Review | A Província dos Ursos de Vento, de José Beffa

Será esse o futuro da humanidade?

Hoje temos o prazer de apresentar mais uma indicação literária digna de sua atenção. Dessa vez apresentaremos a obra nacional A PROVÍNCIA DOS URSOS DE VENTO, escrito por José Beffa. Além de ser uma distopia bem original, a edição traz todo um peso dramático para a história da humanidade. Luva Editora.

Cerca de 100 anos no futuro, a humanidade caminha rumo a extinção. Toda fonte de alimento animal foi tomada por um vírus fatal aos humanos e agora a unica fonte de carne para consumo é a carne humana. Agora o canibalismo é a regra. Não desenfreado nem selvagem, mas todo estruturado por um conjunto de empresas que definem, quem deve ser alimentado e quem deve ser alimento. Em tempos de escassez de recursos naturais e um planeta literalmente doente, a maioria se adapta ao novo governo totalitário e tenta viver uma vida normal, camuflando a podridão humana decorrente dessa nova era.

Logo de inicio o autor apresenta o casal Matheus e Amanda, casados há um tempinho agora estão esperando o amado filho(a). Sonho de qualquer casal convencional, mas não em no mundo comandando pelo Mercalimento. A lei mundial permite que pessoas tenham filhos mediante aprovação do governo, caso contrario, seus filhos nascerão sem o direito de ser um cidadão, será considerado um objeto. Nessa nova era, todo objeto tem um final trágico sendo considerado carne de consumo rumo ao abatedouro. Nesse novo mundo canibal, crianças recém-nascidas são consideradas iguarias, e agora Matheus e Amanda não sabem o que fazer, a unica alternativa é chegar a Província dos Ursos de Vento para que o destino do bebe não seja no prato de um milionário.

Como nem tudo são flores, esse lugar é apenas um boato, mas se tiver pelo menos 1% de chance de existir Matheus se vê impelido de arriscar tudo para salvar seu filho e sua esposa da morte certa.

A PROVÍNCIA DOS URSOS DE VENTO - JOSÉ BEFFA - MUNDO HYPE
JOSÉ BEFFA

José Beffa aborda assuntos fantásticos no livro, essa distopia é bem original e explora cada detalhe de um futuro que só pode ser esse. Além de ser uma aventura que prende o leitor, está recheado de criticas sociais sobre o consumismo desenfreado, a falta de zelo com o meio ambiente, o consumo abundante de carne vermelha e maus tratos aos animais que servem de alimentos. Muitas analogias são apresentadas colocando agora o ser humano como animal. As mesmas coisas que fazem hoje em dia com animais, o livro horroriza o leitor a imaginar o inverso. Mulheres servindo de amas de leite para atender a demanda industrial de consumo, usadas para procriação desenfreada, homens e mulheres sendo engordados para o abate entre outras coisas.

Além de tudo, a questão volta a assombrar o leitor a partir do momento que define que aqueles que cometem algum tipo de crime automaticamente se tornam objetos, agora com um único objetivo, alimentar o cidadão de bem. Idosos que tem tempo limite de vida, orfanatos que viraram praticamente um lugar onde recrutar mão de obra escrava.

Um livro com um plot muito original, nacional e que levanta questões pertinentes a muitos hábitos sociais e mentiras camufladas. Narrativa simples, história fluida, personagens bem característicos. De inicio o livro é extremamente interessante, porém o final parece um pouco corrido demais, muitos acontecimentos de uma vez, mas isso não desmerece em nada nem o deixa menos atrativo. Leia o quanto antes e conheça esse maravilhoso (ou nem tanto) mundo do Mercalimento.

A PROVÍNCIA DOS URSOS DE VENTO - JOSÉ BEFFA - MUNDO HYPE

Não se esqueça que temos uma infinidade de indicações literárias que você pode encontrar clicando aqui.

Não deixe de compartilhar suas experiências conosco e também divulgar nossas indicações para os amigos.

Siga o Mundo Hype nas redes sociais e fique por dentro das novidades literárias!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here