Review | Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire Sáenz

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo é um livro de temática jovem adulto lançado pela Editora Seguinte em 2014 do autor Benjamin Alire Sáenz e que nesse ano de 2019 esteve no centro de uma polêmica na bienal (juntamente com outros livros com temática LGBT). Com uma escrita simples e bem intimista, conhecemos Aristóteles – ou simplesmente Ari para todo mundo. Ari tem 15 anos e muitas dúvidas sobre si, sobre a própria família e sobre o mundo em que vive.

Sinopse:

Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos – e sobre o tipo de pessoa que querem ser.

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Se fosse por pesquisa direta em sites de compra, eu nunca teria lido esse livro e perderia uma história linda. A capa não tinha me chamado a atenção, e a sinopse menos ainda. Esse livro (graças a Deus) chegou nas minhas mãos pelo projeto ‘Livro Viajante’ do Clube do Livro BH, e preciso agradecer às meninas que organizam por isso. Mesmo lendo 5 anos após o lançamento, esse foi um dos livros que mais me marcou em 2019.

Como personagem principal do livro temos Aristóteles, um adolescente americano com raízes mexicanas que está tentando encontrar seu lugar no mundo. Ari não tem amigos, é um cara mais isolado na escola muito calado em casa. Ari não sabe nadar e, em um dia na piscina, encontra Dante, um garoto disposto a ajuda-lo. Ali, nasce uma linda amizade.

Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal

Ari tem problemas de se expressar, não chega a colocar para fora tudo o que sente, diferente de Dante. Mas quem nunca se sentiu assim na adolescência: um estranho no ninho, alguém que não se encaixa mas que sente que guarda um universo inteiro dentro de si?

Não falar pode deixar alguém muito solitário

Acompanhamos Ari ao longo de alguns anos, vemos o seu amadurecimento e sua amizade com Dante se tornando cada vez mais forte, apesar da distância. Enquanto Dante parecer saber sempre o que fazer e como reagir, Ari ainda estava no seu processo de aprendizagem, entendendo o mundo, sua família, seus colegas de escola e a si mesmo.

Era tudo tão belo e estonteante e… sei lá, percebi que algo importante existia dentro de mim.

Uma história linda de amadurecimento, crescimento, aceitação, perdas e recordações. Vemos em Ari muitos dos medos que sentimos quando mais novos (e alguns que perduram até hoje. Um livro recomendado para todos os públicos, de pais a filhos, de avós a netos, de amigos a vizinhos. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer os segredos do universo com Ari, recomendo pegar seu livro e sua caixinha de lenços e começar agora. Benjamin Alire Sáenz escreveu um livro tocante e que não deveria deixar de ser lido por ninguém.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bela resenha. Dá para sentir que você realmente se emocionou com a leitura. ” Era tudo tão belo e estonteante e… sei lá, percebi que algo importante existia dentro de mim.”. Muito legal. Está na minha lista de leituras. Quando ler volto aqui para conversamos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here