Caraval é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia da autora Stephanie Garber. A trilogia é publicada no Brasil pela Editora Novo Conceito.
‘’Bem vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui você conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. (…) Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam’’.
Esse primeiro livro, que faz parte de uma trilogia, se foca na história de Scarlett, que sempre sonhou visitar o Caraval e viver a magia do lugar. Depois de muitos anos, ela e sua irmã Donatella recebem convites para o espetáculo (que também é um jogo) poucos dias antes de seu casamento. Com a ajuda de um marinheiro, Julian, Scarlett e a irmã conseguem chegar ao jogo, mas Donatella é sequestrada e seu sumiço pode fazer parte do Caraval.
‘’O que quer que tenha ouvido falar sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá nesse mundo.’’
O livro tem uma escrita bem fluida e de fácil envolvimento, pois, a cada página, queremos saber mais sobre os segredos do lugar, sobre Donatella e se Scarlett realmente conseguirá salvar a irmã e vencer o jogo. A magia e a ilusão dominam todo o lugar onde o Caraval acontece.
Porém, nem tudo é perfeito. Por mais que a história é instigante e seja necessário algumas pontas soltas para ter conexão com o próximo livro, existem pontas soltas demais no final que podem deixar alguns leitores incomodados. Determinadas conexões que são feitas no final também senti que foram muito jogadas, e poderiam ter sido até mais trabalhadas ao longo do livro. São detalhes que não atrapalham a leitura, mas incomodam na maneira como foram simplesmente inseridos no final para que tudo terminasse do jeito que terminou.
Caraval é um livro que vale a pena se arriscar para conhecer um universo novo, cheio de detalhes e muito bem trabalhado (e o segundo livro chega esse ano pela Novo Conceito), mas não vá com muitas expectativas (principalmente imaginando que é na mesma linha de Jogos Vorazes – essa é uma propaganda bem enganosa do livro). Apenas vire a página e permita-se jogar um pouco e tente vencer Lenda em seu próprio jogo.
Garanta seu exemplar na Amazon.com.br