Review | A voz da sereia volta neste livro, de Amanda Lovelace

A voz da sereia volta neste livro foi publicado no segundo semestre de 2019 pela Editora Planeta, que recebemos como parceria com a editora. O livro é um compilado de poesias organizados por Amanda Lovelace, e é o terceiro e ultimo volume da série as mulheres têm uma espécie de magia.

O livro de Amanda é como o ciclo da vida: passamos por fases de nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte. No caso do livro, temos o céu, o naufrágio, o canto e a sobrevivente. Com o desenvolvimento das palavras, vamos crescendo com o livro. Mesmo contando experiencias que as autoras tiveram e nunca tive, senti que muitas das coisas escritas em A voz da sereia volta neste livro foram escritas para mim. Terminei a leitura com muita vontade de abraçar o livro e consola-lo enquanto o mesmo me consolou. Muitas das poesias aqui retratadas são bem impactantes, visto que falam de abusos, de tristezas, de decepções que sua  autora sofreu ao longo da vida. Então, prepare-se para um livro que faz com que o leitor saia do seu lugar comum e sinta as palavras escritas nele.

I. o céu

Aqui o livro está nascendo e vamos nos acostumando com o estilo de escrita e a disposição das poesias nas páginas.

quando digo que ainda estou esperando minha carta de hogwarts, o que quero dizer é que nunca quis ficar aqui por muito tempo.

– sempre vagando perdida & sem minha varinha de condão

II. o naufrágio

Nessa parte do livro as coisas começam a acontecer. Nessa parte do livro os medos e traumas das autoras são expostos, da forma que elas conseguiram lidar com isso, com a poesia. Desilusões amorosas, problemas familiares, relacionamentos abusivos, tudo é exposto de forma delicada e tocante. (alerto que pode ser um gatilho para algumas pessoas, mas foi a forma que a autora conseguiu lidar com os próprios abusos sofridos).

será que precisarei desperdiçar a vida

após a morte

buscando formas de me livrar de você?

III. o canto

A seção de o canto é a do rompimento. Quando rompemos com velhas ideias e estigmas, e passamos a encarar o mundo de um jeito diferente. Como descrito no livro, não é fácil, não é bonito, mas é necessário.

quando uma mulher diz ”não”.

quando uma mulher não pode dizer ”não”.

– as duas estão sendo agredidas

IV. a sobrevivente

Essa parte do livro foi a que mais gostei do livro. Aqui estamos na fase da recuperação e da cura. Mesmo sendo palavras ouvidas para outros fins por quem escreveu, muitas dessas poesias pareciam que foram feitas para mim. São palavras que todos deveriam ouvir e ler.

está na hora de dar ao presente a chance que ele merece. afinal, ele nunca desistiu de você. 

A voz da sereia volta nesse livro é uma leitura que recomendo a todos os tipos de leitores (preferencialmente maiores de 16 anos por causa de alguns temas mais delicados). Um livro tocante, de leitura rápida, porém profunda, que vale ter na mesa de cabeceira para reler alguns poemas e se lembrar de que somos sim importantes. Depois desse livro pretendo ler os outros dois livros da Amanda Lovelace publicados pela Planeta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here