Review | As Mães de Brit Bennet

Review | As Mães de Brit Bennet

Brit Bennet. autora de As Mães, seu primeiro romance
Brit Bennet. autora de As Mães, seu primeiro romance

As Mães de Brit Bennet foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2017 e infelizmente teve pouca repercussão, pois é um livro extremamente bem escrito e muito interessante.

O titulo é o primeiro livro da autora, o que o torna ainda mais surpreendente.

As Mães são as narradoras deste livro. Senhoras idosas de uma pequena congregação religiosa de negros em uma pequena cidade da California, que acompanham a vida de todos que pertencem aquela igreja.

Uma destas histórias é a de Nádia Turner. Filha de uma bela mulher devota da igreja e um fuzileiro naval, que ela só conheceu quando tinha 4 anos.

Devido a esta distância do pai, ela sempre foi muito mais apegada a mãe, e isso só torna maior o seu choque quando a mãe se suicida de maneira violenta e sem nenhuma explicação.

Nádia, com 17 anos não consegue entender o que ocorreu. Seu pai, que já era um homem distante, se afunda no luto e sozinha ela passa a procurar por coisas que possam lhe ferir, como se precisasse encontrar dores maiores do que a perda de sua mãe.

Assim ela conhece Luke, o filho do pastor da congregação, bonito, jogador de futebol e protegido pelos pais, e nasce ali uma grande e descuidada paixão, que acaba trazendo pesadas consequências para o jovem casal, com grandes segredos que passarão a guiar suas vidas.

A autora mostra o peso que nossas decisões acabam trazendo para nossa vida.

Nádia torna-se uma pessoa fria e exageradamente auto suficiente.

Por fora uma mulher vitoriosa e independente. Por dentro, uma mulher quebrada e incrivelmente triste. Uma das melhores personagens que já tive a chance de conhecer em um livro.

Já Luke percebe que a vida real é muito diferente daquele seu sonho de moleque, e também traz diversas camadas para o livro, como o desejo de ser pai.

Mais a frente, conhecemos Aubrey, uma menina extremamente pura que vive na igreja prestando serviços comunitários, mas que possui muitos traumas e acaba se tornando a melhor amiga de Nádia, mesmo que ambas pareçam tão diferentes.

Mais que isso, não posso falar, pois com certeza estragará sua experiencia ao ler este livro.

Não espere grandes reviravoltas.

A vida não tem grandes reviravoltas. Mas ela tem seu peso.

Brit Bennet tem um texto extremamente seguro e cria personagens que parecem pessoas reais e vai nos conduzindo em suas vidas aparentemente comuns.

Em As Mães,  aos poucos ela vai discutindo assuntos que nunca perdem sua relevância, como racismo, relações familiares, aborto, pedofilia, machismo, religião e mais alguns desvios de caráter.

Sabe todo aquele hype em cima de Pessoas Normais que você viu nas redes sociais em 2020? Deveria ter sido feito sobre As Mães, pois este sim fala sobre pessoas normais, que podem ser um amigo, um vizinho ou mesmo você.

Os personagens aqui erram demais. Muitas vezes até tentando acertar, e a gente se pergunta quão diferente teríamos agido, na mesma situação, na mesma idade, e isso torna o livro viciante, mesmo que nem sempre nossas reações pelos personagens sejam de amor e carinho.

Li As Mães em 2 dias, pois precisava saber o que ia acontecer com eles.

E fazia tempo que não lia um livro tão adulto e reflexivo.

Se você busca uma leitura que te faça refletir sobre a vida, lhe mostrando que não existe certo ou errado, mas sim seres humanos tentando, tentando serem bons, tentando não serem machucados, tentando não machucar, As Mães é o título perfeito para lhe atender.

Experimente!

Os dois livros de Brit Bennet foram grandes sucesso nos EUA
Os dois livros de Brit Bennet foram grandes sucesso nos EUA

E você, já leu este livro?  Qual a sua opinião?

Pelo que vi, em breve a Intrinseca vai lançar o livro novo da autora aqui no Brasil e já não vejo a hora de lê-lo.

Outra informação que encontrei na internet é que em 2017 a produtora de Kerry Washignton comprou os direitos deste livro para produzir uma versão audio visual. Uma pena que até hoje não tenha saido nada.

Converse com a gente nos comentários.

Se você ainda não leu, e ficou interessado, segue aqui um link para compra do livro:

No Submarino: As Mães

Na Amazon. As Mães.

Lembrando que ao comprar com estes links, você ajuda na manutenção do nosso site.

E se você curtiu esta resenha, temos muitas outras clicando aqui.

Leia mais Reviews