Review | A Dança da Morte, de Stephen King

Review | A Dança da Morte, de Stephen King

Stephen King com certeza já entrou para a história como um dos escritores mais proeminentes de seu tempo. Ainda altamente produtivo, muitas de suas obras ganharam adaptações cinematográficas e televisivas. Hoje apresentaremos uma obra escrita há 40 anos e que ganha sua segunda adaptação. Conheça um pouco sobre THE STAND ou como traduzido no Brasil A DANÇA DA MORTE, escrita originalmente em 1978.

A história se passa entre o fim dos anos 80 e inicio dos anos 90. Uma super gripe (apelidada de Capitão Viajante) está a solta e sua taxa de letalidade é extremamente alta. As pessoas ainda não sabem, mas um super vírus foi desenvolvido pelo exército americano para ser utilizado com arma biológica contra seus inimigos. Porém o que não contavam, é que o vírus de alguma forma escapou do complexo e infectou o mundo. Agora diante de uma pandemia, as pessoas não sabem o que fazer ou como se proteger. O infectado morre em questão de algumas horas, mas por alguma questão misteriosa algumas pessoas ficaram imunes ao vírus e assistiram suas famílias e amigos perecerem.

A morte em larga escala trouxe uma distopia sem precedentes, os poucos remanescentes tem tidos sonhos estranhos com uma senhora chamada Mãe Abagail, pedindo que as encontre. Dentre tantos mistérios, o mesmo sonho recorrente todas as noites, faz com que a grande maioria siga o chamado da velha senhora, e partam a caminho de encontrá-la. Por outro lado, uma força obscura, um homem misterioso, Randall Flagg recruta entre os sobreviventes não arrebatados um conjunto de pessoas que acreditam estar no lado correto da história. Em troca de prazeres carnais, estabilidade, segurança em um mundo incerto e duvidoso. Qual será  missão das pessoas que continuaram vivas, quais os propósitos para se continuar aqui?

A DANÇA DA MORTE - THE STAND
Mãe Abagail (Whoopi Goldberg)

Neste livro de mais de 1200 páginas, Stephen King faz questão de apresentar detalhadamente a trajetória de cada personagem chave, desde antes da pandemia até o ponto de encontro entre eles. Entre os sobreviventes nenhum extraordinário aos olhos dos homens, mas parecem que foram escolhidos por Deus para formarem uma nova sociedade. Embora muitos não aceitem muito bem isso, chegam a acreditar que foram esquecidos por Deus, e por isso ainda continuam aqui. Não entendem a lógica das coisas, e discutem várias vezes sobre justiça divina.

A DANÇA DA MORTE - THE STAND
Randall Flagg (Alexander Skarsgård)

Se existe uma coisa que King sabe muito bem fazer, é narrar histórias de pessoas reais em um mundo místico e aterrorizante, a forma como ele constrói as narrativas, faz com que o leitor crie uma empatia com cada um deles. A morte continua a rondar cada personagem, cada situação e nesse mundo “esquecido por Deus” é fácil acreditar que não há luz no fim do túnel. Essa narrativa desesperançosa adapta de alguma forma as terríveis histórias bíblicas e suas metáforas. Os castigos e transtornos que os personagens passam, o arrebatamento dos escolhidos, as passagens de Jó, o sacrifício, Noé…  entre outras histórias. Um clássico bem contra o mal.

Se tem algo que fica explicita é a pequenez da alma humana, mesmo diante de uma pandemia, as pessoas são incapazes de pensar no próximo e tomar atitudes menos egoístas. Infelizmente estamos nesse momento passando por uma pandemia real, e mesmo com tantas mortes, encontramos ainda muita falta de amor ao próximo em todo canto que olhemos, o ser humano realmente é imutável, e o que antes parecia só ficção se torna realidade.

THE STAND, ou como conhecido no Brasil como A DANÇA DA MORTE, já ganhou duas adaptações. A Primeira foi em 1994 com uma minissérie de 4 episódios, trazendo no elenco atores como: Gary Sinise, Laura San Giacomo e Molly Ringwaid. E a segunda adaptação está em exibição neste momento, sua estreia no Brasil foi dia 03 de Janeiro de 2021, produzida pela CBS e disponível no Amazon Prime (no canal parceiro Starzplay, onde deve ser contratado a parte). Atualmente a série tem 4 episódios disponíveis, e possui no elenco atores como: Whoopi Goldberg, Alexander Skarsgård, Amber Heard e James Marsden.

The Stand será liberada aos poucos conforme cronograma abaixo:

  1. The End – 03 de janeiro de 2021;
  2. Pocket Savior – 10 de janeiro de 2021;
  3. Blank Pages – 17 de janeiro de 2021;
  4. The House of the dead – 24 de janeiro de 2021;
  5. Suspicious Minds – 31 de janeiro de 2021;
  6. The Vigil – 07 de fevereiro de 2021;
  7. The Walk – 14 de fevereiro de 2021;
  8. The Stand – 21 de fevereiro de 2021;
  9. Coda: Frannie in the Well – 28 de fevereiro de 2021;A DANÇA DA MORTE - THE STAND

O Livro é um clássico de Stephen King e merece muito sua atenção. A semelhança dessa narrativa quase profética, vai deixar você apreensivo e garantir um lugar especial entre suas leituras. Leia o livro aos poucos, deguste, e por fim assista a série e entenda até onde o ser humano pode ir.


Não se esqueça que temos ótimas indicações por aqui, seja em leituras ou filmes e séries. Clique aqui e se surpreenda com novos conteúdos e indicações.

NÃO SE ESQUEÇA

Previne-se contra o nosso Capitão Viajante chamado COVID-19 

Leia mais Reviews