Review | Amor de um duque, de Lorraine Heath

Amor de um Duque é o segundo livro da série Sins for All Seasons da autora Lorraine Heath, publicado no Brasil pela Editora Harlequin. O primeiro livro contou a história de Mike Trewlove e esse segundo conta a história de sua irmã, Gillie Trewlove.

Gillie, diferente das mocinhas de época com as quais estamos acostumadas, é uma orfã que foi abandonada na porta da casa de sua mãe de criação, e, ao crescer, com a ajuda de seus irmãos, comprou uma taverna e fez do negócio sua vida. Em uma noite, ela ajuda um homem que estava sendo assaltado e surrado por bandidos perto de sua taverna. O que Gillie não esperava é que esse homem era um duque, o duque de Thornley. A partir disso a paz de Gillie acaba pois sua vida pacata acabara por mudar com a chegada desse homem. Thorne estava ali em busca de sua noiva perdida, que o deixou no altar.

_A beleza vem em todas as formas, Gillie.

Amor de um duque é um livro tocante. Questiona as convenções da época sobre o que mulheres podem ou não fazer ou ter, com o dilema de Gillie de não se casar para manter a taverna para si, pois suas posses passariam para o marido no casamento; o tratamento que as pessoas davam aos bastardos, que eram abandonados ou dados para mulheres mais pobres por uma mixaria para que fossem criados; o preconceito da alta sociedade com quem não fosse nascido no meio, entre outras coisas.

A personagem Gillie é uma mulher forte, que cresceu se vestindo de menino para conseguir ajudar a mãe a alimentar os irmãos e construir um futuro melhor para si. Apesar de todo o sofrimento que viveu quando criança, ela se tornou uma mulher dócil, capaz de fazer de tudo para ajudar alguém que precisa, sem nunca esperar nada em troca. Já Thorne, que viveu sempre envolto das regalias, ao conhecer o mundo de Gillie e sua gentileza para com todos, começa a questionar certos hábitos com os quais estava acostumado e que se tornaram tão comuns para ele.

Gillie, com a presença do duque, passa a questionar muitas das escolhas que fez para a sua vida, sobre não se apaixonar, seus cuidados consigo mesma e não se casar, enquanto Thorne passa a se apaixonar por Gillie e por seu mundo com menos regras e muito mais contato humano. Os dois passam cada vez mais tempo juntos, mas esse tempo entre eles logo pode acabar e cada um carregará as marcas disso.

A história de amor deles foi instant love? Podemos dizer que sim. Isso me incomodou? Um pouco, mas outras questões tratadas no livro não deixaram isso atrapalhar a leitura. Os personagens secundários são uma graça, principalmente o pequeno Robin, um órfão carismático que passou a morar na cozinha de Gillie e roubava a cena em todas as vezes que aparecia. A única coisa que não gostei foi a mudança de atitude da Gillie no final do livro. Ela sempre teve uma ideia muito definida sobre seu próprio futuro e de repente decide desistir de tudo.

Amor de um duque é uma linda história de amor e de superação, onde os personagens principais aprendem muito sobre o mundo um do outro, quebrando barreiras de preconceito. Lorraine Heath também deixou um bom gancho para o próximo livro, que provavelmente contará a história de Finn Trewlove, um dos irmãos de Gillie, com Lavínia, a noiva fugitiva de Thorne.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here