no Brasil, e o segundo é Amor para um escocês, e o terceiro, Perigo para um inglês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here