Review – Again!! (Mangá)

Hoje eu vou falar sobre um mangá que aborda um tema que eu não conhecia: os grupos de torcida do Japão. Achei muito interessante e resolvi falar um pouco sobre ele aqui. Então continua lendo se quiser saber mais sobre Again!!

Mangaká: Kubou Mitsurou

Capitulos: 136 (finalizado com 12 volumes)

Genero: Comédia, Ficção, Romance, Shounen, Sobrenatural, Vida Escolar

Tipo: Mangá

Ano: 2011

Editora: Kodansha

Serializado em: Weekly Shōnen Magazine

O personagem principal, Imamura, é um estudante que está indo para a sua graduação do ensino médio. Devido à aparência (longos cabelos loiros) e sua personalidade um tanto grosseira, ele não fez um único amigo durante os três anos do ensino médio. Refletindo sobre sua terrível vida escolar, ele se lembra de uma garota do esquadrão de torcida (Ouendan, no caso). que ele e viu em sua cerimônia de boas vindas três anos antes. Procurando pela antiga sala de clube do esquadrão de torcida ele acidentalmente surpreende uma colega de sala fazendo com que ambos caíssem de uma escada.

Quando ele acorda é o seu primeiro dia de aula do ensino médio, três anos antes. Enquanto ele confusamente passa por esse dia, ele se torna capaz de corrigir uma porção de erros que ele cometeu em seu primeiro dia no passado, assim como termina por interagir com a garota do esquadrão de torcida, Usami Yoshiko. Até que a garota que caiu da escada com ele se revela e o acusa por ter empurrado ela na escadaria e o que é pior trazendo ela para três anos no passado também!

Mas eles realmente viajaram no tempo ou é somente um sonho que eles estão tendo enquanto seus corpos estão inconscientes em algum lugar? Enquanto eles tentam entender o que aconteceu com eles, ao mesmo tempo um tenta recuperar tudo o que tinha na vida atual o outro tenta mudar alguns acontecimentos como o fechamento do clube de Ouendan, conseguir amigos e ter uma vida escolar normal.

Again!! Parte de uma premissa que eu particularmente gosto muito: “E se eu pudesse fazer tudo novamente?” Acho muito interessante esse tema de voltar ao passado, corrigir os erros, recomeçar de uma maneira diferente. Acredito que todos já pensamos nisso pelo menos uma vez na vida, afinal de contas pelo menos alguma coisa em nosso passado pode ter gerado um arrependimento, ou uma vontade de ter feito algo diferente pelo menos.

O mangá é divertido e muito interessante, além de abordar o tema da torcida Japonesa, chamada de Ouendan, o que para mim foi muito legal porque eu pude saber mais sobre isso. Dou um destaque para a evolução dos personagens durante o desenvolvimento do enredo, principalmente do Imamura, ele aos poucos vai mudando e progredindo, percebendo os erros que ele tinha cometido e tentando consertar. Infelizmente o mangá ainda não foi totalmente traduzido para o português (apesar de ter sido finalizado em 2014), mas já está na metade praticamente, com 64 capítulos. Em inglês está traduzido até o capítulo 100, o que ajuda a ler grande parte da história pelo menos. Deixo aqui a minha indicação desse mangá, porque realmente vale a pena ler.